Master-Model

Próximos Eventos Programados:

Desistindo no primeiro obstáculo......ou não....

Fórum para Assuntos Aleatórios, típicos de um Boteco

Moderador: Moderadores Boteco

shepard
Super Membro
Nome: shepard
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 0

Desistindo no primeiro obstáculo......ou não....

Mensagem por shepard »

Amigos..... Como na vida, o modelismo nos leva sempre a momentos de decisão e, muitas vezes forçando alguns a desistir.....

Por isso, não acho muito bom, os "novatos" , por achar que nas primeiras pinceladas irão atingir resultados putaqueparivelmente fodasticos....muitas vezes falsamente elogiados ou iludidos, por comentários que de nada iriam acrescentar, acabam por desisitir...

A persistência é o caminho e, críticas quando construtivas daqueles que sabem o que estão falando são mais do que bem vindas....

Assim, gostaria que cada um contasse aqui, erros e acertos, momentos em que quase jogaram tudo pro alto e foram ao cinema....

Abraços

Shep
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Marushio
Super Membro
Nome: Marushio Desu
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: VIVA A LIBERDADE - "best wishes" - 1/35 - bravo 6

Re: Desistindo no primeiro obstáculo......ou não....

Mensagem por Marushio »

boa shep.

Como ainda tou começando, são normais os tropeços.

mas um dos piores, foi colar errado várias partes do SH60B :oops:

muuuuuuuuuiiiiiiito putty, e não alinha o canopi. :chorando:

hoje em dia que tou com alguma noção pra pensar em corrigir :rir_muito:
----–--------------------------->
Rock n roll \m/

Resgate do baleeiro
viewtopic.php?f=27&t=84
Andre L B Ferro
Super Membro
Nome: Andre Ferro

Mensagem por Andre L B Ferro »

Estou seriamente tentado a abandonar o projeto do A4 Argentino porque só fiz cagada na pintura. Acho que para ver logo o kit terminado, me precipitei e errei na cor, na diluição das tintas, sumiu o preshading, tá um horror!
Estou pensando em interromper essa montagem sem prazo para retomar esse aviao e terminar logo o outro que estou montando ( o P-47 da FAB) e quem sabe, um dia se eu conseguir desfazer a cagada, retomar o A4... :cry: :cry:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
kleverton
Super Membro
Nome: Kleverton Moises

Mensagem por kleverton »

Após uma boa montagem no u-boat U-2518, tive problemas com o sub chinês 33G, no qual não coloquei putty na parte frontal do casco, mostrando uma montagem primária. :(

Agora conhecendo o putty da Tamiya, comprei outro modelo do mesmo sub para montar de uma forma que me agrade de verdade. O outro vou finalizar e dar de presente ao meu sobrinho.

Em relação ao sub russo Kilo, errei na pintura, ficando granulada.

O que posso concluir é: em cada kit montado estou adquirindo experiência, uma hora acerto a mão definitivamente. :mrgreen:
FEB - E a cobra fumou!
Imagem
Ricardo almeida
Membro
Nome: Carlos Ricardo Aleida

Mensagem por Ricardo almeida »

MIG 15 TAMIYA 1:48 kit pronto so faltando pequenos detalhes e na pressa não prendi corretamente na bancada e acabou no chão rachando a junção da fuselagem e destruindo todo trabalho de lixa e putty pintura.... :discusao:
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

