Próximos Eventos Programados:
[Concluído] Aichi E13A1 Type Zero (Jake) - Hasegawa - 1/72
Moderador: Moderadores GT
- Marcelo Loureiro
- Super Membro
- Nome: Marcelo Ferraz Loureiro
- Agradeceu: 2 vezes
- Curtiram: 25 vezes
-
- Conselheiro
- Nome: Yuri
- Agradeceu: 4 vezes
- Curtiram: 126 vezes
Re: Aichi E13A1 Type Zero (Jake) - Hasegawa - 1/72
Opa, eu sou doido pra montar algum hidro avião japonês, acompanhando com certerza 

- Marcelo Loureiro
- Super Membro
Seja bem-vindo. Eu também nunca fiz um. Vai entrar na bancada assim que eu terminar umas pesquisas, pois o interior do kit é muito pobre.YuriUB escreveu:Opa, eu sou doido pra montar algum hidro avião japonês, acompanhando com certerza
- Marcelo Loureiro
- Super Membro
Um pouquinho de história:
O Aichi E13A, codinome "Jake" para os aliados, foi o mais numeroso hidroavião de esclarecimento de longo alcance usado pela Marinha Imperial Japonesa na II GM. Ele operou a partir de 1941 até o final da guerra, mas, com as cores da Marinha Francesa, 8 exemplares operaram durante o conflito da Indochina, que se seguiu à II GM.

Em praticamente todas as grandes batalhas ele esteve presente, normalme sendo catapultado dos cruzadores e encouraçados que escoltavam os porta-aviões.
A Marinha Japonesa usava, preferencialmente, os hidroaviões de seus cruzadores como esclarecedores, preservando os grupos aéreos dos porta-aviões. Os dois cruzadores pesados da classe Tone, que carregavam 5 hidroaviões, representam bem essa doutrina. E o principal hidroavião usado foi o Aichi E13A "Jake".

Cruzador pesado "Tone", mostrando seus hidroaviões
Esse avião possuía uma tripulação de 3 elementos. Era dotado com um motor radial Mitsubishi Mk8 Kinsei 43, com 14 cilindros refrigerados a ar, que debitava uma potência de até 1080 hp. Com uma velocidade máxima de apenas 204 kt (376 km/h), não era veloz, mas, na velocidade de cruzeiro de 120 kt (222 km/h), tinha uma fantástica endurance de 14 horas de voo, podendo percorrer até 1128 nm (2089 km)! Muita coisa para um monomotor daquela época!
Foi empregado também em patrulha costeira, ligação, transporte leve e até em ataques à navegação, quando era armado com 250 kg de bombas. Podia ser equipado com dois canhões de 20 mm na barriga, além da metralhadora padrão de 7,7 mm, retrátil, que era operada pelo artilheiro a ré da cabine.

Um Jake sendo catapultado

Recolhimento de um Jake pelo seu navio-mãe, após pousar no mar
O Aichi E13A, codinome "Jake" para os aliados, foi o mais numeroso hidroavião de esclarecimento de longo alcance usado pela Marinha Imperial Japonesa na II GM. Ele operou a partir de 1941 até o final da guerra, mas, com as cores da Marinha Francesa, 8 exemplares operaram durante o conflito da Indochina, que se seguiu à II GM.

Em praticamente todas as grandes batalhas ele esteve presente, normalme sendo catapultado dos cruzadores e encouraçados que escoltavam os porta-aviões.
A Marinha Japonesa usava, preferencialmente, os hidroaviões de seus cruzadores como esclarecedores, preservando os grupos aéreos dos porta-aviões. Os dois cruzadores pesados da classe Tone, que carregavam 5 hidroaviões, representam bem essa doutrina. E o principal hidroavião usado foi o Aichi E13A "Jake".

Cruzador pesado "Tone", mostrando seus hidroaviões
Esse avião possuía uma tripulação de 3 elementos. Era dotado com um motor radial Mitsubishi Mk8 Kinsei 43, com 14 cilindros refrigerados a ar, que debitava uma potência de até 1080 hp. Com uma velocidade máxima de apenas 204 kt (376 km/h), não era veloz, mas, na velocidade de cruzeiro de 120 kt (222 km/h), tinha uma fantástica endurance de 14 horas de voo, podendo percorrer até 1128 nm (2089 km)! Muita coisa para um monomotor daquela época!
Foi empregado também em patrulha costeira, ligação, transporte leve e até em ataques à navegação, quando era armado com 250 kg de bombas. Podia ser equipado com dois canhões de 20 mm na barriga, além da metralhadora padrão de 7,7 mm, retrátil, que era operada pelo artilheiro a ré da cabine.

Um Jake sendo catapultado

Recolhimento de um Jake pelo seu navio-mãe, após pousar no mar
- Thunderbolt
- Super Membro
- Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 17 vezes
Muito legal.
Chegando para acompanhar
Enviado de meu SM-T530 usando o Tapatalk
Chegando para acompanhar

- Marcelo Loureiro
- Super Membro
O kit do avião em si não é muito detalhado e parece ter muitas rebarbas. O interior praticamente não tem detalhe algum.

Os "vidros" vieram em apenas uma peça.

As instruções e os decalques são para 3 versões. Provavelmente, farei a primeira.

Os "vidros" vieram em apenas uma peça.

As instruções e os decalques são para 3 versões. Provavelmente, farei a primeira.

- Marcelo Loureiro
- Super Membro
O detalhamento maior parece que a Hasegawa reservou para a catapulta!

Mas, em um primeiro momento, não pretendo montá-la, por uma questão até de espaço aqui em casa. Vamos ver...

Mas, em um primeiro momento, não pretendo montá-la, por uma questão até de espaço aqui em casa. Vamos ver...
- Marcelo Loureiro
- Super Membro
Seja bem-vindo Thunder!Thunderbolt escreveu:Muito legal.
Chegando para acompanhar

- Marcelo Loureiro
- Super Membro
E não é que não percebi um defeito desgraçado deste kit? Pois é... só depois de soltar as peças da fuselagem dos sprues é que dei conta que ele é todo em alto relevo!!!...

Para tudo! Vamos começar pelo redesenho dos painéis em baixo relevo...

Para tudo! Vamos começar pelo redesenho dos painéis em baixo relevo...

- Thunderbolt
- Super Membro
- Nome: Guilherme Augusto Sorrenti
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 17 vezes
Pretende rebaixar as linhas de relevo?
Acabei de fazer isso no meu X-15 da Monogram.
Ô trabalhinho chato de fazer.
Acabei de fazer isso no meu X-15 da Monogram.
Ô trabalhinho chato de fazer.