Próximos Eventos Programados:
Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)
Moderador: Moderadores Tecnicas
- Dread
- Acabei de Chegar
- Nome: Fernando Mendes
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 0
Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)
Olá pessoal!
Vou montar um Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF
Pensei na possibilidade de fazer o pre-shade no pincel.
No link abaixo, o autor faz exatamente isso!
https://intscalemodeller.com/viewtopic. ... 6&start=10
A principio, a vantagem é o maior controle em relação ao aerógrafo, entretanto, eu estou com receio, pois nunca fiz essa técnica!
O resultado é similar ao feito com o aerógrafo ?
Qual é seria uma possível desvantagem desta técnica ?
Obrigado,
Abs,
Fernando
Vou montar um Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF
Pensei na possibilidade de fazer o pre-shade no pincel.
No link abaixo, o autor faz exatamente isso!
https://intscalemodeller.com/viewtopic. ... 6&start=10
A principio, a vantagem é o maior controle em relação ao aerógrafo, entretanto, eu estou com receio, pois nunca fiz essa técnica!
O resultado é similar ao feito com o aerógrafo ?
Qual é seria uma possível desvantagem desta técnica ?
Obrigado,
Abs,
Fernando
- Tiago Guilger
- Super Membro
- Nome: Tiago Guilger
- Curtiram: 1 vez
Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)
não tenho tanta experiencia no assunto, mas se tiver alguma desvantagem, talvez seja algum possível relevo na tinta, pela tinta no pincel ser um pouco mais carregada... fora isso, acho que da o mesmo efeito...
- marceugni
- Membro
- Nome: Marcelo E. Pereira
Re: Pre-Shade - Fazer no pincel ? ou Aerógrafo ? ( Tamiya 1/48 Douglas A-1J Skyraider USAF)
Ai é que esta a oportunidade, vc pode fazer até com caneta de cd, o bom é vc descobrir qual técnica seria melhor para vc, talvez até vc descobra uma nova técnica.
att.
att.
-
- Super Membro
- Nome: Marco
- Curtiram: 9 vezes
nao pode ser caneta de cd/marcador permanente porque a tinta dela depois de um tempo é absorvida pela tinta em cima e fica manchado. tem que ser nankin.marceugni escreveu:Ai é que esta a oportunidade, vc pode fazer até com caneta de cd, o bom é vc descobrir qual técnica seria melhor para vc, talvez até vc descobra uma nova técnica.
att.
- felipecadena
- Super Membro
- Nome: Felipe Cadena
Cara eu não estou mais fazendo pré pois nunca consegui um resultado convincente então fique de Butuca por aqui e vi alguns kits sem pré tbm então fiz o teste pra minha surpresa ficou como o esperado e acho eu que o resultado é muito parecido, experiência própria tentei fazer com o pincel mais ficava meio feioso pois dava uma marquinha na pintura e não ficava bem esfumaçado dando um acabamento não tão legal, no aerógrafo poxa fica legal mais sempre ficava meio mal sei lá não achava bom, mais como posso dizer é minha experiência. Oque tenho a dizer é tenta se não gostar limpa a peça e faz de ovo até ficar bom testa antes em uma peça velha ou em uma asa que não vai ser montada agora, esta é minha dica.
Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
- Sekiji
- Conselheiro
- Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
- Agradeceu: 53 vezes
- Curtiram: 42 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Bem isso, já ouvi falar que marcador permanente reage com a tinta.anghinoni escreveu:nao pode ser caneta de cd/marcador permanente porque a tinta dela depois de um tempo é absorvida pela tinta em cima e fica manchado. tem que ser nankin.marceugni escreveu:Ai é que esta a oportunidade, vc pode fazer até com caneta de cd, o bom é vc descobrir qual técnica seria melhor para vc, talvez até vc descobra uma nova técnica.
att.
Eu ja fiz pre-shading em varios kits, mas ultimamente tenho preferido fazer pós-shading com tamiya smoke e a técnica de luzes e sombras, acredito que o resultado fica melhor e mais realista

“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
- Vrykolakas
- Super Membro
- Nome: Paulo Ayres Muselli de Mendonca
Dando algum pitaco...
Hj só faço o pré-Shading na cor vermelha.

Em todas as demais, eu vou modulando luz e sombra que o resultado fica muito melhor.

Geralmente eu passo o tom base e depois aplico os tons mais escuros nos recessos e os mais claros nas partes mais expostas, com o aerógrafo, menor pressão, mais diluído. Cuidado apenas para que a pintura fique esfumaçada e não respingada. O ideal é ir acrescentando branco (ou amarelo conforme a cor) para ir clareando e preto para escurecer. Conforme for o "olho", uso tons diferentes já existentes.
Hj só faço o pré-Shading na cor vermelha.
Em todas as demais, eu vou modulando luz e sombra que o resultado fica muito melhor.

Geralmente eu passo o tom base e depois aplico os tons mais escuros nos recessos e os mais claros nas partes mais expostas, com o aerógrafo, menor pressão, mais diluído. Cuidado apenas para que a pintura fique esfumaçada e não respingada. O ideal é ir acrescentando branco (ou amarelo conforme a cor) para ir clareando e preto para escurecer. Conforme for o "olho", uso tons diferentes já existentes.
Trespassors will be shot
Survivors will be shot again
Survivors will be shot again
-
- Novato
- Nome: Alixandre de andrade
Cara, fiz um horrível, como é minha primeira montagem, estou procurando dicas de como limpar a peça, Oq posso usar? Se alguém tiver dicas me passe por favor !!!
- Marcelo Loureiro
- Super Membro
- Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
- Agradeceu: 2 vezes
- Curtiram: 25 vezes
Seria interessante você colocar uma foto da peça, para vermos se ela já está afixadabao kit, se possui outras pinturas... de qualquer forma, quando tenho problemas de pintura em peças separadas ou no iniciozinho da pintura, mergulho tudo em água com bastante sabão em pó, deixo por umas 12 horas e esfrego com uma escovinha de dentes. Como uso tinta esmalte, sai tudo com facilidade, só tem que ter muito cuidado ao escovar eventuais correções feitas com putty, pois podem ser arrancadas. Também é bom retirar as peças transparentes antes.Savatage escreveu:Cara, fiz um horrível, como é minha primeira montagem, estou procurando dicas de como limpar a peça, Oq posso usar? Se alguém tiver dicas me passe por favor !!!
Quando tenho problemas numa etapa avançada da pintura, uso o Paint Remover da Revell. Isolo bem a área a ser removida e esfrego aos poucos com um pano ou cotonete embebido no produto. Meu Cant Z. 1007 sabe bem como funciona...

Espero ter ajudado.