Master-Model

Próximos Eventos Programados:

[Bancada]  Chevrolet amazona 1961

Fórum dedicado aos modelos de Veículos que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Veículos

herrerajairo
Novato
Nome: JAIRO HERRERA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Chevrolet amazona 1961

Mensagem por herrerajairo »

Bom dia para todos! Este é meu primeiro tópico e espero poder contribuir e aprender nesta comudidade.
Estou tentando fazer uma miniatura 10/1 da minha chevrolet amazona 1961, é o primeiro projeto brasileiro da chevrolet e enfim, tive a idéia de fazer uma miniatura pra deixar em casa, mas daí me empolguei em fazer um rádio controle. A grande questão é: que material utilizar, qual o processo?
Imagino quanta gente não cai de para quedas por aqui fazendo as mesmas pergundas, mas confesso que já dei uma garimpada e não encontrei dicas sobre materiais ou procedimentos.
Vejo miniaturas feitas manualente com um nível de detalhe e ccabamento que eu não faço idéia de como se consegue, impressionante
Até então meus experimentos foram fazer uma peça em plastilina, mas na tentativa de tirar um molde em gesso tive problemas. a Idéia seria tirar uma peça em gesso para depois fazer um vacum form, mas, não tive resultados muito bons com plastilina.
Acredito que tenha que fazer esta peça dividida em 2 ou 3 partes para que consiga retirar do vacum form (ângulos negativos)...
Pensei também em fazer uma impressão em 3D... mas pra isso dependeria de modelar em 3D (coisa que nao sei (pra depois conseguir orçar...sei que tb não seria barato...

Seguem fotos da barca, de desenhos das vistas e de onde eu cheguei com a plastilina.
ah, esse modelo ficará com aproximadamente 55 cm de comprimento
Também segue um link muito inspirador de um cara que faz uns carros de rádio controle muito legais, vídeo mostrando todo o procesos dele[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=a_Dvap18PLc[/youtube]

Também fiquei muito tentado em fazer como no vídeo, mas o formato da chevrolet é muito mais ondulado. Enfim....

ABRAÇOS!
538539540
bruno souza
Membro
Nome: Bruno Souza

Re: Chevrolet amazona 1961

Mensagem por bruno souza »

Boas Jairo!

Belo projeto tens em mãos! Então, existem muitas opções, mas a mais simples que eu acho seria sair para o scratchbuild, que acha? Seria basicamente imprimir em papel os desenhos das partes, colar em cima de uma chapa de poliestireno, cortar... eu sugiro algo com 2mm para essa escala e ir montando as peças. Acho que o corpo deveria ser montado em separado dos paralamas. Quanto aos arredondados poderia aplicar epoxi e lixar.
Bem, é uma saída, alem de que o peso seria bem mais leve, eu acho.
Espero ter sido de valia...

Na net tem muita materia a respeito do asunto.

Grande abraço e muito sucesso!
herrerajairo
Novato

Oi Bruno!!!!
Poxa cara, que legal, nada como a experiiencia, nunca passaria pela minha cabeça esse processo!! As curvas seria na base da massa?

Ouvi falar que tem algo com folhas de fibra de vidro também, tem idéia como seria isso?
Brigado pela ajuda!!
fernandomachado13
Super Membro
Nome: Fernando Machado

Mensagem por fernandomachado13 »

Opa de olho nesta empreitada ...
ABRAÇOS
Bozo
Membro
Nome: Adones Langaro
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Cord 812 Supercharged 1937 - Monogram - 1/72 GT 01 - Pole Position - Montagem: Chevy 55 Pro Sportsman - Revell 1/25 GT 01 - Pole Position - Montagem: Channellock Sprint Car - Revell 1/24 GT 01 - Pole Position - Montagem: Monster Jam - Teenage Mutant Ninja Turtle - AMT 1/25 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Munsters Koach - 1/25 AMT GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: Le Sabertooth 5000 - Lindberg - 1/20 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Drag-u-la  (The Munsters) - AMT - 1/25 GT 18 - Carros de Filmes - Montagem: Christine - Plymouth 1958 - AMT - 1/25 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Stutz Racer 1914 - Lindberg - 1/16

