
Marca: FROG
Kit: Lockheed F.104 Starfighter
Número de série: F268
Escala: 1:72
Ano de lançamento: 1969
Versões possíveis:
Bundeswehr Luftwaffe (German Air Force 1956-now)
Kongelige Danske Flyvevåben (Royal Danish Air Force 1950-now)
Aeronautica Militare (Italian Air Force 1946-now)
oninklijke Luchtmacht (Royal Netherlands Air Force 1953-now)
Preço: ???
Review:
No mesmo ano em que o ser humano pisava na lua, o mercado de kits recebia essa goiaba. Pense numa goiaba perversa.
Infelizmente essa "raridade" chegou em minhas mãos com a caixa em péssimo estado de conservação.
Possui uma interessante arte do F-104 no padrão alemão (famoso por ter causado a morte de inúmeros pilotos mesmo fora de ações de combate.

A parte traseira da caixa traz os padrões de pintura de maneira bem simplória, sem ao menos indicar código ou nome das cores a serem utilizadas.
E como desgraça pouca é bobagem, o importador ainda colou uma etiqueta em cima de duas das quatro opções de pintura/decal. Daquelas que se você arrancar, o desenho e o papelão vão junto.

O manual de apenas uma folha traz de forma simplória o procedimento de montagem. Não que seja um kit com muitas peças ou difícil de montar, mas aqui eles economizaram o que foi possível.

O verso apresenta dicas genéricas de montagem que serviriam para quaisquer kits da marca. Peculiar.

Decals para as quatro versões. No caso, o grande diferencial do kit, sendo inclusive um destaque da caixa. Quatro versões para quatro Air Forces diferentes.
Pena estarem tão envelhecidos. E provavelmente, impossível de conseguir novos. Vou ter que dar muita sorte para esses decals não deixarem minha montagem ruim.

Pastel em duas partes com vários componentes juntos numa peça só. Bico, corpo, motor, calda.. tudo junto. Seria esse um avô dos atuais "easy kits"?



Não diria que as peças são ruins ou mal injetadas. Não possuem tantas rebarbas, nem defeitos aparentes. Um kit simples e honesto dentro de suas limitações. Coisa da época? Pessoalmente não sei. Nunca peguei um tão antigo.

Uma única transparência e pasmem, essa única peça ao lado é a cabine. Tudo bem que é 1/72, mas essa parte para mim é o maior defeito do kit. Inexiste uma cabine. É só esse assento de estádio (daqueles de cimento) e pronto.
Pelo manual também acompanhava um piloto, mas veio faltando. Sorte ou azar? Nunca saberei. Vou encarar como um livramento.
Conclusão: Vai me divertir, não será um kit demorado e possui versões interessantes e incomuns. Vai ser legal ter na coleção e um bom modelo pra me ajudar a recomeçar no hobbie. Indico para iniciantes? Não também. É uma goiaba perversa. Nem me lembro como veio parar na minha coleção.