O veículo

O projecto do Merkava Mk.III teve o seu inicio em Agosto de 1982 logo que os modelos Mk.II começaram a ser entregues ao exército de Israel. Muitas das características do modelo III, foram introduzidas depois de entrevistas com os tripulantes das versões anteriores do tanque. O modelo III apareceu pela primeira vez em 1989
Muitas das alterações e modificações tentaram continuar no sentido de tornar a produção do veículo independente do recurso a componentes importados, optando-se mesmo por produzir localmente alguns dos equipamentos principais, com excepção do motor.
A mais significativa de todas as modificações, é a troca do canhão da família L/7, de 105mm por um novo canhão com um calibre de 120mm chamado MG-251 e produzido pela empresa IMI.
Há informações contraditórias afirmando que o MG-251 é um canhão de concepção totalmente israelita, enquanto que outras fontes afirmam que o canhão é uma versão produzida sob licença do canhão L-44 que equipa os carros de combate Leopard-IIA4/A5 e que também equipa o Abrahams M1A1. Na verdade, o comportamento balístico do canhão é exactamente igual.
O Mk.III adoptou várias soluções que já haviam sido testadas no Mk.II, como por exemplo o morteiro de 60mm instalado internamente
A produção do Merkava-III terminou no ano de 2002, sendo o último veículo entregue no inicio de 2003 e substituido nas linhas de produção pelo Merkava-IV.
O Kit

Fotos

Só com pre-shading, ainda está sem weathering

Só com pre-shading, ainda está sem weathering

Antenas - uma pintada e a outra não

Tentativa de fazer uma Lona (1)

Tentativa de fazer uma Lona (2)

Detalhe dos Cabos de aço e das ferramentas

Detalhe das lonas ..

Superior já com 90% do weathering (falta o ferrugem e mas alguns detalhes)

Perspectiva já com 90% do weathering (falta o ferrugem e mas alguns detalhes)

Lateral - Falta weathering nos roletes (as "rodas" dos tanques, chamam roletes?..rs) e pode ser que eu de uma diminuída nas antenas (ou não..rs)

Bom é isso, acho que hoje eu termino