
O Sd.Kfz. 10 (Sonderkraftfahrzeug - veículo motorizado especial) foi um meia-lagarta alemão que teve uso generalizado na Segunda Guerra Mundial. Seu papel principal era como um motor principal para pequenos canhões rebocados, como o Flak 30 de 2 cm, o LEIG de 7,5 cm ou o canhão antitanque Pak 36 de 3,7 cm. Podia transportar oito soldados, além de rebocar uma arma ou trailer.

O chassi serviu de base para o Sd.Kfz. 250 transporte de pessoal blindado leve. Aproximadamente 14.000 foram produzidos entre 1938 e 1945, tornando-o um dos veículos táticos alemães mais amplamente produzidos na guerra. Participou da Invasão da Polônia, da Batalha da França, da Campanha dos Balcãs e lutou tanto na Frente Ocidental como na Frente Oriental, no Norte de África e na Itália.

A engenharia básica para todos os meia-lagarta alemães foi desenvolvida durante a era Weimar pelo Departamento Automotivo Militar do Reichswehr, mas o projeto final e os testes foram entregues a empresas comerciais com o entendimento de que a produção seria compartilhada com várias empresas. A Demag foi escolhida para desenvolver a menor das meia-lagarta alemãs e passou os anos entre 1934 e 1938 aperfeiçoando o design por meio de uma série de protótipos.

O FlaK 30 (Flugabwehrkanone 30) e sua atualização, o FlaK 38, foram dois canhões antiaéreos de 20mm usados pelas Forças Armadas da Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Era a principal arma de defesa antiaérea usada pelos alemães e foi produzido em uma variedade de modelos, sendo a mais famosa a Flakvierling 38 que combinava quatro FlaK 38s em uma única arma.



