Fala Bvila, obrigado pela visita
Então os amaciantes de decais,funcionam da seguinte maneira: o Micro Set, serve para preparar a área para colar o decal, em superficies que não estão devidamente "lisas" como por exemplo aplicar direto sobre tinta fosca, além de servir para dar aderência ao mesmo, e também serve para remover decais recém-aplicados (ainda não secos), mas que não ficaram na posição legal, ahh e serve muito bem para aqueles decais velhos quase sem cola, ajuda bastante a fixa-los.
Já o Micro SOl, serve para amaciar, e moldar o decal em qualquer superfície irregular, como altos e baixos relevos nos kits, curvas, cantos com angulações como 90º e outras, ele ao secar dá a impressão que "funde" os decais na pintura, você olha e não percebe que são decais, somente contra a luz que se vê suavemente a marcação do filme, e depois de selado com verniz desaparece, isso elimina o silvering

.
Eu como antes dos decais passo BF, quase não uso o Micro Set, mas o Sol sempre estou utilizando, aplico antes do decal com um pincel, coloco o decal, arrumo a posição, aguardo um minuto, e com um pincel com Micro Sol, passo cuidadosamente em cima dos decais, ele começa a enrugar, é um processo normal, depois repito o processo mais algumas vezes, até o momento não tive problemas com decais se desintegrando (usei em decais da hobbyboss e airfix velho).
Comprei os meus na SprueBrothes la da terra do Tio Sam, é bem mais barato que aqui.
Dica: Tem modelista que usa cotonete, eu preferi usar pincel, pois evita alguns fios do algodão que se desprendem do cotonete e fica preso no decal, aprendi essa em um tutorial de um japonês
Espero ter conseguido explicar, qualquer coisa estamos aê.
Abraços