magnetorj escreveu:RodrigoWhittlesey escreveu:Hudy,
Não sabia que existiam tanques em missões de paz, eu já conhecia veículos de transporte e talz; Vivendo e aprendendo...
Existem algum outro tanque em missões de paz ?
Abraço
tem sim o kfiv
O KIFV não é um carro de combate (ou tanque, como disse o Rodrigo) ou MBT (Main Battle Tank). É um Veículo de Combate de Infantaria (ou Infantry Fighting Vehicle - o K é de Korea).
Muitos MBTs são ou foram usados em missões de paz.
Aliás, pessoal, proponho que a gente padronize o uso da nomenclatura correta a esse blindados. Tanque é coisa de dona de casa, para lavar roupa.
No Brasil, emprega-se o nome Carro de Combate. O termo usado no exterior é MBT (Main Battle Tank), ou carro principal de batalha. Tanque é coisa de civil que traduziu o "Tank" como "Tanque" ou Tanque de Guerra...
Voltando aos MBTs usados em operações de paz, o Leopard II, por exemplo, teve uma versão Peace Support Operations (PSO) desenvolvida pela KMW (Krauss-Massei-Wegmann), fabricante, para uso específico em missões de paz.
O Leclerc, francês, tem a versão AZUR (Action en Zone URbane), para uso em ações de Operações de Paz.
Já os norte-americanos, desenvolveram o kit TUSK (Tank Urban Survival Kit), para uso em operações de paz em zonas urbanas.
Em resumo, embora mais raro do que o uso de IFVs e blindados sobre rodas, que possuem mais mobilidade para emprego em áreas urbanas, MBTs são também empregados.