SemperFi

Próximos Eventos Programados:

[Bancada]  M4 sherman 1:35 PAPER MODEL

Fórum dedicado a montagens de modelos feitos de materias diferentes do plastico (papel, madeira, metal...)
Dom
Super Membro
Nome: José Jonanthan Silva
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

M4 sherman 1:35 PAPER MODEL

Mensagem por Dom »

Olá Pessoal, para o diorama que estou montando vou precisar de um veículo blindado, então decidi montar um que já estava nos meus planos a tempo o General Sherman :D

Histórico:

O Tanque médio M4 foi o principal tanque desenhado e construído pelos Estados Unidos da América para as forças aliadas durante a Segunda guerra mundial, tendo sido utilizado neste conflito tanto pelos Estados Unidos quanto exportado pelo programa de arrendamento de guerra estadiuniense para ampla utilização em várias frentes de guerra por seus aliados, soviéticos, britânicos, chineses, franceses e brasileiros.

Foram construídos mais de 50.000 tanques acrescidos de centenas de veiculos derivados, denominadas com número de modelo diferente e capacidades concretas, sendo fabricados 2.000 tanques por mês, construidos em onze fábricas diferentes nos Estados Unidos.Os veículos derivados eram veículos de transporte, artilharia autopropulsada, destruidores de tanques e veículos de socorro.

No Reino Unido os M4 foram apelidados de General Sherman continuando a tradição de baptizar os tanques Americanos com nomes de generais famosos. O nome britânico tornou-se popular nos Estados Unidos e os dois nomes são normalmente combinados sobre a forma de M4 Sherman. Depois da Segunda Guerra Mundial, os Shermans serviram na Guerra da Coreia. Muitas outras nações o usaram em combate durante o século XX. Os shermans tinham como ponto forte a manobrabilidade , a fiabilidade e um projecto que permitia a produção em quantidade. O Sherman marcou a viragem da guerra para os Aliados . Era o "cavalo de batalha" dos americanos, e apesar das suas deficiências relativas foi produzido em tal quantidade que impressionava os oficiais nazis.

No entanto o Sherman nunca foi um tanque que se destacasse em nenhum campo. A sua blindagem era deficiente e ele chegou a ser conhecido pelos americanos como "Ronson" uma famosa marca de isqueiros, pela sua característica capacidade de explodir ou se incendiar com facilidade. As versões posteriores utilizaram uma "câmara de água" envolvendo o compartimento da munição para evitar explosões.

Os americanos chegaram a considerar que necessitavam de até cinco Sherman para derrotar um só tanque Panther ou Tiger alemão, transformando-se num alvo fácil para estes tanques alemães durante a 2ª Guerra Mundial. Uma vantagem reconhecida no Sherman, era a sua mecânica muito fiável e de fácil manutenção.

Imagem

O tanque M4 Sherman foi projectado para substituir o M3 Lee, o qual padecia de uma silhueta exageradamente alta, em virtude de ter uma torreta armada com um canhão de 37 mm e, também, do seu canhão principal de 75mm (fixo e projectado lateralmente no "chassis")ter uma utilidade táctica limitada, nomeadamente não poder rodar a 360º.

Imagem

Quer as forças Americanas quer as Britânicas desenvolveram um grande número de dispositivos especiais adaptados ao sherman- muitos ficaram experimentais, mas os operacionais incluíram o tipo Dozer( lâmina de bulldozer aplicada), Duplex Drive(com flutuadores e duas hélices que lhe davam capacidade anfíbia ),Lança -Chamas R3 para os Shermans "Zippo", Lança-foguetes T-34 " Calliope" de 60 tubos para a versão lança-foguetes do Sherman. Muitas variantes Britânicas foram desenvolvidas pelo célebre general Percy Hobbart - os "brinquedos de Hobart".

Imagem
Colador de papel. :D
Dom
Super Membro

Re: M4 sherman 1:35 PAPER MODEL

Mensagem por Dom »

O MODELO:

O modelo é da GPM, apresenta dificuldade 2 de 3 (embora eu ache a dificuldade desses GPM muito altas) :raiva:

Imagem

a escala original é 1:25 e foi redimensionado por mim para 1:35.

esse é o modelo que usarei para me basear na forma geral, os detalhes e incrementos serão feitos em scratch a partir de referências com fotos de modelos originais e de kits plásticos montados.

de cara eu já achei a coisa meio complicada de se fazer e vi que terei muito trabalho, as instruções são imprecisas e não encontrei peças que no manual diz que estão lá :palavrao:

Mas vamos lá, se fosse pra não ter trabalho comprava pronto :mrgreen:
Dom
Super Membro

