HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

[Concluído]  FW-190 A-8/R-11 Revell 1/72 (Montagem dupla)

Moderador: Moderadores GT

henrikchaves
Novato
Nome: Henrik Chaves Gregorio
Agradeceu: 55 vezes
Curtiram: 14 vezes

FW-190 A-8/R-11 Revell 1/72 (Montagem dupla)

Mensagem por henrikchaves »

Boa noite, ilustres colegas plastimodelistas.

Com esse tópico estreio a minha participação "séria" no fórum (entenda-se: dividindo montagens, mostrando técnicas utilizadas, a (falta de ) habilidade do modelista e os perrengues que surgem).

A vítima da vez é o FW-190 1/72 da Revell, em uma montagem paralela nas versões A-8 e A-8/R-11.

Imagem

O avião

Certamente todos aqui conhecem o FW-190, mas vale a pena detalhar um pouco mais as versões a serem reproduzidas.

A primeira se trata da variante A-8/R-11, equipada com o radar FuG217 Neptune J-20 ou FuG218 Neptune J-3, que possibilitavam a atividade de caça noturna. O modelo também foi modificado (em relação ao A-8) com abafadores de chama nos escapes do motor, diminuindo a visibilidade noturna.

Ainda mais especificamente, montaremos o Branco 9, voado pelo Oberfeldwebel (Sargento) Günter Migge, que operou no esquadrão NJGr. 10, e terminou a guerra com 8 vitórias (todas na caça noturna).

Esse avião, em particular, era equipado com o radar FuG217

Há um belíssimo perfil da ave (na versão R-11) no link abaixo:

https://luftwaffeinprofile.se/Fw%20190%20Migge.html

O NJGr 10, mesmos sendo uma unidade de combate, tinha a tarefa específica de explorar e testar novas técnicas e equipamentos de caça noturna, sendo classificado como uma unidade experimental. Foi formado em 01 de janeiro de 1944 e, em abril de 45, absorvido pelo NJG 5. O emblema do esquadrão era o Javali Selvagem (observado no perfil acima).

A versão A-8 será montada com apenas uma cor, RLM 76, encontrada em um celeiro por tropas aliadas em um celeiro em Bad Aibling, 1945. Supõe-se que ele havia sido repintando em RLM 76 para receber marcas de bombardeio, nos esforços desesperados finais da guerra, com marcações bem espartanas (perfil em alguma postagem abaixo desta).

O kit

O molde é de 1999. Nessa mesma época a Revell lançou uma série de kits de aviões WW2 na 1/72 (inclusive, tenho aqui na fila um Me-109 G-10 e um Me-262 A-1a, todos contemporâneos). São kits que classifico como "bastante honestos". Interior espartano (mas sem possibilidade de canopy aberto), exterior com bom detalhamento e encaixes bem razoáveis (mas que tem lá seus probleminhas. Veremos ao longo da montagem).

É composto de apenas três árvores injetadas em plástico cinza, e mais uma para as transparências. Não permite montagem com canopy aberto (claro, sempre é possível dar um jeito, mas seriam necessárias modificações profundas).

Imagem

Os decais já sentem a passagem do tempo, mas vou arriscar com eles mesmo (uma das folhas está em estado significativamente melhor que a outra, de modo que há margem para alguns erros).

Imagem

O manual é aquele típico que a Revell fazia até poucos anos atrás, em preto e branco, no formato de jornal e com aquela alquimia safada de cores deles (item que segue presente até hoje, por sinal), mas pelo menos tem a indicação do RLM das cores principais, o que já dá uma ajuda.

Imagem

Imagem

Outra observação: um dos kits veio com o manual com uma falha de impressão bastante severa. Apenas um dos lados fora impresso, com o outro em branco. Isso matou a "capa" do manual, diversos passos da montagem e também uma das versões. Tenho o kit há cerca de duas décadas, e só quando fui montar reparei a falha... lamentável.

