HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

Fita larga e barata para proteção de pintura?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

NCC1966
Acabei de Chegar
Nome: T'Pol
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Fita larga e barata para proteção de pintura?

Mensagem por NCC1966 »

Olá, amigos!

Eu costumo usar fita Tamiya para fazer os mascaramentos mas na hora de proteger as grandes áreas que é o problema. Em geral eu uso pedaços de folha de papel presos com a própria fita Tamiya, mas tem aquelas regiões que são pequenas demais pra usar papel e grandes demais para gastar um monte de fita estreita, sendo que nesses casos uma fita larga seria melhor. Eu tinha uns rolos antigos de fitas largas da Tamya para essa finalidade mas acabaram e quando fui ver o preço para comprar mais desanimei...

Um dia desses experimentei usar uma fita crepe da marca "ADERE" mas odeiei porque deixou um monte de cola agarrada no modelo e ficou tão ruim a coisa que tive que repintar. Alguma dica de fita larga, barata e decente (que não solte a cola) de preferência que a gente encontre no comércio comum?

Obrigado.

:thumbup:
rmozeto
Super Membro
Nome: Rafael Mozeto
Agradeceu: 89 vezes
Curtiram: 17 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Ecto-1 - 1/25 - AMT GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: TARS - scratch - ~1/12 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: F/A-18E - Tamiya - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MIG-29UB "Fulcrum" - Italeri - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Sukhoy SU-34 - Italeri - 1:72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: MiG-31 - Revell - 1/72 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: Jaguar GR Mk.1/A - Hasegawa 1/72 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1967 Shelby GT 350 - AMT/ERTL 1/25 GT 42 - Carros Americanos - Montagem: 1963 Corvette Stingray - AMT - 1/25 GT 44 - STAR WARS 2015 - Montagem: Resistance X-Wing Fighter - Revell - 1/? GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: Tornado F3 ADV - Revell - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Spad XIII C-1 - Revell - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-11B Thunderbolt - Hasegawa 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: VF-0D Phoenix - Hasegawa - 1/72 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: EDF Patrol Ship - Bandai - N/D GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Sapristi! - impressão 3D resina - sem escala GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Aldebaram - Bandai - 1/700 GT 55 - Harrier - Montagem: FRS.1 Sea Harrier "Royal Navy" - Italeri - 1/72 GT 59 - SAR - Search and Rescue - Montagem: BK 117 ADAC - Revell - 1/72 GT 62 - Vought F4 Corsair - Montagem: F4U-5 Corsair - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: Leopard 2A6/A6M - Revell - 1/72 GT 64 - Tanques de Guerra - Montagem: M-1 Abrams - ARII - 1/48 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Mirage 2000N - Heller - 1/72 GT 70 - Star Trek Returns - Montagem: USS Enterprise ncc-1701 - Polar Lights - 1/2500 GT 72 - BLINDADOS MILITARES SOBRE RODAS - Montagem: Fennek - Revell - 1/72 GT 77 - F-15 Eagle - Montagem: F-15E Strike Eagle - Academy - 1/72 GT 81 - Aeronaves de treinamento - Montagem: BAE Hawk T.Mk 1- Revell - 1/72 GT 84 - Aeronaves do Bureau Mikoyan-Gurevich (MiG) - Montagem: MiG-3 - Trumpeter - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: JAS-39A Gripen - Tamiya - 1/72 GT 90 - Blindados sobre lagartas - Montagem: M2 Bradley IFV - Academy IFV - 1/35 GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Porsche 917k 1971 Le Mans - Fujimi - 1/24 GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F/A-18A Hornet Blue Angels - Hobbyboss - 1/72

GTs em Andamento:
GT 95 - Esquadrilhas de Demonstração - Montagem: F-5E Tiger II Patrouille Suisse - Italeri - 1/72

Re: Fita larga e barata para proteção de pintura?

