Vou compartilhar com vocês minha segunda montagem. Foi um P47D da Academy, o "Eileen", em baixo relevo na escala 1/72. Mas, como não podia ser diferente, montei um P47D da FAB, o C1 do Capitão Fortunato Câmara de Oliveira. Para isso usei os decais da FCM comprados no Mercado Livre da PETROHOBBY.

Fiz um teste de encaixe e o kit se mostrou fácil de trabalhar, exigindo poucos ajustes.

Iniciei pelo cockpit, pintando o interior com J. A Green (XF-13) da Tamiya. Mas pesquisando, verifiquei que poderia ter utilizado o Flat Interior Green da Italeri (4736AP). Como foi a segunda montagem, fiz um dry brush no painel de instrumentos e nos instrumentos das laterias do cockpit. O painel de instrumentos foi pintado do com Flat Black (XF-1) da Tamiya. O dry brush no painel foi feito com o Flat White (XF-2), também da Tamiya. O dry brush nos instrumentos das laterias do cockpit foi feito com o Flat Black (XF-1) da Tamiya. També arrisquei e fiz cintos de segurança para o assento do piloto com fita crepe e Durepoxi, que foram pintadas com as cores Red Brown (XF-64) e Flat Aluminium (XF-16), ambas da Tamiya. Finalizado o cockpit, fiz a sua instalação e fechei a fuselagem.








Esse kit exigiu pouca massa putty. Apliquei massa putty da Tamiya nas asas. nos bordos de ataque. Usei corretivo escolar liquido (da Bic) nas junção das peças das asas. No resto, foi trabalho de lixa e limas (da Revell). Onde tive que usar mais lixa ou lima, usei um scriber (da Revell), para refazer alguns detalhes do baixo relevo que ficaram comprometidos.






Segui para finalizar o cockpit. Pintei a parte de cima do painel de instrumentos e a alça de mira com Flat Black (XF-1) da Tamiya e usei o Flat White (XF-2), também da Tamiya no dry brush da alça de mira. Fiz o mascaramento do canopi e colei-o com cola lavável da Pritt.






Primer. Apliquei um primer branco da Tamiya diluído em terebentina da Acrilex. Arrisquei novemente fazer um pré-shading, mas usei o preto fosco da Revell, linha Aqua Color (36108).


Pitura da fuselagem. Usei o Olive Drab (XF-62) da Tamiya e o Flat Dark Ghost Gray da Italeri (4761AP). A deriva foi pintada com o Flat Yellow (XF-3) e o Flat Green (XF-5), ambas da Tamiya. Os alçapões dos trens de pouso e beguilha foram pintados com o Yellow Green (XF-4) da Tamiya, uma cor muito legal. Nessa etapa fiz o mascarameto com fira Tamiya e massa multi tack da Pritt.







Pintura das luzes de sinalização (várias). As cores usadas foram a Flat Aluminium (XF-16), Blue (X-4), Green (X-5), Orange (X-6) e Red (X-7), todas da Tamiya.





Pintura de parte menores, alçapões dos trens de pouso e bequila, parte interna da carenagem do motor, pontos duros para fixação de bombas e lançadores de foguetes (que são muito legais). Cores utilizadas foram a Yellow Green (XF-4) da Tamiya e a Flat Dark Ghost Gray da Italeri (4761AP).




Quando foi instalar os pontos duras nas asas, percebi que faltou os furos para fixar os lançadores de foguetes. Esses furos deveriam ser feitos na fase de montagem das asas, pois existem marcações internas para isso. Mas com um régua, paciência e uma mini furadeira (da Revell), o problema foi resolvido.


Agora as partes pintadas com a Gun Metal (X-10) da Tamiya, motor e metralhadoras das asas. Também pintei a parte externa da carenagem do motor com as cores usadas na fuselagem.




Pintura das bombas com Olive Drab (XF-62) e Flat Yellow (Xf-3), ambas da Tamiya.



Tinha me esquecido, tem um detalhem na parte inferior pintado em Ovivre Drab (XF-62) da Tamiya.


Agora pintura da estrutura dos trens de pouso com Flat Aluminium (XF-16) da Tamiya e do tanque de combustível externo com Chrome Silver (X-11), também da Tamiya.



Pintura da hélice, com 4 cores. A Flat Yellow (XF-3) da Tamiya e o preto fosco da Revell (36108) da Aqua Color nas pás. A Flat Aluminium (XF-16) da Tamiya no spinner e a Flat Dark Ghost Gray da Italeri (4761AP) para o cubo. Para fazer essa pintura, foram vários mascaramentos.





Pintura dos pneus do trem de pouso e bequilha. As colatoras foram pintadas com Flat Aluminium (XF-16) da Tamiya. Usei massa multi tack da Pritt para fazer o mascaramento das calotas. Os pneus foram pintados com Rubber Black (XF-85) da Tamiya. A bequilha foi pintada a mão.




Agora o verniz, apliquei o Clear (X-22) da Tamiya. Apliquei na hélice e bombas, pois vão adesivos nessas peças também. Tirei o mascaramento do canopi, pois nessa montagem não quis arriscar aplicar o verniz sobre os decais.


Os decais. Uma parte que gostei muito. Único ponto que tenho de comentário é que, reparem nas estrelas do cruzeiro do sul dentro do emblema do Brasil. Acreditem, são adesivos a parte! Então, primeiro tive que aplicar o emblema e depois aplicar o cruzeiro do sul. Difícil colocar as estrelas do cruzeiro do sul na posição correta dentro do emblema. Nessa etapa eu não foi tão criterioso.


Instalação do motor e da carenagem. Problema que tive com o meu kit. O eixo da hélice era curto, então tive que fazer uma estensao com um anel de borracha para o eixo não entrar para dentro do motor.





Instalação das demais peças (trens de pouso, bequilha, lança foguetes, bombas, tudo de pitot e tanque de combustível externo). Reparem o tamanho de uma peça de acrílico na parte de cima do canopi.



Outra observação. As portas dos alçapões dos trens de pouso e bequila não possuem pontos de encaixe.Eles são colados diretamente na fuselagem e asas, isso os torna bem sensíveis a qualquer impacto, e podem descolar.

Instalação da antena, pintada com o Olvre Drab (XF-62) da Tamiya, e colocação do cabo. O cabo foi feito derretendo e esticando parte da estrutura onde o kit vem fixado e pintado com o preto fosco da Revell (36108) da Aqua Color. Não ficou 100%, mas saiu. Não ficou bem esticado! O aerógrafo usado na pintura foi o Steula, BC 61, de 3mm.




Enfim, modelo finalizado.




