Fala pessoal!
Modelo finalizado, galera! Acabei não tirando foto de alguns passos pois fiquei totalmente focado na montagem para concluí-la antes de acabar as minhas férias. Trabalhei de 8/10 horas por dia durante uma semana e fiz bastante coisa no modelo.
Vou passar um pouco das etapas que vieram depois da pintura, apenas para se ter ideia do que foi feito até então. Após a pintura estar finalizada e todos por menores pintados, como luzes de navegação, apliquei o verniz brilhante (X-22 Clear da Tamiya) e apliquei os decalques usando Mark Setter e Mark Softer para que eles acompanhassem as linhas de painéis. Acabei por detalhar as baias do trem de pouso e o próprio trem de pouso, pintando cabos, montando cabos e detalhando os porões. Acabei caindo na bobagem de envernizar o modelo com um verniz fosco da Acrilex e fazer o wash com tinta a óleo com aguarrás (no caso, no trem de pouso fiz um wash com marrom, enquanto no modelo fiz um wash com preto para ressaltar as linhas de painéis). O problema foi que deu uma reação com o verniz quando fui limpar o wash e o verniz saiu da parte de cima dos decalques. Nada incontrolável, apliquei novamente o verniz brilhante, para evitar o Silvering dos decalques e para selar todo o modelo novamente. Nessa etapa, fiz alguns retoques, fiz um weathering com giz pastel seco, principalmente ao redor da turbina, simulando a fuligem e dentro do modelo. Acabei por pintar os armamentos do modelo, aplicar decalque e fazer o envelhecimento neles. Fiz mais um envelhecimento aqui e acolá e apliquei o verniz fosco. Instalei mais algumas peças, como o tubo de pitot feito com agulha cirúrgica e fazer o cabeamento do rotor principal e rotor de cauda. Tirei as máscaras do cockpit (que tive que descolar para limpá-lo por dentro, pois estava ligeiramente sujo) e passei a régua no modelo.
O resultado final foi, para mim, excelente. Foi uma montagem cheia de contratempos, mas senti que tive a maturidade de lidar com calma com eles e conseguir um resultado final de agrado. Foi de longe a minha melhor montagem até hoje.
Queria agradecer ao apoio de vocês nessa montagem, aprendi muita coisa nova ao montar esse carinha e o resultado final foi, para mim, muito satisfatório!
Segue fotos:
Grande Abs
Cebolinha