Mensagem por rmozeto »

Tarde NCC!
Eu uso a fita 3M/Adere mas antes colo e descolo a fita em um tecido, no caso na própria calça jeans, na perna, até perder um bom tanto da cola e depois colo no kit.
Na hora de colocar no kit só passo fazendo pressão onde realmente é necessário.

Sei que tem fitas que não deixam resíduo e deixam pouca cola mas já são mais caras e ai foge do ponto inicial da sua pergunta (tem que ser barato!).
Espero ter ajudado.
Lembre de fazer sua apresentação e postar umas fotos de uns kits que montou.
Abraço
Rafael Mozeto

WIP: F-5E Patrouille Suisse | Corvette C7.R
Na caixa: F-22 Raptor - Revell 1/72
Finalizados: mozeto.com.br
ScaleMates | Instagram
NCC1966
Acabei de Chegar

Mensagem por NCC1966 »

Oi Rafael, valeu pelas dicas!

Estive pensando, será que o fato de eu usar tinta enamel contribui para o problema, talvez o solvente (aguarraz) ataque a fita e fazendo com que solte a cola?

Estou dizendo isso porque outro dia minha esposa envernizou uma janela aqui de casa e protegeu os vidros com essa mesma fita e adivinhe só: quando foi tirar a fita foi uma desgraça, não apenas deixou cola como a fita agarrou de tal maneira no vidro que ela teve que usar acetona pra remover os restos!
Diego Natanael
Super Membro
Nome: Diego Natanael R

Mensagem por Diego Natanael »

Opa ! olha eu sempre mascarei com fita crepe comum,tem umas mais chatas de mexer, sempre faço como o rmozeto disse, ajuda e muito pra não garrar na peça. Não sei te dizer marcas, é de supermercado mesmo as que uso, barato e que dá certo.

Inté + !
GT 14-ARTLHARIAS-CANHÃO FERROVIÁRIO K(E) "DORA" 800 mm - Hobby Boss- 1/72
viewtopic.php?f=127&t=9056

GT 53-PACIFIC - YAMATO - TAMIYA - 1/350
viewtopic.php?f=198&t=9798

Imagem

" A sabedoria vem com o tempo, a perfeição inatingível é a constância da vida... "
anghinoni
Super Membro
Nome: Marco
Curtiram: 9 vezes

Mensagem por anghinoni »

tem rolo de fita em loja de silk screen com largura de 80 cm ou 60 cm nao lembro, se chama mascara de trasferencia
fui la e cortei la mesmo, uma parte tem 20 cm de largura a outra o resto, a maior uso para fazer mascaras em aerografia
a menor para mascarar os kits, a cola dela é bem mais fraca que a da tamiya...
NCC1966
Acabei de Chegar

Mensagem por NCC1966 »

Boa dica, Anghinoni! Valeu!

A quem possa interessar, durante minhas pesquisas encontrei referência a duas fitas profissionais da 3M para pintura automotiva.

Uma é amarela (da cor da Tamiya) e é chamada "Alta Performance" e um rolo de 50m por 24mm custa em torno de R$ 12,00. A outra é verde (código 233) e o rolo de 32m por 18mm sai por R$ 7,00. Fiquei com vontade de experimentar ambas mas fiquei especialmente interessado na primeira principalmente por causa disso: "Remoção limpa - não deixa cola nas peças;". Vejam:

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3 ... rformance/

Imagem

Tiago Reis
Super Membro
Nome: Tiago Reis
Agradeceu: 2 vezes
Curtiram: 16 vezes

Mensagem por Tiago Reis »

NCC1966 escreveu:Boa dica, Anghinoni! Valeu!

A quem possa interessar, durante minhas pesquisas encontrei referência a duas fitas profissionais da 3M para pintura automotiva.

