Comecei a montagem deste kit da Revell pretendendo variar a minha experiência em plastimodelismo, saindo um pouco da aviação e migrando pra outras áreas, como navios, militaria e etc... Até pra aprender a lidar com washes, photo-etched, weathering mais pesado e etc.
Enfim... É minha primeira aventura no mundo das locomotivas kkkkkk

Um breve histórico deste pequeno "monstro" 4-8-8-4 retirado do wikipedia:
"Big Boy" é o apelido da locomotiva a vapor articulada, Classe 4000, construída pela American Locomotive Company (ALCO), entre 1941 e 1944, com arranjo de rodagem 4-8-8-4 e utilizada pela Ferrovia americana Union Pacific até 1959, utilizando carvão como combustível.
A frota de 25 dessas locomotivas foram usadas primeiramente na Divisão de Wyoming, para tracionar trens de carga através das Montanhas Wasatch, entre Green River, Wyoming e Ogden, Utah. Essas locomotivas foram as únicas com esse tipo de rodagem, 4-8-8-4, sendo que as quatro rodas dianteiras de seu truque, a guiavam nas curvas e davam estabilidade, seguido por dois conjuntos com oito rodas cada, unidos por braçagens e um outro truque com quatro rodas, sob a cabine, suportando esta e, sua grande fornalha.
Dizem que, enquanto uma delas estava sendo construída, um mecânico escreveu "Big Boy" a giz, na parte frontal dela, batizando-a assim, com seu lendário nome. Segundo um executivo da empresa, esta série de locomotivas, seria apelidada de "Wasatch". (...)
As "Big Boys" tinham grandes grelhas que permitiam queimar carvão betuminoso (hulha), proveniente de minas no Estado de Wyoming, das quais a Union Pacific eram proprietárias. A locomotiva nº 4005 foi convertida para utilização de óleo como combustível, mas ao contrário de um teste similar feito com as "Challengers", o resultado esperado não teria sido satisfatório devido ao aquecimento desigual na grande fornalha da "Big Boy".
O aumento dos custos com carvão e mão-de-obra, além da eficiência das locomotivas Diesel-elétricas da época, após a II Guerra Mundial, determinaram a curta vida que as "Big Boys" teriam, entretanto, essas locomotivas a vapor estiveram entre as últimas a serem retiradas do serviço remunerado. Mesmo no final de sua carreira, as "Big Boys" eram capazes de tracionar cargas em torno de 6.000 toneladas. Por várias vezes sua capacidade de tração foi avaliada, chegando a conduzir trens, regularmente, com quase 8.000 toneladas, através das montanhas Wasatch.
O último trem de carga remunerado, tracionado por uma "Big Boy", foi na manhã de 21 de julho de 1959. A maioria delas ficaram estacionadas até 1961 e quatro delas, em condições operacionais, em Green River, Wyoming, até o ano seguinte. Em seu lugar, foram utilizadas locomotivas Diesel-elétricas e as "Gas Turbine".

Bom... Um breve resumo do kit:
Ele tem uma complexidade mediana. Possui um nível razoável de detalhamento, porém não tem muitas peças nem decalques, se for levar em conta o porte do kit. O nível de detalhe se volta mais pra parte mecânica do trem, com poucas colagens... Estranhei um pouco pois estou vindo do aeromodelismo, onde praticamente tudo é colado, com poucas peças móveis kkkkkkkkk no caso do trem, a parte mecânica é só encaixes. As colagens se limitam aos chassis do trem e do vagão de carga de lenha/água, em peças únicas, com os detalhes colados portanto.
E falando em peças móveis, me surpreendi com a atenção ao funcionamento do trem... Como a grande maioria das peças desse kit são apenas no encaixe, sendo portanto móveis, então é possível movimentar o trem e visualizar uma simulação dos pistões e eixos de transmissão funcionando.
Como deixarei ele estático na prateleira, isso é bom pra, depois de tudo montado, posicionar as peças da melhor forma possível

Enfim...
Deixando o vagão de carga por último, comecei a montagem da locomotiva em 3 frentes: A mecânica, com as rodas, eixos, etc; A parte inferior do chassi, que inclui a parte interna da cabine; e a parte superior e principal do chassi, com toda os detalhes externos.
Preparo das peças com o devido lixamento e surfacer:

(Não aguentei e montei a base com os trilhos, já fui preparando tb kklkk)
Detalhe do painel da cabine:

Detalhe da junção dos trilhos (eu quis aproveitar a folga que ficou no encaixe das peças e simular uma tala de junção usando fita de mascaramento):

Após o preparo. Parti pra pintura de algumas partes...
- Como cor base, usei o Tar Black 06 da Revell (Aqua Color MUITO diluída em Aqua Color Mix e água morna, por sinal... ô tintinha grossa kkkkkk xinguei muito após entupir várias vezes o aerógrafo. Tive dificuldade mesmo usando agulha 0,5mm

- Para as partes metálicas das rodas e pistões, usei o Steel/Eisen 91, também Aqua Color Revell. Passei ainda um lápis nas bordas das rodas pra deixar um efeito mais metálico e brilhante, com o grafite.

Importante frisar que essas peças acima são todas móveis, com colagem apenas nas estruturas principais... kkkkkk
Agora, com relação à cabine, foi uma outra história... Eu quis reproduzir de forma um pouco mais realista do que mandava o manual, na medida do possível, visto a escala do modelo. Estas são imagens da cabine real das locomotivas "big boy".