Shepard, muito oportuno o seu tópico.
Eu retornei ao plasti depois de mais de 30 anos... Quando era adolescente, montei quase tudo o que a Revell Brasileira (Revell-Kikoler) lançou. aviões em 1/72 eu acho que montai a linha toda de warbirds, muitos da I Guerra e muitos jatos. Montei também alguns navios e veículos militares. Claro que, naquela época, não tinha nenhuma noção e nem compromisso com a qualidade. Pintava com aquelas tintas esmalte sintético brilhantes mesmo que eram fabricadas e vendidas pela Revell em qualquer boteco. Era uma época em que muita gente começou como hobby, pois era bastante acessível...
Conforme fui crescendo, comecei a ver o que outros plastimodelistas faziam, em termos de Brasil e no exterior e babava com aquilo! Não acreditava que conseguissem tal qualidade e tinha até vergonha dos meus. Pena que, quando comecei a ter possibilidade de investir mais no hobby para melhorar a qualidade de minhas montagens, uma série de mudanças em minha vida, envolvendo estudos, trabalho e casamento(s) me afastaram do Plasti.
E se passaram 32 anos antes que, aos 50 anos, e mais estabilizado, decidi voltar.
Comecei a comprar kits, investi em ferramental mais adequado e em uma bancada...
Avaliei os kits que tinha em mãos e fiz um ranking, do pior para o melhor. Dois kits que havia comprado, bem baratinhos, chamaram-me a atenção pela "goiabice" extrema. Eram o P-47B e o P-51D da Testors, também conhecida como DeTestors... :rir_muito:
Então, peguei esses dois kits e errei muito ao montá-los e pintá-los... O P-47, durante um tempo, foi o meu "buster", um sucatão que eu cada vez que ira treinar pinturas e camuflagens com aerógrafo, testar diluição de tinta, etc, eu passava algodão com acetona nele e tirava a tinta toda, para usá-lo como "vítima"... :lol:
Fiquei nisso por alguns meses. O P-47, depois de tanto sofrer, acabei doando ele para uns sobrinhos de minha esposa. Durou uns dois dias nas mãos das crianças, é claro, que viam (e vêem) os "aviãozinhos" do tio como brinquedos fascinantes, embora eu sempre diga que não são. O P=51, que montei como o The Millie G, do Maj. Gillier, está jogado em uma caixa de papelão, junto com mais uns dois ou três kits.
Esses dois ou três kits um pouco melhores também serviram para que eu melhorasse a técnica a um mínimo aceitável, na minha opinião. Um deles era um P-47D da Academy/HTC, que montei como o P-47D do Fortunato. Fiz umas cagadas na pintura, mas gostei do kit. Tanto que montei outro igual, sem as cagadas anteriores, :roll: bem como um terceiro, que fiz como o P-47D do AspAv Diomar Menezes. Essas duas montagens estão no GT 04, aqui no PlastiBrasil, neste tópico: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=106&t=897 e neste outro aqui: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=106&t=898.
Outro kit que fiz umas barberagens e decidi dar a ele uma segunda chance foi um P-51D da ICM, que na primeira vez não gostei do resultado, mas resolvi montar outro igual e já gostei bem mais do resultado. Essa segunda montagem deste P-51D está no GT 03, aqui: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=104&t=991
Enfim, como dizem os gringos, shit happens... Se você não aprendo com seus erros e com os erros dos outros, você é um tolo.
E o grande barato de um Fórum como o PlastiBrasil e outros é este espírito de camaradagem e vontade de ajudar os que estão começando e, como você disse, podem pensar em desistir na primeira dificuldade...
Acho até engraçado alguns aqui me chamando de mestre e coisa e tal... Gente, não sou mestre em plasti. Ainda me considero um colador de peças... Esforçado e querendo fazer sempre o melhor, mas um colador de peças... Precisam ver o que o pessoal do GAP, aqui de Manaus faz! Lá sim, tenho vários mestres! Eu tô de volta ao Hobby há uns dois anos apenas. Gosto de passar adiante o pouco que aprendo, mas aprendo muito mais do que ensino, podem ter certeza disso.
Como eu disse, o grande barato de um fórum de plasti é o compartilhamento de experiências. Gosto do que o Alexandre Rezende, lá da galáxia dele, costuma pregar: "compartilhe conhecimento". Aprender com seus erros é bom, mas se puder aprender com o erro dos outros, melhor ainda! :mrgreen:
Fico feliz de ver tanta gente colocando e compartilhando suas dificuldades, inclusive nossos amigos de além-mar: de Portugal, Japão, Inglaterra, EUA, etc... que não têm reservas em divulgar e difundir suas técnicas e experiências. :saudacao:
Espero que o pessoal, novato ou experiente, continue chegando e somando. Ninguém sabe tudo a ponto de não aprender algo novo todo dia. Alías, acumular conhecimento somente para você pode torná-lo erudito. Para torná-lo sábio, é outra história.. Precisa saber como aproveitar o conhecimento acumulado. E a melhor maneira de aproveitar, é compartilhando. :thumbup:
Editado pela última vez por Hartmann em 10 Jan 2013, 01:06, em um total de 2 vezes.
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

