SemperFi

Próximos Eventos Programados:

NIEUPORT 17 1/32 - ACADEMY

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Hary
Super Membro
Nome: Hary Herbert
Agradeceu: 0
Curtiram: 0
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Curtiss R3C-2 Racer - Hawk - 1/72 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ford F100 1956 - Mira - 1/18 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang - Revell - 1/48 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang "Red Baron" - Unimax - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40E - Academy - 1/72 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Junkers Ju88P-1 Tankbuster  Dragon  1/48 (2013) Concluído GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Albatros DIII (OAW) - Roden - 1/32 (2014) Concluído GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: YAK-7B - ICM - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Chance Vought F4U-1 Corsair - Heller - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F4F-4 Wildcat - Tamiya - 1/48 GT 21 - Capturados - Montagem: Luftwaffe P-47D Thunderbolt Razorback - Academy - 1/72 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Jordan 191 - Tamiya - 1/20 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: PZL-37-LÓS - Plastik - 1/72 GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Aichi E13A1 Type-Zero " JAKE " - Hasegawa - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.III  - Eduard -1:48 (Hans Fischer) GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87B Stuka - Revell - 1/32 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: SE.5a Hisso - Wingnut Wings - 1/32 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Cutty Sark - Academy - 1/350 CONCLUÍDO GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Hawker Typhoon( GULF Porsche) -Academy - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Fokker DR.1 (Red Baron) - Revell - 1/28 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V "Blitz" von Hippel Jasta 5  - Eduard - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Eagle 1 transporter - Space 1999 - MPC - 1/72 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: 1950 Pick up Chevrolet 3100 - AMT - 1/25 GT 58 - Aces High - Montagem: Fokker D.VII ( Carl Degelow ) - Roden - 1/48 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - Revell - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Tom's 84C - Tamiya - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 88C-V - Tamiya - 1/24

GTs em Andamento:
GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917k 1970 - 1/24 - Fujimi GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette C7.R - Revell - 1/25

Re: [na bancada} - NIEUPORT 17 1/32 - ACADEMY

Mensagem por Hary »

Fala Márcio....a pintura do motor ficou muito boa mesmo! :thumbup:
Quanto ao efeito de madeira, vc usou o ecosolv ou algum solvente para ir trabalhando o betume?
Eu usei apenas uma ou duas gotas de vermelho no amarelo, apenas para ficar em um tom alaranjado de leve.
O betume, vc pode passar uma camada generosa....vai ficar escuro mesmo. A partir daí, vc vem com um pincel cabeça chata bem molhado com Ecosolv, e vem passando por cima, tirando o excesso de betume, enxugando o pincel em uma folha de papel toalha e vai desenhando os veios da madeira. Se ainda estiver escuro, passe mais uma vez o pincel com Ecosolv, para ir clareando o tom e chegar no resultado que vc queira.
E nunca esqueça que a cor base, que seria o amarelo, ou laranja, ou qualquer outra cor, tem que estar com uma camada de verniz, antes de usar o betume e o Ecosolv, justamente para nao danificar a pintura da cor base. Porque se der uma M.... :raiva: da pra retirar o betume e começar novamente.
Mas nem esquente....vai treinando em garrafa pet, ou sobras das montagens, que vc logo acerta o ponto. :D
Quanto a colar as peças, eu costumo pintar as peças pequenas e depois colar com bonder. Pingo umas gotas de bonder em um pedaço de papelão....deixo a cola ficar ali mais ou menos1 minuto ( dizem que nesse tempo elimina o vapor que queima a tinta e deixa esbranquiçado) e então com um palito de dente, usando pouca cola, vou colando as peçinhas, sem estrago na pintura.
Mas é isso aeee....ta ficando muito bom, e vc vai sempre aprendendo com os erros. Erros que vc cometeu nesse, vc não vai cometer nos próximos. :D
Abraço. :tchau:
Na bancada
Imagem
Marcio Souza
Novato
Nome: Marcio Fabiano de Souza

Mensagem por Marcio Souza »

Evandro Ferraz escreveu:Marcio achei bem legal a pintura do motor, quanto ao restante fico confuso em dizer pois nunca tentei algo assim nem sei se conseguiria :mrgreen: , no caso imitar madeira em pintura no plastico pra mim e algo muito distante ainda :?

