SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Compra tributada

Fórum para Assuntos Aleatórios, típicos de um Boteco

Moderador: Moderadores Boteco

Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Compra tributada

Mensagem por Hartmann »

kleverton escreveu:Pois é....

Minha primeira pancada na RFB. :raiva: :raiva:
U$ 55,00 e taxaram... Uma put* sacan****

Para os entendidos, qual será o valor a ser pago?

Imagem
São 60% sobre o valor da nota, Frete e seguro (se houver), mais ICMS do Estado. Você vai receber uma notificação de tributação e um DARF para recolher o valor devido.
Mas isso será sobre os US$ 5 que ultrapassaram a isenção de US$ 50, acredito eu.
Para compras no exterior via correios, você só não será tributado se a encomenda for de pessoa física para pessoa física, se for presente ou se compra for igual ou inferior a US$ 50.
E é proibido adquirir produtos usados.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
peterthomasu
Membro
Nome: Peter Thomas Uebelhart Bresser
Curtiram: 0

Mensagem por peterthomasu »

Infelizmente o imposto é sobre o valor total do produto + frete, e não apenas sobre o o excedente a $50! :(
kleverton
Super Membro
Nome: Kleverton Moises

Mensagem por kleverton »

peterthomasu escreveu:Infelizmente o imposto é sobre o valor total do produto + frete, e não apenas sobre o o excedente a $50! :(
Pois é...

O Thiago já havia informado. Agora é só relaxar e curtir os kits. :oops:
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
philip
Conselheiro
Nome: Luiz Felipe Mattos

Mensagem por philip »

Senhores, eu trabalho em uma agência de importação da China, Taiwan e Tailândia, tenho um amigo lá dentro que é agente de importações, ele compra muita coisa pela internet, eu também faço isso e não me limito a comprar apenas kits, compro muita coisa. heheh

pelo que entedi conversando com ele, esse negócio de ser abaixo de USD50,00, ou de ser de pessoa física para pessoa física a encomenda, ou ainda declarar valor baixo é lenda.

é tudo uma roleta russa, funciona assim:

Os fiscais de alfândega/receita federal, não são suficientes para dar conta de verificar tudo o que passa por eles, então eles trabalham por amostragem, pegam um lote de pacotes e inspecionam, usam até raio X. então as vezes o camarada pode comprar um PS3 e declarar USD20,00 e de pessoa física para pessoa física, não adianda, o raio X pega e babaus.
alguma vezes ele inspecionam tudo, lembram da maré vermelha? pois é, as encomendas estavam demorando muito para chegar, pois eram todas inspecionadas.
outra coisa, existem dois canais pelo qual as encomendas trafegam:

Canal vermelho- mercadorias maiores, de valor declarado e valor alto, geralmente voltado a grandes volumes de importações, ou para produtos específicos. para esses a nacionalização do produto tem uma taxa maior. as vezes quando uma pessoa importa bastante mas em pequenas quantidades por vez, dependendo do produto, pode até cair em canal vermelho.

Canal verde- é o inverso, não possui uma inspeção rigorosa,

Mas o que vale mesmo para nós, importadores informais é a inspeção por amostragem. teve gente que comprou PS3 e não caiu na tributação e teve gente que fez compras com valor inferior a USD20,00 e foi tributado.
A verdade é que o critério de tributação é deles e depende do tipo do produto.
fica a dica:

Quando for importar, o melhor é declarar corretamente o valor, para não se incomodar com a RF, declaração tanto do produto, quanto do valor. as vezes as caixas são abertas para inspeção, então se o produto não for o mesmo declarado, poderá haver multa e/ou apreenção da mercadoria.

bom, a gente não faz isso com os kits, pis geralmente não são com valores muito altos ou não são de grande relevância para a RF.
Eles pegam mais mo pé dos que importam eletrônicos, roupas e acessórios.

o IOF é 60% do valor do produto pelo que sei, se o valor declarado não é o mesmo do produto, eles utilizam o valor do produto nacionalizado como referência para a cobrança desse imposto. para que isso não ocorra, o importador deve apresentar um documento comprovando o valor do produto que foi importado, para que o IOF seja calculado com base no valor correto.
Por isso, dependendo do tipo de coisa que se for importar, é importante que seja declarado o valor real.

vou contar uma cosia que meu colega me contou que aconteceu.
um homem estava vindo dos EUA com mercadorias, uma pessoa pode trazer até USD300,00, dependendo do tipo de produto. Esse homem comprou USD10.000,00 em óculos com marcas razoáveis, e declarou que a mercadoria toda valia USD200,00. acontece que houve uma desconfiança por parte dos fiscais que fizeram uma inspeção rígida, eles falaram a esse homem que tudo valia os 10K e pediram para ele pagar IOF sobre esse valor todo, como ele não pode parar, a RF apreendeu a mercadoria e ele teve uma perda enorme.

