Vou começar mais um projeto e vai ser um prazer dividir o processo todo aqui com vocês.
Desta vez escolhi um modelo de artilharia, mas com autopropulsão, por um motivo muito simples - vi esse kit na loja e achei muuuuito bacana!!!







Vamos ao que interessa:
História da M12 GMC

(M12 dispara através do rio Moselle, na França, 1944)
No início de sua participação na Segunda Guerra Mundial, o Exército dos Estados Unidos enfrentou dificuldade em mover a sua artilharia na mesma velocidade de seus blindados e sua infantaria. Daí a idéia de criar armas de auto-propulsão para fornecer suporte contínuo para as unidades de combate, reforçando seu poder de fogo em fases fixas ou defensivas.
Para isso, os norte-americanos decidiram reutilizar o chassis do tanque M3 Lee / Grant e instalar sobre ele um canhão M1 de 155 milímetros (M1917, M1917A1 ou M1918, dependendo da disponibilidade).
O projeto foi quase cancelado, mas o Departamento de Material Bélico dos EUA manteve seus esforços bem-sucedidos e a produção da arma começou em 1942. O veículo foi então chamado M12 Gun Motor Carriage (GMC - melhor traduzido como Canhão de Auto-Propulsão). Na parte traseira do chassis, uma lâmina de aço foi instalada de modo a proporcionar uma melhor ancoragem do veículo durante o disparo. Um dos inconvenientes do projeto é que ele podia armazenar apenas dez projéteis completos a bordo. Um trator foi criado para transportar mais conchas: o M30 - idêntico ao M12 mas sem o canhão e com estrutura para armazenagem de até 40 cargas de munição, mais uma metralhadora Browning M2 de 50mm.
Durante a preparação do desembarque na Normandia, 74 M12 GMC foram montados a fim de serem contratados nos 258º, 557º, 558º, 987º e 991º batalhões de artilharia. Eles deram um apoio substancial para a Força Expedicionária Aliada e foram envolvidos nos combates na Europa até a rendição da Alemanha em 8 de maio de 1945.
Algumas fotos do nosso amigo em ação:



Uma curiosidade: apenas 100 unidades do M12 foram produzidas, entre 1942 e 1943, e o único exemplar ainda existente está hoje no Fort Sill / EUA:


O Kit da Academy:
O kit da Academy vem disposto em 06 sprues, mais a carroceria superior e inferior e as duas esteiras em peças únicas. Parece muito bem feito, mas vamos ver como é de verdade ao longo da montagem:

O manual também parece bem detalhado e vem com uma rápida descrição histórica do modelo, seguida por 07 páginas com um total de 15 passos de montagem.

Ele vem com alguns conjuntos de decalques diferentes. Escolhi o da "Avant le Char de Mort" - "Avante carruagem da morte" - MEDO!



E encontrei uma foto real dele em ação!

Agora é meter a mão na massa! (ou na cola e tinta, rsrs)
Abraço galera!