bom meus amigos cada kit e uma noia diferente :roll: :roll: :roll: :roll: quando estava montando o legionario fiquei varias vezes irado e com vontade de largar apos varias tentativas de achar a cor da pele ideal
outra tb foi no m1025 que ta na bancada para fazer a porta da cachamba funcional penei mais cheguei lá e muitas outras por ai a fora :aeee: :aeee: :aeee: :aeee: :aeee: :aeee:
Imagem
shepard
Super Membro
Nome: shepard
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por shepard »

Bom.... seguindo o bonde.......

Tive vários escorregões.... mas sendo mais atual... o russo, heli Mil mi-4..... rachei o canopy.... logo nos finalmentes e quase enfartei....um projeto extenso não podia parar ali.... e graças a amigos daqui e de outro fórum, me meti a besta e mandei bala num push form manual na unha....

Uma folha de acetato, usando o canopy do kit como molde, aquecido no fogão e depois manualmente moldado, encima de uma garrafa... :mrgreen:

Obrigado aos amigos e em especial ao Alexandre... que me ajudou e ajuda muito...com paciência me ajudou a perseverar e alcançar os resultados que todos acredito tenham visto...

Abraços e segue o trem...
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Jonck
Membro
Nome: Marcos Jonck

Mensagem por Jonck »

Maior obstáculo para mim é tentar perceber a diferença entre o que dá para se fazer num modelo, o que EU vou conseguir fazer num modelo e o que é praticamente impossível de se fazer no modelo.

O que eu consigo fazer num modelo é muito pouco, bem básico. Com o que sei, posso me arriscar para tentar fazer coisas que é possível de se fazer num modelo, com dedicação, tentativa, estudo, o que dá para se fazer. É um "nível" a ser alcançado, vamos dizer.

O problema mesmo é saber diferenciar esse nível do possível daquilo que é quase impossível. É o querer detalhar ao máximo um modelo quando a escala/habilidade/referência não permite, ou o tempo demandado para isso é tanto que, no talvez, não valha a pena o esforço.

Eu que gosto de barco cito exemplo do conflito entre escala 1/700 e 1/350. Tem coisa que vc faz em 1/350 mas dificilmente vai conseguir fazer na 1/700, a não ser que seja muito experiente em mexer com peças minúsculas. É o que tem acontecido com meus barcos. Eu vejo montagens na 1/350, tentava fazer na 1/700 mas não há reza braba que apresente um resultado satisfatório. E isso leva à frustração, modelo parado, puxar mais um modelo para montar e aí vai.

Outro obstáculo são outros projetos que demandam tempo (estudo etc) e aí não tem jeito, às vezes precisa de um stop na bancada. Por enquanto, tem sido provisória.

:tchau:
NilsonFM
Membro

Mensagem por NilsonFM »

Parabéns pelo tópico. Vai ser de grande valia. :clap: :clap: :clap:

O único modelo que fiquei chateado com o resultado foi o P47 Thundebolt. Consegui de graça os decalques do Senta a Pua mas errei no verde, deveria ter sido verde oliva, e não sei porque cargas d'água coloquei uma faixa azul na calda quando deveria ter sido verde. Mas pensar em desistir, até agora não.
Tem um outro que depois descobri que ficou horroroso mas esse eu vou restaurar. É o M3 Gramt MK 1. Já até pesquisei os emblemas e já comprei a folha pra fazer decalque.
Trabalhos realizados
Imagem

Imagem
Campanha de conscientização para evitar o OFF TOPIC em tópicos de pedidos de ajuda e dúvidas.
Responder

Voltar para “Conversa Fiada”