SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Sobre decalques

Fórum dedicado ao compartilhamento do conhecimento de técnicas e materiais.
Poderemos usar esse fórum para:
- Descrever técnicas utilizadas em forma de tutoriais
- Apresentar dicas de materiais, técnicas, fontes de consultas externas, etc;
- Retirar dúvidas de uma técnica. material, kits, etc.
Savatage
Novato
Nome: Alixandre de andrade
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Sobre decalques

Mensagem por Savatage »

Pessoal, perdão pela ignorância, fiz ate´algumas pesquisas sobre o tema mas não achei nada muito claro a respeito de decalques; gostaria que me esclarecessem três questões:

há de fato a necessidade do fixador de decalques ou é opcional?
o amaciante de decalques serve para melhor aplicar decalques em superfícies curvas?
esses são ítens que apenas facilitariam a vida ou de fato são "obrigatórios"?

:)
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Re: Sobre decalques

Mensagem por magnetorj »

Savatage escreveu:Pessoal, perdão pela ignorância, fiz ate´algumas pesquisas sobre o tema mas não achei nada muito claro a respeito de decalques; gostaria que me esclarecessem três questões:

o amaciante de decalques serve para melhor aplicar decalques em superfícies curvas?

vamos lá amigo vou tentar ajudar de acordo com minhas experiências
fixador é opcional sim dependendo do decal,decal mais velhos normalmente a cola já esta mais zuada acho legal colocar mais se estiver novo passa batido
sim o amaciante é pra isso mesmo mais dependendo da qualidade do decal e do local onde for aplicado tb pode ser dispensado
já montei muito modelo sem amaciante e sem fixador
espero ter ajudado com minha experiência :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Savatage
Novato

Mensagem por Savatage »

magnetorj escreveu:
Savatage escreveu:Pessoal, perdão pela ignorância, fiz ate´algumas pesquisas sobre o tema mas não achei nada muito claro a respeito de decalques; gostaria que me esclarecessem três questões:

vamos lá amigo vou tentar ajudar de acordo com minhas experiências
fixador é opcional sim dependendo do decal,decal mais velhos normalmente a cola já esta mais zuada acho legal colocar mais se estiver novo passa batido
sim o amaciante é pra isso mesmo mais dependendo da qualidade do decal e do local onde for aplicado tb pode ser dispensado
já montei muito modelo sem amaciante e sem fixador
espero ter ajudado com minha experiência :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Valeu demais irmão.. :)
Tiago Guilger
Super Membro
Nome: Tiago Guilger
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Tiago Guilger »

O Magneto já resumiu toda a novela, tudo vai depender da qualidade e da idade do decal, uns vão precisar, e outros não... o ideal é ter os produtos em mãos, já que não se sabe quando vai ser necessário utilizar...

e outra dica, não sei se sabe, mas SEMPRE aplicar os decais sobre superfície brilhante, pra melhorar sua fixação e não ocorrer o chamado "silvering", que é o esbranquiçamento da parte transparente do decal...

abraços!!
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

Tiago Guilger escreveu:O Magneto já resumiu toda a novela, tudo vai depender da qualidade e da idade do decal, uns vão precisar, e outros não... o ideal é ter os produtos em mãos, já que não se sabe quando vai ser necessário utilizar...

e outra dica, não sei se sabe, mas SEMPRE aplicar os decais sobre superfície brilhante, pra melhorar sua fixação e não ocorrer o chamado "silvering", que é o esbranquiçamento da parte transparente do decal...

abraços!!
e vdd esqueci de mencionar a superfície brilhante :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Savatage
Novato

Mensagem por Savatage »

Superfície brilhante vcs dizem é após a pintura ?
Savatage
Novato

Mensagem por Savatage »

Superfície brilhante que vcs dizem é após a pintura??
Chicabum
Conselheiro
Nome: Érico de Campos
Agradeceu: 74 vezes
Curtiram: 196 vezes

Mensagem por Chicabum »

Savatage escreveu:Superfície brilhante que vcs dizem é após a pintura??
Isso mesmo! Normalmente se aplica verniz brilhante após a pintura para poder deixar a superfície bem lisa e desta forma assentar melhor os decais. Aí, dependendo do que você estiver montando, vem uma nova camada de verniz brilhante ou fosco para selar os decais e protegê-los
Geralmente aviação civil e veículos se usa o verniz brilhante. Aviação militar, veículos militares se usa verniz fosco!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.

Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Mustang GT 1994 - viewtopic.php?t=14505

Na Estante:
Saturn V - viewtopic.php?t=13413
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Savatage
Novato

Mensagem por Savatage »

Chicabum escreveu:
Savatage escreveu:Superfície brilhante que vcs dizem é após a pintura??
Isso mesmo! Normalmente se aplica verniz brilhante após a pintura para poder deixar a superfície bem lisa e desta forma assentar melhor os decais. Aí, dependendo do que você estiver montando, vem uma nova camada de verniz brilhante ou fosco para selar os decais e protegê-los
Geralmente aviação civil e veículos se usa o verniz brilhante. Aviação militar, veículos militares se usa verniz fosco!
Ah sim entendi... então estou montando um kit mas não tinha me ligado nessa parada do verniz... apliquei os decalques na pintura sem verniz ... sorte q foi só no cockpit... segue a foto... vcs indicariam algum bom verniz?
Imagem

Imagem
Chicabum
Conselheiro
Nome: Érico de Campos
Agradeceu: 74 vezes
Curtiram: 196 vezes

Mensagem por Chicabum »

O verniz depende do tipo de tinta que está usando. Tem verniz para tinta acrílica, automotiva... Eu particularmente uso tintas automotivas de uma forma geral. Aí eu uso verniz de poliéster ou verniz PU, dependendo do que estou montando. Sei de gente aqui no fórum que usa tinta acrílica e depois aplica verniz PU em veículos civis e aviação civil pois quer um efeito brilhante. Mas o problema é o diluente atacar a pintura. Para ir tranquilo, se estiver usando uma tinta acrílica, use verniz acrílico.

Mas tem um pessoal aqui que manja muito mais de pintura do que eu. Daqui a pouco alguém aparece e pode te orientar melhor.
Abraço!
Se quer um mundo melhor, faça sua parte.

Na bancada:
Torre de Lançamento - viewtopic.php?f=241&t=12532
Mustang GT 1994 - viewtopic.php?t=14505

Na Estante:
Saturn V - viewtopic.php?t=13413
T-6 EDA - viewtopic.php?t=14423
F-16A Dinamarca - viewtopic.php?t=13781
Responder

Voltar para “Tutoriais, Dicas e Dúvidas”