
Fonte: https://www.hyperscale.com/images/revel ... ewjh_1.jpg
Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.
Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.

Fonte: https://www.britmodeller.com/forums/ind ... htfighter/
Histórico
O Me 262 ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser mais temido que o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores Junkers Jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato". Desenvolvia uma velocidade superior a 850 km/h. Apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam na fase de aterragem, tal como os outros jatos alemães ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star. Porém nunca os enfrentou, deixando o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia. Entretanto, aviões como o Hawker Tempest, o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang norte-americano enfrentaram-nos com êxito nos céus.
O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30 mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.
Histórico da versão de caça noturno do Me 262
Derivado do Messerschmitt Me 262 A, a versão B-1a/U1 foi desenvolvida para produzir um caça a jato noturno destinado a conter os numerosos ataques aéreos de bombardeiros aliados nos céus da Alemanha na última fase da Segunda Guerra Mundial. Equipado com os característicos mastros de antena do sistema Neptun em seu nariz era caracterizado por uma fuselagem para dois homens que abrigava o piloto e o operador de radar. Como a versão monoposto do Me 262 A, era movido por dois motores de propulsão a jato Junker Jumo 004-B que o levava a uma velocidade recorde, para a década de 1940, de 870 Km/h a 6.000 metros de altitude, perfazendo cerca de 150 Km/h mais rápido do que qualquer outro bombardeiro de motor a pistão aliado. Fortemente armado com 4 canhões MK 108 de 30mm, chegou às unidades operacionais tarde demais e com poucos modelos, mas rapidamente obteve um bom número de vitórias sobre os aviões aliados.

Fonte: https://forum.warthunder.com/index.php? ... -progress/
Algumas aeronaves da variante Me 262B-1a, de instrução de dois lugares foram adaptadas através da fábrica Umrüst-Bausatz com packs de equipamento como caças noturnos, com um radar FuG 218 Neptun de banda alta VHF, usando antenas Hirschgeweih ("chifres de veado") no nariz da aeronave. Estes poucos aviões foram responsáveis pela maior parte dos 13 DeHaviland DH-98 Mosquito perdidos na área de Berlin, nos primeiros três meses de 1945.

Fonte: https://www.warhistoryonline.com/milita ... l?chrome=1
A possibilidade de usar o Me 262 como interceptador noturno foi demonstrada em uma série de testes realizados em Rechlin em outubro de 1944 pelo Coronel Hajo German e o Tenente Behrens em um Me 262A-la (V056) com antenas "chifres de veado" do Liechtenstein localizador "SN-2 (FuG 220). Após testes bem-sucedidos, decidiu-se converter o Me 262B-la em um caça noturno temporário, diferindo apenas na instalação do localizador FuG 218 Neptune e do localizador de direção FuG 350 ZC Naxos. Mesmo antes do aparecimento do Me 262B-la / Ul, uma unidade experimental de caças noturnos foi formada com base no Me 262 sob o comando do Major Gerhard Stamp. Esta unidade usava táticas de "Javalis", usando Me 262A- convencional la. Era originalmente conhecido como "Team Stamp". Todos os pilotos da "equipe" eram caçadores noturnos experientes, e um deles, o tenente Kurt Welter, que teve um grande número de vitórias, mais tarde se tornou seu comandante, e parte foi renomeado como "equipe Welter". Durante fevereiro-março de 1945 , a "equipe" recebeu os dois primeiros duplos Me 262B-1a / U1, que foram utilizados para cobrir Berlim. Em abril, a unidade foi redesignada como 10./NJG 11. Permaneceu como a única unidade de caça noturna armada com o Me 262, recebendo cerca de uma dúzia de Me 262B-la/U1s.

Fonte: https://forum.warthunder.com/index.php? ... -progress/
A tática de usar caças noturnos de dois lugares previa o direcionamento de aeronaves para a formação de bombardeiros, após o que a tripulação deveria procurar alvos individuais por conta própria usando o radar de bordo.
A alta velocidade do Me-262, graças à qual Welter abateu três caças Mosquito em janeiro de 1945, era desnecessária ao atacar bombardeiros quadrimotores. Para um caça monoposto que ataca um alvo sob o feixe de holofotes, a alta velocidade se tornou mais uma desvantagem do que uma vantagem. Mesmo o Me-262 de dois lugares, no qual a velocidade foi reduzida em quase 60 km / h devido à antena de radar de Liechtenstein instalada no nariz, um lapso de tempo fazia mesmo um bombardeiro carregado de bombas, que o piloto não tivesse tempo de fazer pontaria e abrir fogo.
No entanto, as tripulações do Me-262 desenvolveram táticas próprias, correspondendo às peculiaridades de seus caças: lançavam um ataque por baixo e extinguiam o excesso de velocidade durante a subida nos últimos segundos antes de abrir fogo.
Devido sua grande velocidade os alvos prioritários do Me 262 Nightfighter eram os velozes caças bimotores Mosquitos, empregados como precurssores dos bombardeiros quadrimotores da RAF.

Fonte: https://forum.warthunder.com/index.php? ... -progress/
Performance:
Velocidade máxima: Me 262B-1a: 497 mph (800km/h)
Armamento: Quatro canhões 30mm MK 108 no nariz (dois com 100 cartuchos cada e dois com 80.

Fonte: http://asasdeferro.blogspot.com/2015/07 ... vogel.html
Fontes do texto:
Messerschmitt Me 262 B - 1a / U1, Italeri. Disponível em: https://www.italeri.com/en/product/44
Messerschmitt_Me_262, Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Messerschmitt_Me_262
Messerschmitt Me 262 Schwalbe Sturmvogel. Asas de Ferro Blogspot. Disponível em:
http://asasdeferro.blogspot.com/2015/07 ... vogel.html
Messerschmitt Me 262 b. Airpages. Disponível em: https://airpages.ru/eng/lw/me262b.shtml