SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Verniz Brilhante...mas muito brilhante!

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

jairo.regio-jr.
Membro
Nome: Jairo de Paula Jr.
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Verniz Brilhante...mas muito brilhante!

Mensagem por jairo.regio-jr. »

Aprendendo muito aqui.

:thumbup: :thumbup: :thumbup:
:clap: :clap: :clap: :clap:
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
Rafael Guerra
Super Membro
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 86 vezes

Mensagem por Rafael Guerra »

anghinoni escreveu:
Rafael Guerra escreveu:JP, Nightrider, Vrikolakas, Anghinoni, obrigado pelas dicas!

Eu atualmente só monto aviação militar. Porém, como a minha pintura muitas vezes não fica no padrão que eu gostaria (Hary's style), lanço mão do uso de lixa 2500 já no primer e nas camadas seguintes de tinta. A única camada que eu não lixo é a última por medo de estragar os decalques.

Agora, essa ideia de usar verniz automotivo conseguindo o mesmo resultado de Gunze me animou por causa do custo... :pensando:

Abraços
A logica seria o contrario.. conseguir o mesmo resultado que automotivas com Gunze :rir_muito:
Porque eu testei tudo e nada chega perto das tintas/vernizes/primers automotivos e é exatamente por isso que muitas tintas e vernizes proprios do hobby sao na verdade automotivas mesmo mas em outra embalagem.

Gunze e Tamiya acrilicas sao na verdade tintas automotivas (poliester a base de agua) aditivadas de retardador/mediuns para nao secar tao rapido.

o verniz delas eu tenho quase certeza que é poliester, o mesmo verniz rapido lazzuril que se compra por 20 reais um litro.
Caramba! Que aula, Anghinoni. Valeu!
Rafael Guerra
João Pedro
Membro
Nome: Joao Pedro Lamoza Neto
Curtiram: 0

Mensagem por João Pedro »

Bem, pessoal, agradeço as considerações sobre o post. Eu sou limitado quanto à tintas de plasti, pois só uso automotivas nas carrocerias. Uma vez eu usei o Verniz geral Acrilex e gostei do resultado, seguindo a cartilha que passei. Tive que usar mais demãos para dar a mesma cobertura que um verniz automotivo.

Uma coisa a se considerar é o tempo de cura. Já estraguei pintura ao polir o verniz sem ter esperado o tempo certo. Ele absorveu a cera e ficou esbranquiçado, nada fazia o brilho vir tão intenso. Talvez os vernizes à base d'água tenham tempo de cura maior.

Se a tinta não curou e aplicou o verniz, o solvente restante da tinta ainda vai evaporar, e sobe pro verniz, deixando-o com menos brilho também, Não sei se isso se aplica às tintas de modelismo, pode ser que os componentes não afetem tanto tintas e vernizes. Mas, como disse, pintura requer paciência!

O brilho e acabamento mais intenso e melhor que eu obtive foi com verniz PU bicomponente. O verniz acrílico rápido (pronto para uso) também é bom, dá bom assentamento e resultado, mas precisa de mais demãos que o PU. Ambos são produtos automotivos, certamente não servem pra quem tem restrição quanto ao uso de solventes. Talvez as tintas e vernizes poliéster à base d'água tenham menos cheiro e atendam.

Sobre os Acrilex, Corfix e outros, eu aconselho ir testando, com calma e sem afobação. Pode ser que o lixamento e o método de polimento sejam muito agressivos a eles, talvez tenha que adaptar um processo menos abrasivo.

Sobre primers, o automotivo deve ser aplicado bem empoeirado, camada fina para cobrir o kit. Dependendo do assentamento que deu, se ficou bem acetinado e sem granulação, eu não lixo. quando necessita correção, retoque, aí vai um trabalhinho de lixa leve. O primer Acrilex é bom, já usei e gostei. Também aplico bem empoeirado, não precisa "pintar" o kit de branco. Achei a aderência dele até melhor que o automotivo sobre plástico. Para quem já está acostumado a usá-lo, é um adianto na pintura de kit de carros.

Também agradeço ao pessoal que contribuiu com outras dicas, pois como eu disse, não sou grande coisa com tinta de plasti. Também to aprendendo.

É isso aí, bora montar! Forte abraço a todos!
anghinoni
Super Membro
Nome: Marco
Curtiram: 9 vezes

Mensagem por anghinoni »

boas dicas, resumindo é sempre bom todos compartilhar as experiencias e cada um faz como julgar melhor.
o primer acrilex eu ja usei e gostei tambem e foi com agua :-)
é que ai eu nao limpei a rosca na embalagem antes de fechar e ela colou a tampa, nao consegui abrir mais, ai joguei fora e nunca mais comprei eheh mas por isso eu sei que ele adere bem mais que automotivo, a merda é que se bobear ele tambem adere no aerografo...
rbrunopinto
Novato
Nome: Rafael Pinto

Mensagem por rbrunopinto »

Pois é JP. Obrigado pelas dicas!

Estou começando um kit novo e vou fazer esse processo do verniz brilhante acrilico acrilex, pois em um kit já montado fica difícil. vamos ver o que sai.
Vou mantendo vcs informados!
Valeu!
rbrunopinto
Novato
Nome: Rafael Pinto

Mensagem por rbrunopinto »

anghinoni escreveu:Usa verniz rápido monocomponente que é o mesmo usado no gunze, tamiya. Etc, diluído em thinner ecoeficiente. Barato e tem em loja de tinta automotiva. e segue os passos do jp. A tinta por baixo não interessa pode até ser fosca. O que dá brilho é o verniz lixado e polido como o jp falou

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Anghinoni, reavivando o tópico de 2016!! Kkkk
Qual verniz monocomponente é esse? Tem dica de marca? Obrigado!
anghinoni
Super Membro
Nome: Marco
Curtiram: 9 vezes

Re: RE: Re: Verniz Brilhante...mas muito brilhante!

Mensagem por anghinoni »

rbrunopinto escreveu:
anghinoni escreveu:Usa verniz rápido monocomponente que é o mesmo usado no gunze, tamiya. Etc, diluído em thinner ecoeficiente. Barato e tem em loja de tinta automotiva. e segue os passos do jp. A tinta por baixo não interessa pode até ser fosca. O que dá brilho é o verniz lixado e polido como o jp falou

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Anghinoni, reavivando o tópico de 2016!! Kkkk
Qual verniz monocomponente é esse? Tem dica de marca? Obrigado!
Verniz rápido lazzuril. É a base de poliéster

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Responder

Voltar para “Dúvidas”