Sem mais demoras, vamos para os primeiros passos da montagem. :)
henrikchaves
Novato

Re: FW-190 A-8/R-11 Revell 1/72 (Montagem dupla)

Principais cores que serão usadas foram separadas e ficarão à mão durante toda a montagem:

Imagem

Peças do cockpit separadas e limpas, prontas para receber a pintura (dispensarei o primer nessa etapa por que não será necessário mascaramento). Há um pouco de rebarba em alguns pontos, mas nada crítico. Razoavelmente fácil de limpar.

Imagem

Cockpit e laterais internas da fuselagem devidamente pintadas com RLM 66 (ainda me habituando a utilizar o aerógrafo para peças pequenas, mas cada vez mais íntimo da ferramenta).

Imagem

Um pincel seco para destacar os detalhes (sem muito gasto de tempo e energia aqui, por que como já mencionado o cockpit ficará fechado - infelizmente).

Imagem

Imagem

Imagem

Essa é uma técnica que ainda preciso camelar bastante para dominar. Me bato muito. Ou sobra tinta (e não é um pincel realmente seco) ou seco demais e não revela nada... Mas por essa etapa me darei por satisfeito.

Uma das rebarbas que mencionei:

Imagem

A fuselagem fecha direitinho, mas ao juntar as asas fica um gap que vai ser bem chato de tirar. Vou pensar direitinho em como vou fazer (se uso Lazzuril bem diluída, se arrisco a bonder + cianoacrilato, ou se acho uma terceira opção).

Imagem

Também aproveitei para fechar os tanques de combustível, que colocarei em ambas as versões (tenho um certo TOC com peças sobrando...):

Imagem

Ah sim! E já fiz a primeira hgada de montagem. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Antes de fechar as asas deveria ter feito uma abertura para os canhões de 30 mm nas asas. Evidentemente corrigirei a falha, mas ainda não sei exatamente como (entenda-se: onde, exatamente, furar). Esses dois tópicos serão assuntos da próxima sessão de montagem, que, com sorte, ocorrerá amanhã.

Um ótimo fim de semana a todos e obrigado por acompanharem.
Estes usuários curtiram o post de henrikchaves:
marcio bernardi (19 Mai 2024, 18:39)
marcio bernardi
Super Membro
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 391 vezes
Curtiram: 183 vezes

Mensagem por marcio bernardi »

tenta colocar contra a luz, ja aconteceu isso comigo e deu certo.

acompanhando 👍
henrikchaves
Novato

Boa noite a todos. :) :)

Uma pausa mais longa que o planejado devido ao recebimento de visitas em casa (semana que vem estão de volta, e como perco o acesso à minha bancada, aproveitei para evoluir um pouco. Talvez até sábado tenha mais uma sessão de montagem).

O manual parece ter mais uma falha. A peça 4A, mostrada no passo 7 da montagem, parece ser bem mais fácil de encaixar entre os passos 3 e 4. Logicamente não tinha visto isso a tempo, mas consegui encaixar e (aparentemente) completar o cockpit da versão R-11 (a A-8 não conta com essa... blindagem?).

Imagem

Imagem

Também pintei as hélices de ambos os modelos. Achei um pouco claro demais. Vou ter que corrigir.

Imagem

Para os gaps nas raízes das asas usei a técnica do Lazzudur "penteado" com um cotonete embebido em acetona. Se fosse lixar ali ia perder todos os detalhes em volta.
Aparentemente ficou bem. Veremos depois de aplicar o primer.

Imagem
henrikchaves
Novato

marcio bernardi escreveu: 19 Mai 2024, 18:42 tenta colocar contra a luz, ja aconteceu isso comigo e deu certo.

acompanhando 👍
Nesse caso não rolou, Marcio. A abertura é bem na parte frontal das asas, e não aparecia de jeito nenhum. Mas consegui fazer razoavelmente bem, usando as linhas dos painéis como referência. :)
marcio bernardi (20 Jun 2024, 21:46)
henrikchaves
Novato

Nossa! Só agora vi que não atualizo o tópico há uns dois meses (mas teve mais de uma sessão de montagem nesse período). Vamos lá:

Com a primeira cor aplicada (RLM 65, Hataka) fui mascarar para aplicar o RLM 74. Não gostei muito do posicionamento da máscara, de modo que fui tirar para reposicionar e.....