Uma é amarela (da cor da Tamiya) e é chamada "Alta Performance" e um rolo de 50m por 24mm custa em torno de R$ 12,00. A outra é verde (código 233) e o rolo de 32m por 18mm sai por R$ 7,00. Fiquei com vontade de experimentar ambas mas fiquei especialmente interessado na primeira principalmente por causa disso: "Remoção limpa - não deixa cola nas peças;". Vejam:

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3 ... rformance/
Interessante, acho que vale a pena o teste :pensando: :pensando:
Segundo o fabricante, além da remoção limpa, ela também faz curvas e não despedaça na aplicação ou remoção.
Vou dar uma procurada ver se acho aqui
Na Bancanda:
Buick Grand Nacional - Monogram - 1/24 = viewtopic.php?t=14756
Dodge Charger 'Fast and Furious' - MPC 1/16 = viewtopic.php?f=181&t=13357
Snake Street Machine - Usual Plastic = viewtopic.php?t=11252
Imagem
NCC1966
Acabei de Chegar

Mensagem por NCC1966 »

Quem tiver dificuldade para encontrar no comércio local (como é o meu caso) no ML tem o rolo de 40m x 18mm saindo a R$ 4,50 cada valendo a pena pedir logo uns três. Procure por "fita 3m alta performance".

Já para curvas quem quiser experimentar eu estou usando a Tamiya branca de 5mm especialmente para essa finalidade:

Imagem

Ela só tem um probleminha... para fazer as curvas mais fechadas tem que esticar ela enquanto vai aplicando. Por causa disso a contra-tensão exercida pela fita para voltar à sua forma original faz com que ela tenha a tendência a levantar e se soltar da superfície aplicada depois de um tempo. Então assim, não dá para mascarar hoje pra pintar amanhã. Tem que fazer o mascaramento, pintar e remover a fita logo que puder. Minha experiência tem mostrado que ela aguenta bem no lugar por 20 minutos à meia hora. Depois disso começa a levantar e se deixar ela solta completamente. Mas só nas curvas mais fechadas. Em curvas suaves isso não acontece. Mas a fita é uma belezinha!

Comprei no eBay por R$ 14,00 já com frete incluído o rolinho com 20m.

denis bonetti
Super Membro
Nome: denis pace bonetti
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por denis bonetti »

Oi NCC,

O rmozeto matou a charada: cola e descola na bancada até a fita perder um pouco do power da cola.

A 3M tem uma linha para pinturas de detalhes (ou acabamentos, não lembro) que é muito boa.

Outra boa alternativa são as casas de tintas automotivas. Tenho essa da 3M e outra argentina que comprei em loja de tintas para carros que são show.

Espero ter contribuído um pouco.

Abraços

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
NCC1966
Acabei de Chegar

Mensagem por NCC1966 »

Então, esse detalhe de "reduzir a cola" através de aplicações sucessivas não funcionou comigo. Eu tinha usado esse macete com a fita que me deu problema, a tal da "Adere", mas ficou gosma agarrada no modelo do mesmo jeito. Sinceramente eu perdi a confiança em fita crepe comum. Talvez tenha sido mesmo por conta do diluente agressivo que atacou, não sei. Enfim, para falar a verdade eu estou querendo encontrar uma fita que não precise de macete pra funcionar. Não posso acreditar que a Tamiya seja a única com essa capacidade... acho que é questão apenas de encontrar o produto adequado.

:)

Eu hoje estive numa loja de pintura automotiva aqui na cidade e perguntei pela "3M Alta Performance" e tinha acabado. Tentaram me empurrar uma outra de uma marca que nunca ouvi falar dizendo que "era até melhor que a da 3M" mas quando eu disse que preferia a 3M porque não soltava cola o balconista confessou que a tal fita doida que eles tinham lá soltava e que a 3M era mesmo melhor nesse quesito... Daí fiquei sem entender o que ele quis dizer quando falou que a fita era melhor que a 3M...

:roll:

Seja como for o que me chamou bastante atenção nessa fita da 3M é que ela é indicada para fase final de acabamento e polimento, o que em tese faz a gente pensar que realmente não solta a cola. Vou apostar nela e fazer uma experiência. Comprarei uns 3 rolos no ML, ver como se sai e depois posto o resultado aqui.

Responder

Voltar para “Dúvidas”