Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

ITALERI C-47 Dakota 1/72

Fórum dedicado aos Reviews

Moderador: Moderadores Boteco

hviana
Membro
Nome: Henrique Silviano Almeida Viana
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

ITALERI C-47 Dakota 1/72

Mensagem por hviana »

Bem amigos, estamos aqui para cumprir algumas promessas, e fazer um Review dos kits que eu recebi por esses dias.
Ironicamente, vou começar por um que eu ainda não postei no tópico de compras (pretendo fazê-lo quando já estiver com o link deste review, para que quem tiver a curiosidade de ver a qualidade do kit possa fazê-lo com apenas um click :thumbup:
Além disso, por ora não vou fazer o review dos outros 3 kits que chegaram por esses dias (o Su-27 UB 1:48 da Academy, o Dassault Rafale C 1:48 da Hobbyboss e o F-5 A 1:48 da Kinect, estão no tópico de compras de Agosto/12) porque eu pretendo analisar os kits antes, e ainda não tive tempo.

Pois bem, vamos la! :bala: :bala:

A CAIXA:
Imagem
A caixa é bastante grande para um kit 1:72. Ela segue o padrão Italeri, com uma arte de um dos modelos a ser retratado (C-47A - 4th Squadron, 439th TCG, USAF, June 1944). Contudo, ela é do tipo com tampa, o que não é (ou era) um padrão da fabricante nesta escala. O papelão das duas partes é mole e fino, supondo problemas no transporte, se o remetente não for cuidadoso :thumbdown: .

Imagem
No detalhe, o selo de licença de uso das marcas, que pertencem atualmente à BOEING.

O CONTEÚDO:
Imagem

Ao abrirmos a caixa, vemos duas grades de peças em poliestireno (embaladas num saco plástico), uma grade de peças transparentes (também embalada), o manual e a folha de decais.

Imagem
Peças em poliestireno

Imagem
Transparências

Imagem
Manual e decais

Não fotografei o manual, mas o mesmo é simples (como todo o kit), demonstrando bem os passos a seguir. Quando montar o modelo, poderei falar com mais propriedade das etapas sugeridas pelo fabricante. As cores a serem utilizadas estão rotuladas segundo o padrão Model Master, das tintas acrílicas Italeri, e também pelo F.S (o que deve facilitar o uso de basicamente qualquer marca existente no mercado :thumbup:)

AS GRADES:

As peças do modelo estão concentradas em duas grandes grades, do tamanho da caixa já descrita.
Imagem
Imagem

O material é um poliestireno de cor marrom escura, o plástico é duro, no padrão do próprio fabricante. A retirada das peças das árvores exige destreza e um alicate de corte bom, senão acaba abrindo dentes nas peças ao serem removidas. :thumbdown:

Uma surpresa boa foi a qualidade das peças em si. Detalhes em baixo relevo, poucas rebarbas, e, à primeira vista (detalho mais a seguir) uma boa junção entre as peças.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Também não há marcas de junção, e os pinos de fixação estão aqui, para ajudar no posicionamento das peças :thumbup:

ANÁLISE DA MONTAGEM DO KIT
Em primeiro lugar, destaco a ausência de algo minimamente parecido com um cockpit. Há manetes de controle, bancos, piloto, mas painel que é bom, eu não vi. O interior da fuselagem, onde fica a carga/paraquedistas, também é bem fraco e um convite para o scratch. :thumbdown:
Imagem

Quanto ao encaixe das peças, a fuselagem é estranha, em cima o encaixe foi perfeito (não vai precisar de massa), enquanto embaixo, ficou um vão de 0.2mm, que vai precisar de putty.
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Olha o encaixe da parte superior. :thumbup: :thumbup:

Em um primeiro momento, as partes superior e inferior das asas encaixaram muito bem.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nessa hora, confesso que fiquei entusiasmado, porque o encaixe, aparentemente, não ia me deixar na mão. Comecei, na mesma hora, a fazer um dry-fit do conjunto asas + wingbox (o que junta as asas na fuselagem, não sei o nome em portugues :( ) + fuselagem.

Imagem

Aí é que o negócio se danou.

Caso você decida montar e trabalhar os subconjuntos (fuselagem, asa, wingbox), as asas não se encaixam no conjunto! Fica um desnível e uma fresta de quase meio milímetro :thumbdown: :thumbdown:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Percebi que, ao contrário do que manda o manual, é mais negócio unir as asas à wingbox para, só então, colar o subconjunto na fuselagem. Vê aí!
Imagem
Fresta menor! :thumbup:
Imagem :thumbup:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Percebe-se claramente que ainda ficaram algumas frestas, mas dá para trabalhar tranquilamente com putty e obter um resultado satisfatório. Aliado a isso, ausência de relevo alto, a quantidade razoável de detalhes (à exceção da caverna do trem de pouso, DECEPCIONANTE! :thumbdown: :thumbdown:), os bons encaixes e a não existência de outros kits de c-47 na escala (tem um Monogram vintage, que só se encontra no ebay) fazem desse kit uma opção bastante interessante, principalmente pelo preço que eu paguei (comprei em HK, mas lojas brasileiras tem o bichinho em estoque por menos de R$80,00).