Bom... Mãos à obra! Painel da cabine com pintura base em Tar Black e os registros em enamel Humbrol 100 (Matt Red). Passei Brilho Fácil para selar a pintura e dar o brilho base:

Como os bancos originais do kit não vieram com muitos detalhes, então eu quis dar uma improvisada dobrando grampo de papel pra fazer a estrutura tubular deles.

Optei por continuar pintando e detalhando a cabine, preparando essa "tubulação" separadamente... Para os verdes da cabine, usei o Mr. Aqueous Hobby Color H50 (Lime Green), por ser um verde mais batido e o H17 (Cocoa Brown) para a base dos bancos. Dei uma bela de uma empoeirada fazendo wash com Tinta a Óleo Corfix 64 (Marrom Van Dyck) + Aguarrás Mineral Spirits Acrilex e weathering com os pigmentos Rust Red + Snow White, ambos da Revell. (Esse foi meu primeiro weathering, nunca tinha feito nenhum antes kkkkkkkkkk)

Todas as partes prontas até o momento da foto:

Aqui já deu pra encaixar e colar de vez as duas metades do chassi da locomotiva, mais o painel de controle da cabine, assim como testar os encaixes gerais antes de continuar (me desculpem pela qualidade das fotos da cabine nessa etapa). Fechei todas as aberturas com fita de mascaramento e a milagrosa Pritt Multi Tack.

Bom... A parte da frente do trem pintei usando a Aqua Color Steel/Eisen, porém no pincel, por ser uma superfície que é mais desgastada e de difícil mascaramento. Mas aqui foi a hora que eu tomei uma decisão que, até agora não tenho certeza se foi a melhor e mais realista, mas que no fim ficou incrível kkkkkkkkk Para diferenciar a totalidade do chassi da parte inferior, optei por pintar tudo usando Mr. Metal Color 214 (Dark Iron)... Sério... Depois de deixar secar, polindo com um paninho macio, ficou com um efeito metálico maravilhoso que eu, depois dessa hora, quis preservar com o maior carinho kkkkkkkkk

Uma pequena falha, que só fui perceber tarde demais... os suportes para encaixe da tubulação frontal do trem vieram quebrados no sprue. Tive que improvisar:

Montagem da parte frontal do trem, que tem uma pequena passarela, com um guarda corpo e o farol. O farol do trem fiz passando uma camada de pintura alumínio (enamel) sobre a pintura preta e preenchendo tudo com cola branca PVA pra, depois de seco, ficar como um "vidro".

Colando todas as peças que faltavam, da locomotiva, assim como juntando de fato o chassi com a base e as rodas. Os trilhos já estão tb parcialmente pintados.

Hora de trabalhar no vagão de carga!

Basicamente nele fiz o mesmo esquema da locomotiva: Mr. Metal Color Dark Iron para o corpo e Tar Black/Steel Aqua Color Revell para as rodas e mecanismos... A carga de carvão deixei tb no Tar Black, fazendo um leve dry brush de Mr. Aqueous Hobby Color H54 (Navy Blue) pra tonalizar.
O único problema que encontrei foi que teve mais uma peça quebrada no sprue: uma das tubulações na parte superior traseira do vagão (não sei como se chama kkkkk), que tive que improvisar com clipe de papel cortado na medida, dobrado/curvado e colado no corpo do vagão com cola cianoacrilato. Fiz algumas correções nessa colagem com "correputty", mas não ficou perfeito pq fiquei com receio de quebrar novamente e acabar me complicando na recolagem.

Após a finalização do vagão de carga, colocar os decalques... Foi um trabalho tranquilo. Uma camada de brilho fácil (no aerógrafo, pra não pesar a mão) nas superfícies que vão receber os decalques, a aplicação, algumas demãos de Mark Fit pra fixar bem e não esconder os relevos, mais uma camada de Brilho Fácil (no aerógrafo denovo) e uma finalização com verniz PU acetinado.
Detalhe: Na área metálica da locomotiva, apenas passei uma leve camada de Brilho Fácil pra selar e proteger a pintura metálica, mas sem perder o efeito... Essa tinta Mr Metal Color risca MUITO fácil, qualquer unhada ou dedada mais firme já é o suficiente pra marcar.
A folha de decalques vem com duas opções de numeração para a locomotiva. A locomotiva "big boy" X4006 e a 4023. Por mais que o "big boy" X4006 real se aproxima mais do que eu estava pretendendo para o acabamento (aprender weathering), com relação à conservação e manutenção, optei pelo 4023. O 4023 real é super bem conservado e é peça de museu... Mas eu quero deixar ele com a cara da época, quando era de fato utilizado.

Buenas... O tempo passou e estamos na 2ª metade de janeiro...
Depois de finalizar o conjunto da locomotiva, para fazer todo o trabalho de weathering: Fiz dry brush com a Aqua Color Steel/Eisen nos relevos e quinas, apliquei os pigmentos da Revell (Rust Red + Dark Brown) com um pincel de maquiagem, nas partes mecânicas e utilizei o Mr. Aqueous Hobby Color H20 Flat Clear apenas onde apliquei os pigmentos, com aerógrafo, pra proteger o efeito.

Ainda estou pensando no que fazer com relação à diferença de tonalidade entre o vagão de carga e a locomotiva, se tento igualar de alguma forma ou deixo assim mesmo.
No momento estou neste ponto, faltando apenas trabalhar nos trilhos de base do kit kkkkkkkkk Foi um trabalhão e um longo post... Mas espero que vocês tenham gostado