A cola não sei mais pode ter havido alguma reação química, a que eu uso aqui tive que por até mascara porque solta um vapor forte queima quando a gente respira e se aproximar de alguma coisa ela deixa tudo branco.
Oi Evandro, então o motor eu gostei também, aliás, foi a parte que mais gostei. A hélice ficou legalzinha tb, mas vendo ela na mão, a foto que ficou meio "estranha" kkkkk. Lógico que considerando o grau de experiência que tenho nisso, (zero) para dizer que ficou legalzinha kkkkk.

Então, eu vi a montagem do Hary do mesmo modelo de avião (dá uma olhada lá) Aliás, não vê agora não, pq se não o meu vai ficar muito muito sem graça :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: . Mas falando sério, veja lá. E eu pensei: bom, vou tentar seguir este parâmetro, lógico que não chega perto, mas vou pegando as idéias ali e testando, testando, e testando em pvc de forro, e outros plásticos.

E a bem da verdade o que serve de estímulo é saber e ler que a maioria bateu cabeça no começo, e que o primeiro ou primeiros kit´s não ficaram lá essas coisas. Então, isso me dá uma folga em "trabalhar" e errar mesmo. A cola tá me pregando peças mesmo, mas já tive uma dica aqui do Hary em usar o super bonder. Amanhã vou testar.

Agora imagina só a cara de "desespero" em ver que vou ter que amarrar uns fios, em uns minúsculos pedacinhos de plástico e fazer todo aquele cruzamento de fios :chorando: :pensando: :pensando:

Mas "vamo que vamo"
Marcio Souza
Novato

Hary escreveu:Fala Márcio....a pintura do motor ficou muito boa mesmo! :thumbup:
Quanto ao efeito de madeira, vc usou o ecosolv ou algum solvente para ir trabalhando o betume?
Eu usei apenas uma ou duas gotas de vermelho no amarelo, apenas para ficar em um tom alaranjado de leve.
O betume, vc pode passar uma camada generosa....vai ficar escuro mesmo. A partir daí, vc vem com um pincel cabeça chata bem molhado com Ecosolv, e vem passando por cima, tirando o excesso de betume, enxugando o pincel em uma folha de papel toalha e vai desenhando os veios da madeira. Se ainda estiver escuro, passe mais uma vez o pincel com Ecosolv, para ir clareando o tom e chegar no resultado que vc queira.
E nunca esqueça que a cor base, que seria o amarelo, ou laranja, ou qualquer outra cor, tem que estar com uma camada de verniz, antes de usar o betume e o Ecosolv, justamente para nao danificar a pintura da cor base. Porque se der uma M.... :raiva: da pra retirar o betume e começar novamente.
Mas nem esquente....vai treinando em garrafa pet, ou sobras das montagens, que vc logo acerta o ponto. :D
Quanto a colar as peças, eu costumo pintar as peças pequenas e depois colar com bonder. Pingo umas gotas de bonder em um pedaço de papelão....deixo a cola ficar ali mais ou menos1 minuto ( dizem que nesse tempo elimina o vapor que queima a tinta e deixa esbranquiçado) e então com um palito de dente, usando pouca cola, vou colando as peçinhas, sem estrago na pintura.
Mas é isso aeee....ta ficando muito bom, e vc vai sempre aprendendo com os erros. Erros que vc cometeu nesse, vc não vai cometer nos próximos. :D
Abraço. :tchau:
OI Hary, Legal vc aqui tb. Ainda mais achando legal a pintura do motor :D e melhor ainda pelas dicas dadas aí.
Então, após suas dicas acho que encontrei vários erros nas minhas tentativas de efeito madeira. 1) usei muito vermelho, 2) o Betume tentei diluir no álcool isopropilico, não deu muito certo pq parecia que "talhava" o betume. 3) depois fiz com água, pq na embalagem deste betume diz que dilui em água, foi a que usei no resultado das fotos. 4) depois tentei usar o solvente inodoro da gato preto, não me acertei tb rsrsr...ele é diferente do ECOSOLV? 4) o verniz, bem lembrado, e olhando aqui nos pedacinhos de plástico que testei, a que ficou um pouco melhor foi a que usei o verniz mesmo e depois o betume. Realmente vou prestar mais atenção nesta parte na próxima tentativa.

