SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Panel line depois de tinta acrilica e diluir tinta lacquer

Fórum dedicadoa a técnicas e tutoriais sobre Pintura

Moderador: Moderadores Tecnicas

Diego Souza
Acabei de Chegar
Nome: Diego Fernando de Souza
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Panel line depois de tinta acrilica e diluir tinta lacquer

Mensagem por Diego Souza »

Olá,

Estou com algumas dúvidas:

Primeiro: Se eu pintar o kit com tinta acrilica, como faço para fazer panel line e tirar o excesso dela? Eu monto kits Gundam e uso uma caneta de panel line que é acrilica se não me engano, e eu uso fluido de isqueiro para retirar as panel line, no caso iria tirar a tinta acrilica junto não?

Outra duvida: Como diluir tinta lacquer? Pois tenho sprays em lacquer e queria decantar eles para usar em aerógrafo, caso a tinta seja boa eu usaria eles para pintar, e no caso a panel line não iria ter problema dai.
Rodrigo Maia
Membro
Nome: Rodrigo Maia
Curtiram: 1 vez

Re: Panel line depois de tinta acrilica e diluir tinta lacquer

Mensagem por Rodrigo Maia »

Olá Diego, não sei se ajuda, mas nos meus carros pra fazer as linhas eu uso tinta guache e removo o excesso com um pano úmido com água.
Na sua segunda dúvida não vou poder ajudar mas logo aparece o pessoal que manja das tintas pra te ajudar.
Abraço
vistuba
Membro
Nome: Alexander Vistuba

Mensagem por vistuba »

Diego, qual a marca dessa caneta?
Eu testei uma vez só com uma caneta Pigma Micron e com uma caneta de nanquim. Não gostei muito do resultado, mas talvez seja por causa do baixo relevo que era muito raso.
O que eu fiz foi passar verniz brilhante, esperar algumas horas, passar a caneta, esperar e remover com cotonete e água.
O meu problema é que removeu quase tudo. Como disse, talvez seja porque era muito rasa a linha.

Off topic agora, rapaz, crie uns tópicos com seus gundam! É algo que a gente quase não vê por aqui!!
Sekiji
Conselheiro
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Agradeceu: 53 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48

GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D)

Mensagem por Sekiji »

Diego, se a tinta é acrilica MAS você selou com verniz esmalte, na teoria não teria problemas aplicar wash acrilico, uma vez que o verniz protege a tinta abaixo dele...
Eu sempre pinto com acrilca, selo com verniz acrilico (Future) e faço wash com tinta oleo, depois removo com Ecolsolv ou Mineral Spirits, que não são acrilicas, e vai de boa :thumbup:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Diego Souza
Acabei de Chegar
Nome: Diego Fernando de Souza
Curtiram: 0

Mensagem por Diego Souza »

Sekiji escreveu:Diego, se a tinta é acrilica MAS você selou com verniz esmalte, na teoria não teria problemas aplicar wash acrilico, uma vez que o verniz protege a tinta abaixo dele...
Eu sempre pinto com acrilca, selo com verniz acrilico (Future) e faço wash com tinta oleo, depois removo com Ecolsolv ou Mineral Spirits, que não são acrilicas, e vai de boa :thumbup:
Rapaz, procurando sobre o assunto hoje vi gente falando para fazer panel wash com tinta enamel (esmalte). Eu estou utilizando tinta acrilica para a pintura, e provavelmente seria verniz acrilico também, que tipo de tinta oleo que você usa? Fiquei interessado! E quanto a tirar o excesso do panel line, será que fluido de isqueiro iria arrancar a tinta (eu utilizava isso para kits sem pintar) e vi pessoal comentando de alcool isopropilico.
vistuba
Membro
Nome: Alexander Vistuba

Mensagem por vistuba »

Diego, já usei tinta acrílica para fazer o wash em cima de verniz acrílico brilhante.
Adicionei um pouco de detergente na mistura para o wash, passei nas linhas, e no outro dia tirei o excesso com cotonete úmido (não encharcado). Dá uma olhada aqui pra ver como ficou: viewtopic.php?f=28&t=12062

Usando o fluido de isqueiro, use a mesma prudência, não encharque o cotonete e não force a mão para retirar o excesso.
Sekiji
Conselheiro
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Agradeceu: 53 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48

GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D)

Mensagem por Sekiji »

Diego Souza escreveu:
Sekiji escreveu:Diego, se a tinta é acrilica MAS você selou com verniz esmalte, na teoria não teria problemas aplicar wash acrilico, uma vez que o verniz protege a tinta abaixo dele...
Rapaz, procurando sobre o assunto hoje vi gente falando para fazer panel wash com tinta enamel (esmalte). Eu estou utilizando tinta acrilica para a pintura, e provavelmente seria verniz acrilico também, que tipo de tinta oleo que você usa? Fiquei interessado! E quanto a tirar o excesso do panel line, será que fluido de isqueiro iria arrancar a tinta (eu utilizava isso para kits sem pintar) e vi pessoal comentando de alcool isopropilico.
O Panel Line Accent da tamiya parece ser tinta a oleo, ou algo do tipo, pois tenho e uso Ecosolv ou Mineral Spirits para retirar o excesso, do mesmo modo que faço com tinta a oleo.
A tinta a óleo que uso são aquelas normais de pintura de quadro, essas aqui
Imagem
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Responder

Voltar para “Pintura”