Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

Desistindo no primeiro obstáculo......ou não....

Fórum para Assuntos Aleatórios, típicos de um Boteco

Moderador: Moderadores Boteco

João Pedro
Membro
Nome: Joao Pedro Lamoza Neto
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: Desistindo no primeiro obstáculo......ou não....

Mensagem por João Pedro »

Acho que minha história no plasti é comum a vários outros modelistas, como pude ver no relato do Hartmann. Também montei kits comprados em papelarias, supermercados quando era garoto. Babava nas prateleiras mas na época não tinha recursos pra comprar kits a toda ora, nem conhecimento para fazer o que hoje fazemos. Pintava algumas peças com Coralit a pincel, juntava as peças sem muita destreza mas ficava contente com o modelo pronto!

Sou apaixonado por Lamborghinis e logo que retornei ao hobby em 2007, um dos primeiros kits que comprei foi uma Diablo da Fujimi. O kit abre as portas, tem ótimo interior e um motorzinho injetado numa banheirinha que até dá boa impressão. Fui com sangue nos olhos pra fazer o kit, caprichei no chassi, interior e motor. Aí resolvi fazê-la numa cor de arrebentar, usei a técnica do Verniz Vitral Acrilex e mandei um roxo sobre prata brilhante! Cara, o carro tava um show!

Imagem

Bem, a pintura ficou frágil, começou a lascar nos cantos. Então resolvi jogar na acetona para retirar a tinta e refazer a pintura. Percebi que a acetona agrediu um pouco o plástico mas nada traumático. Refiz e não gostei do andamento, então toca retirar a tinta de novo. Joguei na acetona de novo. Que desgraça! O plástico não aguentou e a carroceria empenou todinha! Soltei até palavrão que nem eu conhecia!!! Quase joguei tudo fora, ia vender as tralhas todas pois havia detonado o kit que eu mais tinha carinho. Não teve jeito, perdi a carroceria, o kit está fora de catálogo, raramente encontro uma destas para vender e tentar recuperar o kit ou refazer sem as devidas C@G@D@S!

Mas, depois de um tempo resolvi continuar, ter paciência, aprender com os erros e ir aprimorando as técnicas com conhecimentos adquiridos com amigos, dicas de foruns, empirismo, etc.

A lambo tá lá guardada. Já penso em pegar uma destas de algum amigo, copiar a carroceria em resina e tentar fazer a coisa direito. Enquanto isso, outros kits estão aí, prontos, continuo me divertindo com a brincadeira! O hobby é isso, a cada kit percebemos nossa evolução, as vezes damos umas derrapadas e logo retomamos a mão, aprendemos a ser pacientes, aprendemos qual o nosso tempo, nossas limitações. E na perseverança vamos vencendo, assim como no cotidiano, na nossa vida.

É isso aí!

Forte abraço a todos!
Paulão - Tchwrma
Super Membro
Nome: Paulo Ricardo Pereira

Mensagem por Paulão - Tchwrma »

Eu já tive inúmeros percalços, nessa vida de modelismo. Mas em nenhbum deles eu sequer cogitei desistir. Ja quase atirei o kit na parede, mas desistir, nem em sonho...
Só pra exemplificar, um caso parecido com o do João Pedro.
Eu comprei no Ebay um BF109 1/32 Hasegawa iniciado e com vários acessórios de resina, inclusive uma conversão pra fazer do 109G um "F", toda em resina. Junto veio uma decal com os aviões do Ás Hans Joachin Marseille. Quando surguiu a oportunidade peguei o kit e caprichei. apliquei algumas técnicas de envelhecimento recem aprendidas. Enfim, fiquei muito satisfeito com o resultado do kit.

Imagem

Imagem

Imagem

Aí, na véspera do Open do IPMS-RIO do ano passado, notei que as decais tinham craquelado completamente, inutilizando o kit.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na hora, não fiz nada. Depois removí a tinta e repintei, dessa vez em outrta versão dos aviões do ás, para aproveitar as decais. Mas não gostei da pintura, e joguei num canto, sem decalizar. Mais adiante um colega me cedeu as decais da mesma versão que eu tinha pintado no início, da Hasegawa, que sobraram no kit dele.
Aí, em novembro, removi a tinta outra vez e repintei com as cores da 1ª tentativa. E consegui um resultado quase tão bom quanto o da 1ª vez. Apliquei as decais e envernizei. só tive um probleminha. As decais inferiores(Balkenkreutz) rasgaram e eu tive que utilizar as da minha folha de decais.
Levei o kit pra Sampa e voltei com uma medalhinha.....

Imagem

Mas a coisa ainda não acabou: Esses dias eu fui olhar o kit e quase caí da cadeira: As decais inferiores estavam craqueladas..... de novo..... :espantado:
Deve ser um defeito da folha que eu usei desde o início...

Ainda não sei o que vou fazer.....Mas desistir, nunca!
abraços,
Paulão.
------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" - Emmanuel
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

João Pedro escreveu:Acho que minha história no plasti é comum a vários outros modelistas, como pude ver no relato do Hartmann. Também montei kits comprados em papelarias, supermercados quando era garoto. Babava nas prateleiras mas na época não tinha recursos pra comprar kits a toda ora, nem conhecimento para fazer o que hoje fazemos. Pintava algumas peças com Coralit a pincel, juntava as peças sem muita destreza mas ficava contente com o modelo pronto!

