
Bugatti 100p
Nova mosquinha na bancada, dessa vez uma lenda da aviação, o Bugatti 100
O Bugatti Modelo 100 foi um avião de corrida projetado especificamente para competir na Deutsch de la Meurthe Cup Race de 1939.
Ettore Bugatti começou a trabalhar em 1938 em uma aeronave para competir na Deutsch de la Meurthe Cup Race, usando motores vendidos em sua linha automotiva para co-marketing.
O engenheiro-chefe da Bugatti foi Louis de Monge , com quem a Bugatti já havia trabalhado. A Bugatti também foi abordada pelo governo da França para usar a tecnologia da aeronave de corrida para desenvolver uma variante de caça para produção em massa. A aeronave foi fonte de cinco patentes modernas, incluindo os motores em linha, os controles do misturador de cauda em V e o sistema de flap automático.
A aeronave não foi concluída e em setembro de 1939 foi escondida para não cair nas mãos dos Alemães. A aeronave permaneceu armazenada durante a Segunda Guerra Mundial. Foi vendida diversas vezes e seus motores Bugatti 50P foram removidos para restaurações automotivas. Em 1971 foi iniciado um esforço de restauração. A aeronave foi armazenada pelo Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos, depois transferida para a coleção do Museu de Aviação EAA onde a restauração foi concluída e lá permanece em exibição estática.
Uma reprodução foi construída por uma equipe de entusiastas, principalmente Scotty Wilson e John Lawson. Materiais modernos foram usados dentro do razoável, levando em consideração custo e segurança. Em 6 de agosto de 2016, a aeronave de reprodução caiu durante seu terceiro vôo de teste perto da Base Aérea Clinton-Sherman, em Oklahoma , matando o piloto, Scotty Wilson.
Existe um site repleto de fotos, dedicado a memória de Scotty Wilson e seu Bugatti:
https://bugatti100p.aero/
O kit:
Lançamento Special Hobby com molde novo 2022, o kit conta com dois Sprues de peças injetadas, canopy de alta qualidade, nenhum decalque (já que a aeronave supostamente teria uma pintura azul lisa) e algumas peças em resina.
Mas não se deixe enganar, o kit está longe do padrão atual dos moldes novos de outras marcas, e possui um aspecto extremamente "Short Run". Tipo de kit que quem é razovelmente experiente olha ainda no sprue e sabe que vai dar trabalho.
O único adicional que usarei são as máscaras da própria SH.



Para finalizar, algumas fotos:










https://www.flitetest.com/articles/the- ... here-s-why
https://www.bugattirevue.com/revue3/rev3-2.htm
https://blogs.staffs.ac.uk/aeronautics/ ... atti-100p/
https://www.rpxtech.com/blog/the-bugatt ... es-at-last
https://newatlas.com/bugatti-100p-repli ... /?amp=true
https://bugatti100p.aero/media/gallery/