GTs em Andamento:
GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Tijuana Taxi - 1/24 Monogram (2013)

Mensagem por Bozo »

Opa,

vou estar de olho nesse desafio também!
:thumbup: :thumbup: .......
Abraxx
Adones
Imagem

"Eu faço o que eu gosto e não o que os outros gostariam que eu fizesse."
Oscar Niemeyer
herrerajairo
Novato

EU TAMBÉM!!!!!
HAHAHAHAHAHA

Sério galera, o que vocês puderem me dar de referências como forma de trabalhar, eu agradeço MUITO!!

Viram o vídeo do Youtube que postei? o que vocês acharam do processo?
bruno souza
Membro

Boas Jairo!

Então... Sendo scratch os arredondados ficam por conta da massa sim. Você faria as estruturas bases e o resultado ficaria meio "quadradão" e depois aplicando a massa e lixando o bicho vai tomando forma. É uma opção.

Outra opção mais sofisticada é a modelagem 3d. Claro, não precisa ser compuitadorizada, fica carinho. Mas podes modelar esculpindo em madeira de maneira a obter um prime sólido com várias peças como o capô, teto, paralamas, parachoques, bancos... tudo separado e fazer moldes em silicone, esquece o gesso. Depois de moldados, você desmontra e aplica resina e forma as peças como se fosse um kit para depois ser colado.

Enfim é uma discussão pra lá de complexa, como que tipo de silicone, catalizador, tipos de resina tem um monte... Mas se morar em apartamento ou for alergico esquece essa tbm ou se tiver bichos em casa ou crianças... As resinas em geral são super tóxicas, com um cheiro terrivelmente forte, além de ser vendidas de maneira controlada, tipo remedio tarja preta, algumas "corroem" a "gordura" que reveste o cerebro como as de poliester que seria a mais indicada neste caso, só para ter uma ideia.

Passado o susto, creio que muitos amigos do forum podem lhe ajudar nesta empreitada, bem como poderão explicar melhor o lance do sicone+resina e desmistificar e repara o dano que eu causei... :lol:

No mais, a medida que for lembrando alguma coisa posto pra vc!

Grande abraço!
bruno souza
Membro

herrerajairo
Novato

Oi Bruno!! Valeu mais uma vez, ainda estou no torpor da resina, mas consegui ler tudo até o final, ahahhaha
Acho que trabalhar as peças de forma independente seria o ideal, considerando que poderei reproduzir novas peças no futuro, ainda mais considerando que esse carro tem mais 3 variações (furgão fechado - corisco, pickup - Brasil, Pickup cabine dupla - Alvorada) todas são a mesma frente! Além disso tem a vantagem de poder fazer ajustes isoladamente...
Você indica algum outro material além da resina? algo que pudesse suportar um pouco de impacto e que não fosse muito pesado? Uma vez me falaram sobre folhas de fibra de vidro, que poderiam ser aplicadas em um molde (mas daí acho que teria que ser rígido, né?) Considerando que isso vai virar um rádio controle e provavelmente vai receber impactos...

é cara, eu vi seus links... ainda não entra na minha cabeca como se consegue tanta precisão e qualidade de superficie e acabamento, linhas, curvas e encaixes impecáveis, essa scania ficou demais!!!!!
Mas todas essas superfícies são cinzar por que são durepox?

Tem alguma massa mais indicada?

Brigado pelas dicas!!
herrerajairo
Novato

Bruno e pessoal, vocês conhecem essas massas de modelagem?

Estou pensando em fazer bases de isopor e revestir com essas massas, trabalhando em pecas seaparadas para fazer molde. Essa massa tem uma resistência que permite tirar molde, não é "mole", mas também não seca

http://www.dimclay.com/
Responder

Voltar para “Veículos”