HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

[Concluído]  Bae Hawk T2 - Revell - 1:32

Moderador: Moderadores GT

MatheusDaher
Membro
Nome: Matheus Porfírio
Agradeceu: 8 vezes
Curtiram: 25 vezes

Bae Hawk T2 - Revell - 1:32

Mensagem por MatheusDaher »

Bom dia a todos, hoje iniciarei a montagem desse kit do bar hawk T2 da Revell, sinceramente estou com medo, pelo kit ser muito grande e ter muitas peças, mas vamos em frente. Abaixo segue um pouco da história desse avião.
MatheusDaher
Membro

Re: Bae Hawk T2 - Revell - 1:32

O Hawk está operacional em duas variantes muito distintas, o Hawk T.Mk 1 (e muito semelhante Mk 1A) e o T.Mk 2. Este último substituiu o Mk 1/1A na função de treinamento de voo, trazendo o pessoal para os padrões de entrada da unidade de conversão operacional de jato rápido (OCU) depois de se formar no turboélice Texan T1.

O cockpit de vidro da aeronave e a abrangente suíte de aviônica fornecem uma plataforma de treinamento a jato rápido avançado realista que, como parte do Sistema de Treinamento de Voo Militar do Reino Unido (MFTS do Reino Unido), atende aos padrões atuais e futuros. Ele permite que os estagiários sejam imersos em ambientes táticos mais complexos, 'baixando' treinamento das OCUs para o Hawk, que é muito mais econômico para voar do que o Typhoon ou F35.

Anteriormente o principal treinador de jato rápido da RAF, o Hawk T1 agora continua em serviço com o Royal Air Force Aerobatic Team (RAFAT) The Red Arrows. Com o primeiro, fornece uma montagem excepcional para acrobacias de formação e, com o segundo, fornece todos os tipos de instalações de alvo e simulação de ameaças, além de trabalhar em estreita colaboração no treinamento do Controlador de Ar Tático Conjunto (JTAC).

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... 1WmPN&s=10

Capacidade

A aviônica do Mk 2 permite simulações de muitas das funções de um caça moderno, combinadas com um extenso sistema de debrief de missão que extrai a saída máxima de cada saída. Através do link de dados da aeronave, por exemplo, retornos de radar sintético são gerados para interceptação e treinamento de manobras básicas de caça, mas nenhum radar é instalado. A capacidade de simulação a bordo também permite "quedas de armas" ar-terra, treinamento realista de guerra eletrônica (EW) contra sistemas de mísseis terra-ar (SAM) e outros cenários operacionais complexos.

No serviço RAFAT, o Hawk T1 é modificado com um sistema de geração de fumaça, enquanto pequenas alterações nos controles do motor permitem uma resposta mais imediata ao acelerador da aeronave padrão.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/imag ... g&usqp=CAU

Hawk T1 participa de vários exercícios.

HISTÓRICO DO TIPO

Em 1962, o Folland Gnat entrou em serviço para substituir o de Havilland Vampire como treinador de jato avançado da RAF. Uma aeronave de desempenho excepcional, a Gnat foi destinada a uma eventual substituição pelo SEPECAT Jaguar B, uma variante de treinamento da famosa aeronave de ataque. Mesmo quando a opção 'Jag' começou a parecer muito cara, no entanto, Hawker Siddeley estava trabalhando em seu design de treinador P.1182 como um empreendimento privado.

Em 1970, o MoD reconheceu que o Jaguar B não era viável e, em vez disso, olhou para um requisito emitido em outubro de 1968 para que um jato substituísse o treinador básico Hunting Jet Provost T.Mk 5, modificando-o ligeiramente para descrever um design avançado do treinador. O P.1182 foi escolhido em outubro de 1971, tornando-se o HS.1182 e depois o Hawk. A incursão da Jaguar não foi totalmente desperdiçada, já que uma versão sem pós-combustão de seu turbofan Adour foi selecionada como a usina Hawk. Combinado com uma fuselagem simples, mas elegante, foi um avião de alto desempenho e um treinador de qualidades excepcionais.

Transportado pelo ar pela primeira vez em 21 de agosto de 1974, o Hawk precisou de pouco ajuste antes de estar pronto para o serviço, inicialmente com 4 Flying Training School (FTS) em RAF Valley em novembro de 1976. Em 1978, havia substituído os treinadores do Gnat e, no ano seguinte, a RAFAT abandonou seus próprios Gnats em favor do Hawks, que estreou em 1980.

Com a Guerra Fria mostrando poucos sinais de descongelamento, no final da década de 1970 o governo procurou melhorar a defesa aérea do Reino Unido. Parte do requisito exigia um caça de defesa aérea local capaz de enfrentar aeronaves inimigas que haviam fugido da tela de caça Lightning e Phantom e SAMs defensivos.

O Hawk ofereceu uma base ideal para tal caça e, entre 1983 e 1989, cerca de 89 aeronaves foram modificadas para o padrão T.Mk 1A, equipadas para lançar pares de mísseis ar-ar guiados por IR AIM-9L Sidewinder, além da cápsula de arma ADEN de 30mm de linha central.

A aeronave permaneceu em treinamento regular e serviço RAFAT, seus instrutores e os 'Reds' permanecendo atualizados em táticas de caça e exercícios, ultimamente com o Tornado F.Mk 3, regularmente. Este chamado conceito de "força mista" desapareceu na década de 1990, deixando uma frota mista T1/1A como seu legado.