Imagem

Imagem

Francamente, não sei o que houve. Talvez eu tenha aplicado "mal" o primer. Inclusive quando fui lixar um dos lados (o direito - aliás, também se usa os termos bombordo e estibordo para aeronaves?) ficou claro que o que saiu foi só a tinta. O primer por baixo permaneceu aplicado. Vai entender...

Aqui também é um bom momento para frisar: SEMPRE que usar uma tinta de marca "nova", teste muito bem TUDO o que você coloca nela. Inventei de colocar umas gotas do melhorador de fluxo da TOM Colors e a tinta talhou dentro do aerógrafo... Precisei fazer uma manutenção bastante profunda (e não muito recomendável) no meu Black Flame (e que o tirou de jogo até poucas horas antes de esse post ser atualizado).

Dei uma lixada e reapliquei o RLM 65. O resultado não foi dos piores. Abaixo já com o RLM 74 aplicado:

Imagem

Imagem

Na sequência fui aplicar o RLM 75. Usei silly putty pela primeira vez:

Imagem

Pessoal jura de pés juntos que não deixa resíduo, mas achei meio gordurosa. Sei lá...

Os RLM 74 e 75 são praticamente indistinguíveis. Não tenho certeza de por ter usado de marcas diferentes (Hataka e Talento). E uma coisa interessante: a repintura que fiz do RLM 65 TAMBÉM não aderiu direito. Quando puxei a máscara a tinta levantou e fez tipo uma bolha, mas não chegou a romper. Dei uma ajeitada com o dedo e ficou por isso mesmo (heresia, eu sei... podem me queimar na fogueira se me acharem por aí :mrgreen: )

Imagem

Depois fiz o mottling, à mão livre. Ficou perfeito? Longe disso. O lado esquerdo até que está bem ok. O direito ficou com manchas bem visíveis.... optei por não consertar (daria um trabalho imenso). Vou torcer para o verniz/decais/degaste darem uma disfarçada.

Imagem

Imagem

E estamos nesse ponto com o R-11.

A princípio nesse FDS (amanhã ou, mais provavelmente, domingo) verniz brilhante.
RicardoScouts (07 Set 2024, 14:52)
henrikchaves
Novato

Eita.... Hoje me toquei que não tinha mais atualizado o tópico, mesmo tendo fotografado as etapas de montagem. O modelo já estava nos finalmentes, então não tem muito mais etapas. Antes tarde do que nunca, vamos às fotos da montagem:

Com verniz brilhante e decais aplicados, já começam a ganhar personalidade:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E os modelos finalizados após um washed (mais pesado na versão R-11, já que o avião retratado chegou a voar - e bastante). e verniz fosco:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Finalizados no apagar das luzes de 2024.

Um feliz ano novo e excelentes montagens e 2025.
marcio bernardi (31 Dez 2024, 08:56)
marcio bernardi
Super Membro
Nome: marcio bernardi
Agradeceu: 391 vezes
Curtiram: 183 vezes

Mensagem por marcio bernardi »

parabéns pelos modelos :clap:
Estes usuários curtiram o post de marcio bernardi:
henrikchaves (31 Dez 2024, 09:33)
henrikchaves
Novato

marcio bernardi escreveu: 31 Dez 2024, 08:56 parabéns pelos modelos :clap:
Obrigado. :)

Achei o resultado simpático.
BR_TIGER_G
Super Membro
Nome: Gustavo Schmidt
Agradeceu: 0
Curtiram: 45 vezes

Mensagem por BR_TIGER_G »

Excelente resultado! :clap: :clap: :clap:

Olá amigo! Infelizmente os troféus não estão baixando automaticamente. Estamos pedindo aos participantes que enviem mensagem privada para o Conselheiro Sekiji, indicando o tópico da montagem concluída e solicitando que o troféu seja conferido.

Imagem
Responder

Voltar para “GT 38 - Luftwaffe”