Olá,
Estou com algumas dúvidas:
Primeiro: Se eu pintar o kit com tinta acrilica, como faço para fazer panel line e tirar o excesso dela? Eu monto kits Gundam e uso uma caneta de panel line que é acrilica se não me engano, e eu uso fluido de isqueiro para retirar as panel line, no caso iria tirar a tinta acrilica junto não?
Outra duvida: Como diluir tinta lacquer? Pois tenho sprays em lacquer e queria decantar eles para usar em aerógrafo, caso a tinta seja boa eu usaria eles para pintar, e no caso a panel line não iria ter problema dai.
Próximos Eventos Programados:
Panel line depois de tinta acrilica e diluir tinta lacquer
Moderador: Moderadores Tecnicas
- Diego Souza
- Acabei de Chegar
- Nome: Diego Fernando de Souza
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 0
- Rodrigo Maia
- Membro
- Nome: Rodrigo Maia
- Curtiram: 1 vez
Re: Panel line depois de tinta acrilica e diluir tinta lacquer
Olá Diego, não sei se ajuda, mas nos meus carros pra fazer as linhas eu uso tinta guache e removo o excesso com um pano úmido com água.
Na sua segunda dúvida não vou poder ajudar mas logo aparece o pessoal que manja das tintas pra te ajudar.
Abraço
Na sua segunda dúvida não vou poder ajudar mas logo aparece o pessoal que manja das tintas pra te ajudar.
Abraço
-
- Membro
- Nome: Alexander Vistuba
Diego, qual a marca dessa caneta?
Eu testei uma vez só com uma caneta Pigma Micron e com uma caneta de nanquim. Não gostei muito do resultado, mas talvez seja por causa do baixo relevo que era muito raso.
O que eu fiz foi passar verniz brilhante, esperar algumas horas, passar a caneta, esperar e remover com cotonete e água.
O meu problema é que removeu quase tudo. Como disse, talvez seja porque era muito rasa a linha.
Off topic agora, rapaz, crie uns tópicos com seus gundam! É algo que a gente quase não vê por aqui!!
Eu testei uma vez só com uma caneta Pigma Micron e com uma caneta de nanquim. Não gostei muito do resultado, mas talvez seja por causa do baixo relevo que era muito raso.
O que eu fiz foi passar verniz brilhante, esperar algumas horas, passar a caneta, esperar e remover com cotonete e água.
O meu problema é que removeu quase tudo. Como disse, talvez seja porque era muito rasa a linha.
Off topic agora, rapaz, crie uns tópicos com seus gundam! É algo que a gente quase não vê por aqui!!
- Sekiji
- Conselheiro
- Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
- Agradeceu: 53 vezes
- Curtiram: 42 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Diego, se a tinta é acrilica MAS você selou com verniz esmalte, na teoria não teria problemas aplicar wash acrilico, uma vez que o verniz protege a tinta abaixo dele...
Eu sempre pinto com acrilca, selo com verniz acrilico (Future) e faço wash com tinta oleo, depois removo com Ecolsolv ou Mineral Spirits, que não são acrilicas, e vai de boa
Eu sempre pinto com acrilca, selo com verniz acrilico (Future) e faço wash com tinta oleo, depois removo com Ecolsolv ou Mineral Spirits, que não são acrilicas, e vai de boa

“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
- Diego Souza
- Acabei de Chegar
- Nome: Diego Fernando de Souza
- Curtiram: 0
Rapaz, procurando sobre o assunto hoje vi gente falando para fazer panel wash com tinta enamel (esmalte). Eu estou utilizando tinta acrilica para a pintura, e provavelmente seria verniz acrilico também, que tipo de tinta oleo que você usa? Fiquei interessado! E quanto a tirar o excesso do panel line, será que fluido de isqueiro iria arrancar a tinta (eu utilizava isso para kits sem pintar) e vi pessoal comentando de alcool isopropilico.Sekiji escreveu:Diego, se a tinta é acrilica MAS você selou com verniz esmalte, na teoria não teria problemas aplicar wash acrilico, uma vez que o verniz protege a tinta abaixo dele...
-
- Membro
- Nome: Alexander Vistuba
Diego, já usei tinta acrílica para fazer o wash em cima de verniz acrílico brilhante.
Adicionei um pouco de detergente na mistura para o wash, passei nas linhas, e no outro dia tirei o excesso com cotonete úmido (não encharcado). Dá uma olhada aqui pra ver como ficou: viewtopic.php?f=28&t=12062
Usando o fluido de isqueiro, use a mesma prudência, não encharque o cotonete e não force a mão para retirar o excesso.
Adicionei um pouco de detergente na mistura para o wash, passei nas linhas, e no outro dia tirei o excesso com cotonete úmido (não encharcado). Dá uma olhada aqui pra ver como ficou: viewtopic.php?f=28&t=12062
Usando o fluido de isqueiro, use a mesma prudência, não encharque o cotonete e não force a mão para retirar o excesso.
- Sekiji
- Conselheiro
- Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
- Agradeceu: 53 vezes
- Curtiram: 42 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
O Panel Line Accent da tamiya parece ser tinta a oleo, ou algo do tipo, pois tenho e uso Ecosolv ou Mineral Spirits para retirar o excesso, do mesmo modo que faço com tinta a oleo.Diego Souza escreveu:Rapaz, procurando sobre o assunto hoje vi gente falando para fazer panel wash com tinta enamel (esmalte). Eu estou utilizando tinta acrilica para a pintura, e provavelmente seria verniz acrilico também, que tipo de tinta oleo que você usa? Fiquei interessado! E quanto a tirar o excesso do panel line, será que fluido de isqueiro iria arrancar a tinta (eu utilizava isso para kits sem pintar) e vi pessoal comentando de alcool isopropilico.Sekiji escreveu:Diego, se a tinta é acrilica MAS você selou com verniz esmalte, na teoria não teria problemas aplicar wash acrilico, uma vez que o verniz protege a tinta abaixo dele...
A tinta a óleo que uso são aquelas normais de pintura de quadro, essas aqui

“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon