Com esse tópico estreio a minha participação "séria" no fórum (entenda-se: dividindo montagens, mostrando técnicas utilizadas, a (falta de ) habilidade do modelista e os perrengues que surgem).
A vítima da vez é o FW-190 1/72 da Revell, em uma montagem paralela nas versões A-8 e A-8/R-11.

O avião
Certamente todos aqui conhecem o FW-190, mas vale a pena detalhar um pouco mais as versões a serem reproduzidas.
A primeira se trata da variante A-8/R-11, equipada com o radar FuG217 Neptune J-20 ou FuG218 Neptune J-3, que possibilitavam a atividade de caça noturna. O modelo também foi modificado (em relação ao A-8) com abafadores de chama nos escapes do motor, diminuindo a visibilidade noturna.
Ainda mais especificamente, montaremos o Branco 9, voado pelo Oberfeldwebel (Sargento) Günter Migge, que operou no esquadrão NJGr. 10, e terminou a guerra com 8 vitórias (todas na caça noturna).
Esse avião, em particular, era equipado com o radar FuG217
Há um belíssimo perfil da ave (na versão R-11) no link abaixo:
https://luftwaffeinprofile.se/Fw%20190%20Migge.html
O NJGr 10, mesmos sendo uma unidade de combate, tinha a tarefa específica de explorar e testar novas técnicas e equipamentos de caça noturna, sendo classificado como uma unidade experimental. Foi formado em 01 de janeiro de 1944 e, em abril de 45, absorvido pelo NJG 5. O emblema do esquadrão era o Javali Selvagem (observado no perfil acima).
A versão A-8 será montada com apenas uma cor, RLM 76, encontrada em um celeiro por tropas aliadas em um celeiro em Bad Aibling, 1945. Supõe-se que ele havia sido repintando em RLM 76 para receber marcas de bombardeio, nos esforços desesperados finais da guerra, com marcações bem espartanas (perfil em alguma postagem abaixo desta).
O kit
O molde é de 1999. Nessa mesma época a Revell lançou uma série de kits de aviões WW2 na 1/72 (inclusive, tenho aqui na fila um Me-109 G-10 e um Me-262 A-1a, todos contemporâneos). São kits que classifico como "bastante honestos". Interior espartano (mas sem possibilidade de canopy aberto), exterior com bom detalhamento e encaixes bem razoáveis (mas que tem lá seus probleminhas. Veremos ao longo da montagem).
É composto de apenas três árvores injetadas em plástico cinza, e mais uma para as transparências. Não permite montagem com canopy aberto (claro, sempre é possível dar um jeito, mas seriam necessárias modificações profundas).

Os decais já sentem a passagem do tempo, mas vou arriscar com eles mesmo (uma das folhas está em estado significativamente melhor que a outra, de modo que há margem para alguns erros).

O manual é aquele típico que a Revell fazia até poucos anos atrás, em preto e branco, no formato de jornal e com aquela alquimia safada de cores deles (item que segue presente até hoje, por sinal), mas pelo menos tem a indicação do RLM das cores principais, o que já dá uma ajuda.

Outra observação: um dos kits veio com o manual com uma falha de impressão bastante severa. Apenas um dos lados fora impresso, com o outro em branco. Isso matou a "capa" do manual, diversos passos da montagem e também uma das versões. Tenho o kit há cerca de duas décadas, e só quando fui montar reparei a falha... lamentável.
Sem mais demoras, vamos para os primeiros passos da montagem.