Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

[Bancada]  Mclaren MP4/4 - 1:8 - Kyosho

Fórum dedicado aos modelos de Veículos que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Veículos

AyrtonSenna
Novato
Nome: Eric von Ancken Granata
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Mclaren MP4/4 - 1:8 - Kyosho

Mensagem por AyrtonSenna »

Beeem amigos da rede globo! kkk

Após um ano e meio de luta na montagem desse modelo, resolvi mostrar para vocês o andamento da montagem da joia da minha coleção.

Essa Mclaren da Kyosho é distribuída e comercializada no Brasil pela planeta deAgostini em fascículos, 90 deles para ser mais preciso, distribuídos semanalmente. Como não sou muito fã de montagens OOB (out of the box), essa belezinha ganhou decais aftermarket comprados na hiroboy e ao final vai ganhar um banho de verniz clear bi-componente automotivo para dar aquele brilho.

As peças são impecáveis e os encaixes fantásticos. O nível de detalhes é impressionante.

Foto da capa dos fascículos:
Imagem

Eu sei que esse carro dispensa apresentações, mas segue abaixo um pouco da história desse monoposto.

O MP4/4 foi o modelo da Honda Marlboro McLaren para a Temporada de Fórmula 1 de 1988. Teve como pilotos o francês Alain Prost e o brasileiro Ayrton Senna.

Este monoposto dominou, de forma exuberante o campeonato, vencendo 15 dos 16 GPs, recorde de vitórias de uma escuderia em uma temporada[1]. A equipe conquistou o Mundial de Construtores e as duas primeiras posições no Mundial de Pilotos. O MP4/4 é considerado por muitos entusiastas da Fórmula 1 como o melhor carro de corrida de todos os tempos.

Após um desempenho frustrante na Temporada de Fórmula 1 de 1987, quando obteve apenas três vitórias, a Mclaren assina uma parceria com a Honda, garantindo os motores V6 turbo de 1494cc (potência máxima 675 hp), os mais poderosos da categoria. Na temporada anterior, Williams e Lotus, equipadas com motores Honda, obtiveram 11 vitórias em 16 possíveis. O MP4/4 foi o último monoposto da McLaren a utilizar motores turbo.

Para a temporada, a FIA instituiu uma série de novas regras para limitar a potência dos motores turbo. Era uma tentativa da Federação de Automobilismo de nivelar tecnicamente as equipes. Até 1988 as escuderias podiam optar por motores atmosféricos e motores turbo.

Entre as novas regras estavam a redução da pressão dos turbos - que baixou dos 4 para 2,5 bar, o que gerava perda de potência de 1000 para cerca de 670 cv e redução do tanque de combustivel de 195 litros para 150 litros. Os carros com motores turbo pesavam ainda cerca de 40 kg a mais do que os carros com motores atmosféricos o que, teóricamente, trazia desvantagens para as equipes que optaram pelo turbo. Então a Honda trabalhou no motor para conseguir unir torque e economia de combustível, e a equipe McLaren trabalhou para criar um chassis baixo com menor atrito aerodinâmico para andar bem nas retas, e isso fez o MP4/4 o carro mais bem sucedido da F1, que contava ainda com os dois melhores pilotos da F1 naquele momento: Senna e Prost. Na temporada, apenas seis equipes - McLaren, Lotus, Ferrari, Arrows, Zakspeed e Osella - continuaram a usar os modelos turbos, todos eles com potência máxima desses motores variando entre 620 a 700 cv.

O monoposto da McLaren acabou frustrando as intenções dos dirigentes o que levou a FIA a proibir a utilização dos motores turbos para a Temporada de Fórmula 1 de 1989. Novamente, a ideia era nivelar as equipes e dar vantagem às escuderias que já tinha experiência na utilização de motores atmosféricos.

A McLaren com seu modelo MP4/5 frustrou novamente os interesses da FIA vencendo 10 dos 16 Grandes Prêmios da temporada de 1989, sagrando-se campeã de Construtures e Pilotos, utilizado-se de motores Honda atmosféricos, que vieram como os motores mais potentes da F1 na temporada de 89.