espero ter ajudado.
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

peterthomasu escreveu:Infelizmente o imposto é sobre o valor total do produto + frete, e não apenas sobre o o excedente a $50! :(
O que é um verdadeiro absurdo, considerando que a isenção, a que qualquer brasileiro tem direito em compras pelos Correios, é de até 50 dólares. Devia ser apliacada a mesma regra de quando você traz produtos do exterior, acima do limite de US$ 500, quando você paga o imposto sobre o que exceder os US$ 500.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Motta
Conselheiro
Nome: José C. N. Motta Jr.
Agradeceu: 47 vezes
Curtiram: 29 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48

Mensagem por Motta »

Não é absurdo não, é normal.
Aqui na Inglaterra eu fui pego pela "RF" deles e tive que pagar imposto, o famoso VAT. Aqui a regra é um pouco diferente, acima de 15 libras, se não me engano, pode ser que vc tenha que pagar o VAT (incluindo o frete).
Acima de 135, vc paga o VAT mais uma taxa de importação, e assim vai conforme o valor vai subindo. Quis economizar 30% comprando dos EUA, e acabei pagando com o imposto, um pouco mais caro se tivesse comprado aqui.
A única coisa interessante é que todas as vezes que fui taxado no Brasil, eu nunca paguei a taxa sobre o valor do frete, sempre foi sobre o excedente do produto. :pensando:
Já se vc vem de viajem para a Inglaterra acho que o valor são 10.000 libras para produtos gerais e 1000 para perfumes e jóias... Não me lembro ao certo.
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta

Imagem

www.youtube.com/@HomemConservador
kleverton
Super Membro
Nome: Kleverton Moises

Mensagem por kleverton »

Pessoal.

PAGUEI APENAS R$ 38.50, ufaaaaaa!!! :?

Ah! Perguntei à moça dos Correios sobre este valor mínimo de importação (U$ 50,00). Ela me disse que não procede, tudo depende se caírmos na amostragem e não em um valor pré-determinado.
Ela me informou que tem gente pagando imposto sobre compra de valores baixos...

Postarei as fotos à noite.
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
philip
Conselheiro
Nome: Luiz Felipe Mattos

Mensagem por philip »

kleverton escreveu:Pessoal.

PAGUEI APENAS R$ 38.50, ufaaaaaa!!! :?

Ah! Perguntei à moça dos Correios sobre este valor mínimo de importação (U$ 50,00). Ela me disse que não procede, tudo depende se caírmos na amostragem e não em um valor pré-determinado.
Ela me informou que tem gente pagando imposto sobre compra de valores baixos...

Postarei as fotos à noite.

Pois é amigo, foi conforme eu havia falado no texto acima, acho que escrevi de mais e o pessoal não quis ler, mas é isso mesmo...

que bom que você pagou somente isso. vamos aguardar as fotos. :mrgreen:
NightRider
Conselheiro
Nome: Luis
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 52 vezes

Mensagem por NightRider »

Essa história de US$ 50,00 não procede mesmo pois em um passado não muito distante, fiz uma compra que, somando valor do bem + frete eram US$ 47,00 e fui taxado em 60%... Me lembro que existia, há muitos anos atrás, uma Instrução Normativa da Receita Federal que determinava que encomendas internacionais entre pessoas físicas com valor igual ou inferior a US$ 50,00 não seria tributado. Mas como IN não é lei mas mera norma de procedimento interno, a grande maioria dos auditores-fiscais a ignorava. O jeito era você pedir a revisão do lançamento do tributo, mas como demorava a pessoa desistia da idéia.

No meu caso, menos mal, pois somando o preço + frete + imposto (US$ 75,20 ou cerca de R$ 150,00) ainda eu tinha tido ganho, pois o kit em questão não era fácil de ser encontrado no Brasil e quando isso ocorria seu preço era de cerca do dobro do que eu paguei.
Motta
Conselheiro
Nome: José C. N. Motta Jr.
Agradeceu: 47 vezes
Curtiram: 29 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48

Mensagem por Motta »

Mas qdo vc compra de loja, vc pode ser tributado de qualquer maneira, oras bolas!
Pessoa física é uma coisa, loja é pessoa jurídica!
O phoda é que o brazuca quer dar balão de tudo é que é jeito, por isso nossa palavra não vale nada! Nós pedimos para loja dizer que é pessoa física, pedimos nota com valor mais baixo e o escambáu...
Aí quem faz tudo certinho e cai na amostragem da RF paga pelo fato de outros "espertos" darem o golpe... é chato, é! Mas é a realidade, a palavra do brasileiro não vale de nada pq nós fizemos por onde! Todos pagam pelo erro/crime de poucos... afinal temos o que merecemos... olha o esquema do Lula com a secretária...
Pq vc acha que existem tantos cartórios no Brasil??? Pq além de nossa palavra não valer de nada, nossa assinatura também não vale... :thumbdown:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta

Imagem

www.youtube.com/@HomemConservador
Responder

Voltar para “Conversa Fiada”