A cola irei tentar com o super bonder, pq como já estou indo para a fase de passar os fios e deixar esperando o resto da montagem, fatalmente depois de passar os fios terei que colar as duas partes do avião, e como já está pintado se continuar usando a cola da testors, vai ferrar toda a pintura.

valeu pelas dicas, e certamente irei precisar de mais :rolando:
abraço
Marcio Souza
Novato

pessoal, uma dúvida:

CASO:
1) já pintei as asas e o avião, já passei o verniz brilhante....

A DÚVIDA: mesmo já tendo passado o verniz brilhante, caso eu queira dar uns retoques ou melhorar a pintura das asas, isso é possível ou melhor não fazer? considerando que já está com o verniz brilhante. Ou deixo assim mesmo e vou direto para as tentativas de wash ?

obrigado pessoal
Hary
Super Membro
Nome: Hary Herbert
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Curtiss R3C-2 Racer - Hawk - 1/72 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ford F100 1956 - Mira - 1/18 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang - Revell - 1/48 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang "Red Baron" - Unimax - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40E - Academy - 1/72 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Junkers Ju88P-1 Tankbuster  Dragon  1/48 (2013) Concluído GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Albatros DIII (OAW) - Roden - 1/32 (2014) Concluído GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: YAK-7B - ICM - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Chance Vought F4U-1 Corsair - Heller - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F4F-4 Wildcat - Tamiya - 1/48 GT 21 - Capturados - Montagem: Luftwaffe P-47D Thunderbolt Razorback - Academy - 1/72 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Jordan 191 - Tamiya - 1/20 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: PZL-37-LÓS - Plastik - 1/72 GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Aichi E13A1 Type-Zero " JAKE " - Hasegawa - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.III  - Eduard -1:48 (Hans Fischer) GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87B Stuka - Revell - 1/32 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: SE.5a Hisso - Wingnut Wings - 1/32 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Cutty Sark - Academy - 1/350 CONCLUÍDO GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Hawker Typhoon( GULF Porsche) -Academy - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Fokker DR.1 (Red Baron) - Revell - 1/28 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V "Blitz" von Hippel Jasta 5  - Eduard - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Eagle 1 transporter - Space 1999 - MPC - 1/72 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: 1950 Pick up Chevrolet 3100 - AMT - 1/25 GT 58 - Aces High - Montagem: Fokker D.VII ( Carl Degelow ) - Roden - 1/48 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - Revell - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Tom's 84C - Tamiya - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 88C-V - Tamiya - 1/24

GTs em Andamento:
GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917k 1970 - 1/24 - Fujimi GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette C7.R - Revell - 1/25

Mensagem por Hary »

Marcio Souza escreveu:pessoal, uma dúvida:

CASO:
1) já pintei as asas e o avião, já passei o verniz brilhante....

A DÚVIDA: mesmo já tendo passado o verniz brilhante, caso eu queira dar uns retoques ou melhorar a pintura das asas, isso é possível ou melhor não fazer? considerando que já está com o verniz brilhante. Ou deixo assim mesmo e vou direto para as tentativas de wash ?

obrigado pessoal
Márcio, nunca retoquei uma pintura depois de aplicado o verniz brilhante, mas acho que da pra retocar sim, apenas vai precisar de uma nova camada de verniz no final do retoque.
Alguem mais experiente pode confirmar isso.... ou não...... pra vc. :D
Na bancada
Imagem
paulo_prado
Super Membro
Nome: Paulo Prado
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 25 vezes

Mensagem por paulo_prado »

Márcio bom dia, cara esta muito legal a tua montagem, parabéns pela paciência, no começo é assim mesmo. Viu eu acho que você esta tendo problemas com o aerografo por causa da diluição correta da tinta, as tintas para serem utilizadas no aerografo devem ser diluídas.
E sempre dilua a tinta com seu diluente próprio, sempre.
De uma procurada na net e aqui no fórum sobre solventes e uso do aerografo.
Qualquer ajuda e dúvida estamos à disposição. Manda bala aí.

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk
Responder

Voltar para “Aviação”