Estatísticas:
Vitórias: 15 (Senna 8 e Prost 7) em 16 GP’s (93,75%)
Pole-positions: 15 (Senna 13 e Prost 2) em 16 GP’s (93,75%)
Senna e Prost ocuparam juntos a primeira fila do Grid de largada em 12 ocasiões (75%)
Melhores voltas: 10 (Prost 8 e Senna 2) em 16 GP’s (62,5%)
Das 32 provas que o MP4-4 fez, terminou 28 (87,5%)
A McLaren conseguiu 199 pontos dos 240 possíveis (82,92%); todos os pontos das equipes restantes (201) superavam os da McLaren por apenas 2 pontos.
Conseguiu 10 dobradinhas no pódio em 16 possíveis (62,5%)

Chassis

Para a temporada de 1988, foram moldados seis chassis do MP4/4 em fibra de carbono com a ajuda da Hercules Aerospace. Todos foram usados durante o campeonato. Todos os seis chassis ainda existem: Os de número 1, 3, 4 e 6 pertencem ao Grupo McLaren sendo que o 1º está em exposição permanente no McLaren Technology Centre e o 3º está emprestado para exibição no Donington Grand Prix Exhibition. Outro está em exposição no National Motor Museum em Beaulieu (UK). O Chassi número 5 é de propriedade da Honda e está em exibição no Honda Collection Hall em Motegi. O Chassi número 2 pertence a um colecionador particular norte-americano.
O McLaren MP4-4 liderou 97,28% (1003 voltas) das voltas do somatório de todos os GP’s (1031 voltas)

Vitórias por chassis

1: San Marino e Canadá por Senna.
2: Brasil por Prost. Estados Unidos e Japão por Senna.
3: Único chassi que não ganhou nenhum Grande Prêmio.
4: Monaco, México e França por Prost.
5: Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Bélgica por Senna.
6: Portugal, Espanha e Austrália por Prost.

Bem, como não poderia ser diferente, estou montando a versão do gp do Japão em Suzuka, onde o Ayrton conquistou seu primeiro campeonato mundial de fórmula 1.

Como diria o Datena, as ibagens!!! :rir_muito:

Detalhe da bateria e sua fiação.
Imagem

Detalhes do cockpit, radiadores e intercoolers direito.
Imagem

Coletor de escape, escapes, turbo e válvula de descarga do turbo com a tubulação.
Imagem
Imagem
Imagem

Detalhe da caixa de câmbio com o filtro de óleo e amortecedores traseiros e toda a tubulação em scratch.
Imagem

Vista de cima de parte da caixa de câmbio e do motor (alguma poiera acumulando... kkk).
Imagem

Detalhe do motor Honda V6
Imagem

Vista geral do chassis e motor, sem a carenagem.
Imagem
Imagem

Detalhe do cockpit.
Imagem
Imagem

Detalhe da suspensão traseira com a carenagem.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Detalhe da suspensão dianteira e cubo da roda.
Imagem
Imagem
Imagem

Detalhe do cockpit e painel.
Imagem
Imagem

Visão geral do carro com as partes da carenagem semi prontas.
Imagem
Imagem

Detalhe da traseira com o ganço do macaco, asa e caixa de câmbio.
Imagem
Imagem

Por enquanto é só amigos, mês que vem terei mais algumas novidades para postar aqui. :bala:

Aguardo sugestões, críticas e opiniões de todos os amigos!! Sempre aprendendo!