Mensagem por Dom »

iniciei redimensionando e imprimindo uma planta na escala, isso ajuda bastante pra ter noção do tamanho das peças montadas:
Imagem

como disse mais acima, de cara, já sabia que teria trabalho pra fazer essas peças então procurei o máximo de referências possiveis, olhem bem a parte dos rodeiros no manual de DESinstruções :raiva:

Imagem

A GPM poderia fazer um passo a passo melhor de como eu faria pra transformar folhas de papel e peças 3D :palavrao:

procurei as referências pra iniciar a montagem.
Imagem

comecei pelos rodeiros por que são a parte mais cansativa do paper model e também por que farei copias desse primeiro, então enquanto estou copiando as peças, ao mesmo tempo vou dando adiantamento ao resto do blindado.

não tirei fotos do passo a passo, desculpem :oops: foi a empolgação :rir_muito:
rodeiro pronto:
Imagem

comparado a planta:
Imagem

Imagem

por hora é só, até mais.
BVila
Super Membro
Nome: Bruno Vila

Mensagem por BVila »

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Opa!! Estou na 1ª fila...
paulo_prado
Super Membro
Nome: Paulo Prado
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 25 vezes

Mensagem por paulo_prado »

Acompanhando com entusiasmo. Manda bala.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk
Dom
Super Membro

Mensagem por Dom »

BVila escreveu::thumbup: :thumbup: :thumbup:

Opa!! Estou na 1ª fila...
paulo_prado escreveu:Acompanhando com entusiasmo. Manda bala.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

obrigado meus amigos :thumbup:
Dom
Super Membro

Mensagem por Dom »

ontem estive meio adoentado e fiquei em casa, aproveitei pra dar uma adiantada no bixo.

as rodas não ficaram essas coisas todas :oops: fiz um molde simples de resina e comecei a copiá-las, apenas um lado foi detalhado, pelo que ví o outro lado vai ficar em baixo do tanque e quase não será visivel.
Imagem

cortei as peças que formam a estrutura interna:
aqui algumas peças:

Imagem

essas são a principais coladas:

Imagem

aqui já com os reforços nas laterais e na dianteira:

Imagem

e começando a fechar toda a carcaça:

Imagem

se teve uma coisa que eu gostei nesse modelo da GPM foi a estrutura interna, muito resistente, depois de colado o tanque apresenta uma rigidez muito boa :thumbup:

carcaça fechada:

Imagem

não encontrei dificuldades até agora, foi só seguir a sequencia dos encaixes descrita nas próprias peças.

cobertura superior:

Imagem

Imagem

laterais:

Imagem

cobertura inferior da carcaça:

Imagem

Imagem

Imagem

comparação com a planta, ele ficou coisa de 5mm mais largo, creio que seja erro da editora :shh: por que redimensionei no comprimento exato da planta. :|

colei mais algumas peças e fiz cordões de solda com durepoxi, mas não fotografei, fica pra próxima :oops: :mrgreen:

por enquanto é só, até mais. :tchau:
Dom
Super Membro

Mensagem por Dom »

esqueci de falar que essas peças da estrutura são impressas em papel sulfite 75g/m2 (papel comum de escritório) e coladas em papel duplex 320g/m2, este tem a espessura de aproximadamente 0,5mm. o modelo (peças verdes) são impressas em papel sulfite 160g/m2, mais espesso pra ter rigidez nas peças depois de pronto, mas também não pode ser grosso de mais, se não dificulta as dobras e as peças ficam tortas, tudo foi impresso em jato de tinta mesmo, os que acompanham minhas montagens mais antigas, sabem que depois de montado faço a pintura e envelhecimento, como os kits plasticos. :thumbup:
denis bonetti
Super Membro
Nome: denis pace bonetti
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por denis bonetti »

Chegando para acompanhar :thumbup:

Muito interessante até aqui, principalmente porque não conheço nada sobre kits em "paper".

Abraços
Dom
Super Membro

Mensagem por Dom »

denis bonetti escreveu:Chegando para acompanhar :thumbup:

Muito interessante até aqui, principalmente porque não conheço nada sobre kits em "paper".

Abraços
valeu a presença Denis :thumbup: Realmente aqui no Brasil o papel é menos praticado, mas lá pras bandas da Europa, principalmente polônia e suécia, é muito popular e os modelistas fazem coisas que até eu duvido que sejam papel.

Imagem

esse não é meu :lol: :lol: :lol:

eu tento fazer o que posso :rir_muito:
Responder

Voltar para “Modelismo Alternativo”