AVALIAÇÃO GERAL:
Pontos fortes:
+ Detalhes da fuselagem e asas;
+ Bons encaixes de forma geral;
+Bons detalhes, em especial na superfície da fuselagem e asas.
+Preço (++++++)

Pontos fracos:
- Detalhes do interior do avião, da caverna do trem de pouso, cockpit;
-Encaixe do subconjunto asas+wingbox e fuselagem (se usarmos os passos previstos no manual)
- Pobreza de decais e stencils (só há duas versões para serem montadas, USAAF e RAF, ambas 2ª Guerra)

Nota:
:thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbdown:

Para quem estiver interessado em um C-47, tiver pouco dinheiro, pouco espaço ou os dois, e estiver disposto a meter a mão na massa, esse é um bom kit, que nas mãos de uma galera meio ET daqui do fórum, pode ficar maravilhoso! Sei que tem um Trumpeter na 1:48, que custa umas 5x mais caro que esse kit aí, e não sei se os detalhes são melhores que os deste, portanto, acredito que as preferências pessoais de tamanho ($$$) e possibilidade de detalhamentos internos que ditam qual versão escolher.

Espero que o review seja útil e instrutivo, qualquer dúvida, estou à disposição! :thumbup: :thumbup:
Henrique Viana.
Cassio
Membro
Nome: .

Re: ITALERI C-47 Dakota 1/72

Mensagem por Cassio »

Este kit é sensacional, gosto muito deste avião. Estou acompanhando!
hviana
Membro

Mensagem por hviana »

Cassio escreveu:Este kit é sensacional, gosto muito deste avião. Estou acompanhando!
A montagem, infelizmente, vai ter que esperar. Estou bolando um compressor com balão de gás de ar-condicionado descartado e motor de freezer :twisted: :twisted:

Cassio, não sabia que você gostava de 1:72, as suas obras primas foram na 1:48 e chamaram MUITO minha atenção! :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Henrique Viana.
Kyosanin
Super Membro
Nome: Tanderson Morales
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Mensagem por Kyosanin »

Belo Review amigo Viana... deu pra ter a exata noção do que vai ser encontrado dentro da caixa.

Abração
hviana
Membro

Mensagem por hviana »

Kyosanin escreveu:Belo Review amigo Viana... deu pra ter a exata noção do que vai ser encontrado dentro da caixa.

Abração
Valeu! Já que estamos entre amigos, pode me chamar de Henrique :thumbup:
Já tentei até mudar o meu perfil para Henrique Viana ao inves de hviana, mas o forum ainda não possibilita isso (ou eu não percebi...))
Henrique Viana.
Sekiji
Conselheiro
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Agradeceu: 53 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48

GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D)

Mensagem por Sekiji »

Viana, show de review! Tenho um desses montados na 1/48 aqui, postei toda a montagem no outro forum, quando sobrar um tempo posto aqui tb :D
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
hviana
Membro

Mensagem por hviana »

Sekiji escreveu:Viana, show de review! Tenho um desses montados na 1/48 aqui, postei toda a montagem no outro forum, quando sobrar um tempo posto aqui tb :D
Qual fabricante, Sekiji?Gostou do kit?
Queria mesmo manter a 1/48, mas $$ e uniformidade (queria todos os cargueiros na mesma escala) me "forçaram a comprar na 1/72 :S

Obrigado por prestigiar o review!
Abraços!
Henrique Viana
Henrique Viana.
Sekiji
Conselheiro
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Agradeceu: 53 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48

GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D)

Mensagem por Sekiji »

é o kit da monogram, comprei o gunship (Vietnã) mas modifiquei pra Skytrain... o kit é muito bom! Recomendo.
Isso é complicado mesmo... eu queria um C130, mas alem do preço, o tamanho do bicho me faz pensar onde guardar depois hahahaha
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Cassio
Membro
Nome: .

Mensagem por Cassio »

hviana escreveu:
Cassio escreveu:Este kit é sensacional, gosto muito deste avião. Estou acompanhando!
A montagem, infelizmente, vai ter que esperar. Estou bolando um compressor com balão de gás de ar-condicionado descartado e motor de freezer :twisted: :twisted:

Cassio, não sabia que você gostava de 1:72, as suas obras primas foram na 1:48 e chamaram MUITO minha atenção! :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Na realidade eu monto somente na 1:48 mesmo, o que gosto muito é do C-47 e tenho certeza que em suas mãos ele vai decolar com grande estilo!!!

Parabéns mais uma vez!
hviana
Membro

Mensagem por hviana »

Cassio escreveu:
hviana escreveu:

Na realidade eu monto somente na 1:48 mesmo, o que gosto muito é do C-47 e tenho certeza que em suas mãos ele vai decolar com grande estilo!!!

Parabéns mais uma vez!
:oops: :oops: :thumbup: :thumbup:

Você é 10, amigo, já vi que vou ter que ralar muuuuito pra deixar o kit aceitável, o cara que fez AQUELES Spitfire e têmeia dando moral! :agitado: :agitado:
Abraços amigo!
Henrique
Henrique Viana.
Responder

Voltar para “Reviews”