Gostaria de compartilhar com vocês a montagem dessa aeronave britânica, o BAe Hawk T.Mk1.


Sua produção começou em 1974, tendo seu primeiro vôo em 1976, desde então fazendo parte da Força Aérea Real - RAF como uma aeronave de treinamento avançado.
Além do uso para treinamento, essa aeronave foi conhecida também para apresentações acrobáticas, fazendo parte das esquadrilhas Red Arrows (RAF) e Midnight Hawks (Força Aérea Finlandesa), como também foi exportada para Forças Aéreas de outros países, para o uso de fato militar em batalhas como, por exemplo Índia, Indonésia, Zimbabwe e Malásia, em várias versões (T1A, 50, 60, 100 e outros).






Atualmente, grande parte da frota de Hawks T Mk1 da RAF foi substituída pelo seu sucessor, o T Mk2 (Mk128), com os restantes fazendo parte do 208º Esquadrão, caracterizados pela pintura preta.
A versão apresentada pela Revell, que estou montando, é a versão comemorativa do centenário da RAF, com suas bandeiras na cor azul e amarela. Até onde pesquisei foram apenas dois aviões do esquadrão que receberam esta pintura, o de nº de Id. XX188, que é o do kit e o XX256.


O kit é simples e até relativamente fácil de montar, porém com bons e razoáveis detalhes, tirando alguns problemas que tive, que irei comentar mais a frente, está sendo bem divertido por sinal!
Montagem e pintura da cabine:

(não reparem no pequeno incidente causado por um deslize na utilização do bisturi kkkkkkk)






Preparo e pintura da parte interna da aeronave e da tubeira do jato:


Todas as tintas que estou usando são da Revell, Aqua Color. Diluídas pra aerógrafo com algumas gotas de Brilho Fácil, Revel Color Mix e água. A única excessão foram pros bancos e pro cinto de segurança, que usei a boa e velha acrilex diluída no Brilho Fácil, já que optei por deixar o canopy fechado e "lacrado". Dei umas duas demãos de verniz PU acetinado, também da Tom Colors, pra selar a pintura da cabine.
Ainda não me acertei com os primers... Porém, pra pintar essas peças usei o primer branco da Tom Colors pra uniformizar, seguido de primer Vallejo cinza (já que é impossível lixar ele sem arrancar, está me servindo perfeitamente apenas como base de aderência da pintura).
Encaixe da cabine e fechamento do corpo do avião:

Para as luzes de navegação nas asas, estou fazendo um experimento que vi num tutorial postado aqui no fórum. No tutorial, a escala era um pouco maior, onde era encaixado um "palito" de sprue, pintado com as cores das lâmpadas. No meu, portanto adaptei a idéia e apenas pintei a parte interna das luzes pra poder preencher o espaço com cola CA e posteriormente lixar. Como no momento eu não tinha tinta verde, acabei usando canetas Stabilo Fine 0.4 coloridas mesmo, já que vai ficar tudo por baixo da cola seca mesmo...


Luzes prontas (não achei que ficou um primor, mas no fim até que deu certo, nada mal pra uma primeira tentativa):


Bom... como eu disse lá em cima, tive problemas apenas com algumas peças...
Não veio, no sprue, o pod do canhão 30mm ADEN, que em tese se encaixaria na parte de baixo do avião, mesmo constando no manual. Além disso, um dos tanques auxiliares de combustível veio praticamente dividido ao meio, formando um baita buraco na montagem, talvez por defeito de fabricação na injeção do plástico. Como eu quero muito botar esses tanques na minha montagem, tive que dar um jeito na raça mesmo, com Putty da Tamiya:




Deu certo kkkkkkk Ainda ficaram algumas imperfeições nesse tanque auxiliar, que pretendo corrigir.
Enfim... Caminhando pra finalização dos tanques e dos pods de foguetes Matra (que, por falta de pesquisa, fiz uma caca tampando a parte de trás de ambas por trauma dos tanques auxiliares, pq estava oco e eu achando que também foi defeito de fabricação e no fim não era kkkkkkkk na realidade esse modelo é aberto mesmo pra permitir o escape do jato dos foguetes


Até o momento portanto, a montagem encontra-se em andamento, comigo trabalhando duro na funilaria geral...
quando tirei essas fotos, eu ainda estava trabahando no "correputty" que salvou e mto a minha vida kkkkkk


Peças do canopy lixadas com lixas 400, 800, 1500, 2000 e 2500, polidas com pasta de dente (é a 1ª vez que faço isso e fiquei MUITO surpreso com o resultado kkkkkkk) e banhadas no Brilho Fácil (vi que banhar na Future/Pledge é o recomendado, mas nossa... pagar mais de 100 pila num potinho no ML ou importar pelo eBay é "mta falta de sacanagem" e está meio fora de mão agora)



Bom... esse é o ponto que parei hoje na montagem, vou postando aqui conforme vou avançando kkkkk nesse meio tempo chegaram as Mr. Surfacers que investi e, pelo pouco que já usei, pelamordedels, são milagrosas!



Colei o canopy com cola CA (esperando uns minutos antes de aplicar pra sair o vapor e não estragar a transparência) e a Extra Thin da Ammo. Trabalhei as juntas com os Surfacers 500 e 1500, passando papel toalha levemente embebido com thinner Anjo 2900 Eco pra tirar excessos e suavizar.


(RECOMENDO: O pote de 40mL de Mr. Surfacer 1500 cinza achei no Aliexpress por R$78, frete grátis e nada além daqueles R$15 que os correios cobram pra entregar, na loja Magic Power Toy&Hobby. Chegou em 2 semanas, super rápido kkkkkkk agora como o Mr. Levelling Thinner está ainda a caminho, vindo pelo eBay, vou me virando na manha com o Anjo 2900 Eco pra diluição)
...Meu primeiro post mostrando meus trabalhos kkkkkkk espero que gostem