Um grande abraço!
Imagem
aero
Super Membro
Nome: Gabriel Lucas
Curtiram: 10 vezes

Re: Mclaren MP4/4 - 1:8 - Kyosho

Mensagem por aero »

Oloco, meu. Babando eternamente nessa McLaren 1:8...eu bem que tive uma vontade de fazer essa coleção, mas não tenho condições de bancar. Comprei só as duas primeiras para fazer o aerofólio dianteiro, só para falar que tenho...e já é duca! :lol: De qualquer forma, acho que é muita areia para o meu caminhãozinho...quem sabe um dia. Até lá, vou babando na sua! Parabéns e belo trabalho :thumbup:
"A honestidade está acima das próprias leis." - Menandro, dramaturgo grego.
Henricão
Super Membro
Nome: Henrique Afonso Rodrigues
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 53 vezes

Mensagem por Henricão »

Fala, Eric!!!
Que show de modelo, amigo. :clap: :clap: :clap:
A escala maior ajuda muito, mas a verdadeira arte é você que está fazendo, :clap:
Rapaz do céu, a danada é enorme. Aqui na minha sala, teria que tirar alguma poltrona para caber, :lol:
Parabéns pelo modelo e principalmente pelo capricho.
Abraço.
:tchau:
AyrtonSenna
Novato

Valeu, Gabriel e Henrique!
Realmente, a escala grande ajuda muito, mas também abre muito o leque para fazer algumas partes em scratch e ficar muito próximo do bólido real.
O cabeamento e os ductos e tubulação do motor levaram muito tempo para serem realizados com perfeição e serem fidedignos do MP4 /4 vencedor do grande prêmio do Japão de 1988.

Obrigado por estarem acompanhando!

Um grande abraço e sempre aprendendo!

Eric
Imagem
kmsampaio
Membro
Nome: Kleber Sampaio
Contato:

Troféus:
GT 27 - Aviação Civil - Montagem: Boeing 737-300 - Eastern Express - 1/144 GT 60 - GT Ferrari - Montagem: Ferrari 250 GTO - Revell - 1/24 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Honda F1 RA272 - Tamiya - 1/20 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A Black Tomcat - Revell - 1/48 GT 71 - Carros alemães - Montagem: BMW M1 Procar - Revell - 1/24 GT 74 - Duas Rodas - Montagem: Ducati 916 - 1/12 - Tamiya

GTs em Andamento:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sputnik - Hobby Park - 1/144 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Williams FW-07 - Tamiya - 1/20 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Honda S2000 - Tamiya - 1/24

Mensagem por kmsampaio »

Em que loja você encontrou essa mangueira metálica do turbo? Ou você fez com material "caseiro"?
Kakadu
Super Membro
Nome: Flávio Pedroza
Agradeceu: 139 vezes
Curtiram: 69 vezes

Mensagem por Kakadu »

Fantástico, realmente é uma jóia!

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
AyrtonSenna
Novato

kmsampaio escreveu:Em que loja você encontrou essa mangueira metálica do turbo? Ou você fez com material "caseiro"?
Fala Kléber!

Essas mangueiras forma feitas com um tubinho de tecido cinza trançado, parece um mini cadarço. Para ficar rígido na parte das conexões, coloquei uma gota de superbonder na ponta, cortei com a faça de modelismo e rapidinho coloquei um palitinho no meio para abrir o furo.

Segue algumas fotos para referência.

Grande abraço!

O tubo de pano cinza, com o superbonder nas extremidades:
Imagem

O orifício aberto pelo palito de dentes:
Imagem
Imagem
AyrtonSenna
Novato

Henricão escreveu:Fala, Eric!!!
Que show de modelo, amigo. :clap: :clap: :clap:
A escala maior ajuda muito, mas a verdadeira arte é você que está fazendo, :clap:
Rapaz do céu, a danada é enorme. Aqui na minha sala, teria que tirar alguma poltrona para caber, :lol:
Parabéns pelo modelo e principalmente pelo capricho.
Abraço.
:tchau:
Valeu, Henricão!

Essa McLaren é o meu xodó! Kkk

Abraço
Imagem
AyrtonSenna
Novato

Kakadu escreveu:Fantástico, realmente é uma jóia!

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Valeu, Henricão!

Essa McLaren é o meu xodó! Kkk

Grande abraço!
Imagem
Responder

Voltar para “Veículos”