há de fato a necessidade do fixador de decalques ou é opcional?
o amaciante de decalques serve para melhor aplicar decalques em superfícies curvas?
esses são ítens que apenas facilitariam a vida ou de fato são "obrigatórios"?

vamos lá amigo vou tentar ajudar de acordo com minhas experiênciasSavatage escreveu:Pessoal, perdão pela ignorância, fiz ate´algumas pesquisas sobre o tema mas não achei nada muito claro a respeito de decalques; gostaria que me esclarecessem três questões:
o amaciante de decalques serve para melhor aplicar decalques em superfícies curvas?
Valeu demais irmão..magnetorj escreveu:vamos lá amigo vou tentar ajudar de acordo com minhas experiênciasSavatage escreveu:Pessoal, perdão pela ignorância, fiz ate´algumas pesquisas sobre o tema mas não achei nada muito claro a respeito de decalques; gostaria que me esclarecessem três questões:
fixador é opcional sim dependendo do decal,decal mais velhos normalmente a cola já esta mais zuada acho legal colocar mais se estiver novo passa batido
sim o amaciante é pra isso mesmo mais dependendo da qualidade do decal e do local onde for aplicado tb pode ser dispensado
já montei muito modelo sem amaciante e sem fixador
espero ter ajudado com minha experiência![]()
![]()
![]()
![]()
e vdd esqueci de mencionar a superfície brilhanteTiago Guilger escreveu:O Magneto já resumiu toda a novela, tudo vai depender da qualidade e da idade do decal, uns vão precisar, e outros não... o ideal é ter os produtos em mãos, já que não se sabe quando vai ser necessário utilizar...
e outra dica, não sei se sabe, mas SEMPRE aplicar os decais sobre superfície brilhante, pra melhorar sua fixação e não ocorrer o chamado "silvering", que é o esbranquiçamento da parte transparente do decal...
abraços!!
Isso mesmo! Normalmente se aplica verniz brilhante após a pintura para poder deixar a superfície bem lisa e desta forma assentar melhor os decais. Aí, dependendo do que você estiver montando, vem uma nova camada de verniz brilhante ou fosco para selar os decais e protegê-losSavatage escreveu:Superfície brilhante que vcs dizem é após a pintura??
Ah sim entendi... então estou montando um kit mas não tinha me ligado nessa parada do verniz... apliquei os decalques na pintura sem verniz ... sorte q foi só no cockpit... segue a foto... vcs indicariam algum bom verniz?Chicabum escreveu:Isso mesmo! Normalmente se aplica verniz brilhante após a pintura para poder deixar a superfície bem lisa e desta forma assentar melhor os decais. Aí, dependendo do que você estiver montando, vem uma nova camada de verniz brilhante ou fosco para selar os decais e protegê-losSavatage escreveu:Superfície brilhante que vcs dizem é após a pintura??
Geralmente aviação civil e veículos se usa o verniz brilhante. Aviação militar, veículos militares se usa verniz fosco!