O Hawk entregou excelente treinamento para os pilotos Phantom, Harrier, Jaguar e Tornado, mas os graduados que se mudaram para o Typhoon não tinham experiência em cockpit de vidro. O caça bimotor é consideravelmente mais caro de voar do que um Hawk, mas os alunos estavam consumindo horas simplesmente aprendendo a trabalhar em um cockpit moderno. Havia claramente vantagens a serem obtidas ao colocar um novo treinador, com um cockpit de vidro e aviônicos avançados que poderiam baixar o treinamento da OCU.

Hawker Siddeley havia sido absorvido pela British Aerospace em 1977, este último começou a trabalhar no avançado Hawk 100 muito antes de se tornar parte da BAE Systems em 1999. Com seu motor mais potente, nova asa e fuselagem drasticamente revisada, o Hawk 100 foi uma base óbvia para uma RAF Hawk de próxima geração e, em 2004, o MoD contratou 24 exemplos do Hawk Mk 128 específico da RAF, conhecido em serviço como Hawk T.Mk 2.

A aeronave tornou-se operacional como parte de um sistema abrangente e de classe mundial de treinamento a jato rápido sob os auspícios do novo programa Advanced Fast Jet Training (AFJT), um componente pioneiro do Sistema de Treinamento de Voo Militar mais amplo do Reino Unido que agora está se concretizando. O tipo serviu em marcações de 19(R) Sqn a partir de 2009, mudando para as cores IV(R) Sqn quando a unidade foi renumerada em 2011. Desde então, o T2 e o sistema de treinamento mais amplo no RAF Valley se mostraram excepcionais, o jato oferecendo toda a capacidade solicitada e permitindo que ainda mais capacidade fosse baixada dos Typhoons de 29 Sqn do que o esperado.
MatheusDaher
Membro

Então vamos começar
Segue as fotos do que eu já fiz no kit
Primeiramente eu destaquei todas peças do cockpit que iria usar esse preto, para não precisar ficar trocando de cor no aerógrafo, então eu pintei tudo que deveria ser pintado com essa respectiva cor, então logo em seguida passei verniz brilhante da Tom em todas as peças.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
MatheusDaher
Membro

Acho que vou passar verniz fosco nas peças, acredito que fica melhor, e no manual indica isso. Tenho também que fazer um dry brush.
MatheusDaher
Membro

Estou com uma dúvida, apesar de ainda não ter chegado lá
reparei uma coisa, o decalque do painel não corresponde aos relevos dele. O que eu posso fazer, alguém tem uma sugestão.
Imagem

Imagem

Imagem
MatheusDaher
Membro

Voltei, dessa vez eu fiz um drybrush nessas peças que eu já havia pintado de preto, mas não sei se eu deixo as peças brilhantes ou se eu passo verniz fosco, vou pensar.
Imagem

Imagem

Imagem
Depois disso, eu pintei todas as peças que necessitavam de uma determinada cor ( um cinza azulado).
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Esqueci de citar, que nesse processo eu já aproveitei para mascarar o canopy.
Por hoje foi só isso, amanhã venho com mais novidades.
MatheusDaher
Membro

Voltei com mais novidades e uma dúvida. Primeira vou mostrar o que eu fiz por hoje.
Primeiramente eu passei verniz brilhante e fosco nas peças azuis que eu havia pintado ontem. Então coloquei os decalques nos painéis ( mesmo os relevos sendo totalmente diferente, eu corto os decais prontos, e vou colando nos lugares correspondentes dos relevos), também coloquei decais naquela parte do cockpit, e eu tive o mesmo problema do relevo, enfim deu certo, depois disso eu colei algumas partes do cockpit, e por hoje foi só. Fique com algumas fotos.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
A minha dúvida é se tem algum que pode fazer quando os relevos não correspondem com os decais.
MatheusDaher
Membro

Voltei com mais novidades, hoje eu terminei os assentos e terminei de montar cockpit, o resultado ficou até bom, única coisa que ficou ruim foi o HUD, tive uma pouco de dificuldade de de mexer com as peças de metal, mas fluiu. Hoje também pintei a tubeira do avião, e outra tubulação. Fique com as fotos.
Imagem

Imagem

Imagem
Essas fotos abaixo eu fiz uma simulação de como o cockpit ficaria com a fuselagem do avião colado.
Imagem

Imagem

Imagem
MatheusDaher
Membro

Uma coisa que eu aprendi nesse kit, é não ter pressa. Nos meus primeiros kits eu ficava louco para terminar, e não fazia as coisas bem feitas ( acredito que muitos modelistas já sentiram isso), porém com a montagem desse kit, eu não estou tendo pressa nenhuma, já que isso é um hobby, e não um dever que tenho que fazer. Só queria compartilhar esse pensamento que adquiri.
Valeu!!
MatheusDaher
Membro

Voltei com algumas novidades, hoje eu não fiz muita coisa, mas como alguns dizem, fechei o pastel, kkkkkk. Além de alguns ajustes que fiz, em outras peças. Aqui algumas fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
O cockpit ficou bom na minha visão de iniciante, mas se alguém quiser fazer alguma crítica iria me ajudar bastante a não errar novamente.
Responder

Voltar para “GT 40 - Royal Air Force (RAF)”