Sou apaixonado por Lamborghinis e logo que retornei ao hobby em 2007, um dos primeiros kits que comprei foi uma Diablo da Fujimi. O kit abre as portas, tem ótimo interior e um motorzinho injetado numa banheirinha que até dá boa impressão. Fui com sangue nos olhos pra fazer o kit, caprichei no chassi, interior e motor. Aí resolvi fazê-la numa cor de arrebentar, usei a técnica do Verniz Vitral Acrilex e mandei um roxo sobre prata brilhante! Cara, o carro tava um show!

Imagem

Bem, a pintura ficou frágil, começou a lascar nos cantos. Então resolvi jogar na acetona para retirar a tinta e refazer a pintura. Percebi que a acetona agrediu um pouco o plástico mas nada traumático. Refiz e não gostei do andamento, então toca retirar a tinta de novo. Joguei na acetona de novo. Que desgraça! O plástico não aguentou e a carroceria empenou todinha! Soltei até palavrão que nem eu conhecia!!! Quase joguei tudo fora, ia vender as tralhas todas pois havia detonado o kit que eu mais tinha carinho. Não teve jeito, perdi a carroceria, o kit está fora de catálogo, raramente encontro uma destas para vender e tentar recuperar o kit ou refazer sem as devidas C@G@D@S!

Mas, depois de um tempo resolvi continuar, ter paciência, aprender com os erros e ir aprimorando as técnicas com conhecimentos adquiridos com amigos, dicas de foruns, empirismo, etc.

A lambo tá lá guardada. Já penso em pegar uma destas de algum amigo, copiar a carroceria em resina e tentar fazer a coisa direito. Enquanto isso, outros kits estão aí, prontos, continuo me divertindo com a brincadeira! O hobby é isso, a cada kit percebemos nossa evolução, as vezes damos umas derrapadas e logo retomamos a mão, aprendemos a ser pacientes, aprendemos qual o nosso tempo, nossas limitações. E na perseverança vamos vencendo, assim como no cotidiano, na nossa vida.

É isso aí!

Forte abraço a todos!
João, a melhor dica que recebi para reforma de kits, para retirar a pintura: mergulhar o kit por alguns dias em uma vasilha com fluido de freio. Sai tudinho e não agride ao estireno! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
João Pedro
Membro
Nome: Joao Pedro Lamoza Neto

Mensagem por João Pedro »

Pois é Hartmann, eu conhecia essa técnica do fluído de freios, mas a ansiedade de querer fazer a coisa rápida foi meu erro. Da primeira vez que removi a tinta na acetona, em 15 minutos o kit estava no plástico. Achei que o plástico aguentaria uma segunda remoção.

De agora em diante, uso acetona apenas para remover tintas de algumas peças, principalmente as cromadas. Para carrocerias, só uso o fluído de freios.

Mesmo assim, valeu a dica!

Forte abraço!
shepard
Super Membro
Nome: shepard
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por shepard »

Paulão - Tchwrma escreveu:Eu já tive inúmeros percalços, nessa vida de modelismo. Mas em nenhbum deles eu sequer cogitei desistir. Ja quase atirei o kit na parede, mas desistir, nem em sonho...
Só pra exemplificar, um caso parecido com o do João Pedro.
Eu comprei no Ebay um BF109 1/32 Hasegawa iniciado e com vários acessórios de resina, inclusive uma conversão pra fazer do 109G um "F", toda em resina. Junto veio uma decal com os aviões do Ás Hans Joachin Marseille. Quando surguiu a oportunidade peguei o kit e caprichei. apliquei algumas técnicas de envelhecimento recem aprendidas. Enfim, fiquei muito satisfeito com o resultado do kit.

Imagem

Imagem

Imagem

Aí, na véspera do Open do IPMS-RIO do ano passado, notei que as decais tinham craquelado completamente, inutilizando o kit.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na hora, não fiz nada. Depois removí a tinta e repintei, dessa vez em outrta versão dos aviões do ás, para aproveitar as decais. Mas não gostei da pintura, e joguei num canto, sem decalizar. Mais adiante um colega me cedeu as decais da mesma versão que eu tinha pintado no início, da Hasegawa, que sobraram no kit dele.
Aí, em novembro, removi a tinta outra vez e repintei com as cores da 1ª tentativa. E consegui um resultado quase tão bom quanto o da 1ª vez. Apliquei as decais e envernizei. só tive um probleminha. As decais inferiores(Balkenkreutz) rasgaram e eu tive que utilizar as da minha folha de decais.
Levei o kit pra Sampa e voltei com uma medalhinha.....

Imagem

Mas a coisa ainda não acabou: Esses dias eu fui olhar o kit e quase caí da cadeira: As decais inferiores estavam craqueladas..... de novo..... :espantado:
Deve ser um defeito da folha que eu usei desde o início...

Ainda não sei o que vou fazer.....Mas desistir, nunca!

O paulão faz milagres com suas pinturas craqueladas.....após os ajustes... o faz tão bem que medalhas coroam os belíssimos resultados....
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Responder

Voltar para “Conversa Fiada”