Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

Verniz Brilhante...mas muito brilhante!

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

anghinoni
Super Membro
Nome: Marco
Agradeceu: 0
Curtiram: 9 vezes

Re: RE: Re: Verniz Brilhante...mas muito brilhante!

Mensagem por anghinoni »

rbrunopinto escreveu:Bom lixei, passei massa, cera e nada...ficou a mesma coisa :( :( :(
O que ficou melhorzinho foi um que passei lustra móveis...
Caramba...será que não tem como mesmo?
Que verniz?

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
rbrunopinto
Novato
Nome: Rafael Pinto
Curtiram: 0

Mensagem por rbrunopinto »

anghinoni escreveu:
rbrunopinto escreveu:Bom lixei, passei massa, cera e nada...ficou a mesma coisa :( :( :(
O que ficou melhorzinho foi um que passei lustra móveis...
Caramba...será que não tem como mesmo?
Que verniz?

Verniz que não deixe cheiro..
acrilex brilhante acrílico, brilho fácil...
jairo.regio-jr.
Membro
Nome: Jairo de Paula Jr.
Curtiram: 1 vez

Re: Verniz Brilhante...mas muito brilhante!

Mensagem por jairo.regio-jr. »

As informações de João Paulo sobre os lixamentos do primer e do verniz do final do processo me são muito valiosas. Não imaginava que o lixamento com lixas de numeração alta já no prime fosse aplicável. Uso dois tipo de primer, o automotivo da Colorgin Cinza 53001 e o da Acrilex (Branco) para PET.

Nunca pensei em aplicar mais do que 01 demão pois sempre achei que o primer fosse apenas para servir de auxiliar para a tinta que vem acima "grude" ao plástico do modelo. Tanto que a camada que aplico nem é uma "camada", é uma película de primer praticamente.

Quanto ao verniz, como uso na maior parte do tempo tintas fosca da Acrilex acabo usando também o Verniz Brilhante da marca também. Para aeronaves me tem sido satisfatório o resultado, mas vou adotar esse método de lixamento nas demão de primer, Tinta e Veniz.

Obrigado, João Paulo. Um abraço, pessoal.
"Don't waste your time always searching for those wasted years.
Face up! Make your stand and realize you are living in the golden years"
(Iron Maiden)
anghinoni
Super Membro

Mensagem por anghinoni »

o verniz monocomponente ou bicomponente diluido em thinner anjo ecoeficiente nao deixa cheiro porque evapora rapido, é um alcool, eu estou em apartamento, se bem que eu tenho cabine de pintura.
o jeito mais facil de aprender é com um bom funileiro :D
primer nao é só para aderencia, deve-se cobrir 100% como se fosse uma tinta, a razao é que ele serve para isolar, evitar que a tinta nova reaja com o plastico ou a camada de tinta embaixo dele . Em carro de 1:1 é mais por isso do que pela aderencia que ele é usado.
apos o primer sim, se deve lixar com 1200 pra cima e deixar perfeito, a superficie que vai receber a tinta tem que estar perfeita senao nao tem verniz/lixamento/polimento que resolva, vai refletir la em cima como estava a base e nao como esta a tinta ou verniz :roll: . se ao lixar para corrigir a lixa comer todo o primer, tem que passsar primer e lixar de novo ate ele ficar 100% liso e coberto.
Eu tenho um vidro de verniz acrilex brilhante mas nunca usei, pois o bicomponente ou monocomponente ja me atendem ai eu nem usei. Posso estar errado mas creio que o Acrilex nao é verniz de polimento
Kakadu
Super Membro
Nome: Flávio Pedroza
Agradeceu: 139 vezes
Curtiram: 69 vezes

Mensagem por Kakadu »

Pra conseguir esse brilho, acho que tem que usar verniz bi componente automotivo.
Kyosanin
Super Membro
Nome: Tanderson Morales
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Mensagem por Kyosanin »

De olho aqui pra aprender um pouco mais dessa vertente do modelismo que eu não tenho muita afinidade.

:thumbup: :thumbup: :thumbup:
anghinoni
Super Membro

Mensagem por anghinoni »

Kakadu escreveu:Pra conseguir esse brilho, acho que tem que usar verniz bi componente automotivo.
Monocomponente automotivo também. Depois eu vou postar fotos com os dois tipos. Tem um verniz rápido lazzuril que é ótimo e muito mais prático que usar o pu bicomponente. Para kit eu creio que só se usa pu por diversão hehe

rbrunopinto
Novato
Nome: Rafael Pinto
Curtiram: 0

Mensagem por rbrunopinto »

Dizem que o Future se equivale , para quem usa tinta acrílica...vamos ver...
Achei aqui no fórum o pessoal falando do Humbrol clear gloss, vou procurar também
Rafael Guerra
Super Membro
Nome: Rafael Guerra
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 86 vezes

Mensagem por Rafael Guerra »

JP, Nightrider, Vrikolakas, Anghinoni, obrigado pelas dicas!

Eu atualmente só monto aviação militar. Porém, como a minha pintura muitas vezes não fica no padrão que eu gostaria (Hary's style), lanço mão do uso de lixa 2500 já no primer e nas camadas seguintes de tinta. A única camada que eu não lixo é a última por medo de estragar os decalques.

Agora, essa ideia de usar verniz automotivo conseguindo o mesmo resultado de Gunze me animou por causa do custo... :pensando:

Abraços
Rafael Guerra
anghinoni
Super Membro

Mensagem por anghinoni »

Rafael Guerra escreveu:JP, Nightrider, Vrikolakas, Anghinoni, obrigado pelas dicas!

Eu atualmente só monto aviação militar. Porém, como a minha pintura muitas vezes não fica no padrão que eu gostaria (Hary's style), lanço mão do uso de lixa 2500 já no primer e nas camadas seguintes de tinta. A única camada que eu não lixo é a última por medo de estragar os decalques.

Agora, essa ideia de usar verniz automotivo conseguindo o mesmo resultado de Gunze me animou por causa do custo... :pensando:

Abraços
A logica seria o contrario.. conseguir o mesmo resultado que automotivas com Gunze :rir_muito:
Porque eu testei tudo e nada chega perto das tintas/vernizes/primers automotivos e é exatamente por isso que muitas tintas e vernizes proprios do hobby sao na verdade automotivas mesmo mas em outra embalagem.

Gunze e Tamiya acrilicas sao na verdade tintas automotivas (poliester a base de agua) aditivadas de retardador/mediuns para nao secar tao rapido.

o verniz delas eu tenho quase certeza que é poliester, o mesmo verniz rapido lazzuril que se compra por 20 reais um litro.
Responder

Voltar para “Dúvidas”