O AS-90 (Sistema de Artilharia para a década de 1990) é um blindado leve de artilharia auto-propulsado usado pelo exército britânico.
Foram entregues a partir de 1993.
A sua designação oficial é "Gun Equipment" 155 milímetros.
O AS-90 é usado por cinco regimentos da Royal Horse Artillery e Royal Artillery : 1 RHA, 3 RHA, 4 Regt RA, 19 e 26 de Regt RA RA Regt, substituindo a 105 milímetros FV433 Abbot SPG, o M109 SPG 155 mm ou o FH-70 155 milímetros canhão rebocado.
AS-90 foi projetado e construído pela divisão de armamento de Vickers Shipbuilding and Engineering (VSEL, de propriedade da BAE Systems desde 1999), que forneceu 179 veículos 1992-1995 a um custo de £$ 300 milhões.
Durante 2008-09, a AS-90 passou por um programa de aumento de capacidade. Esta substituição envolveu principalmente a parte eletrônica.
Em 2002, a BAE Systems fora contratada para atualizar 96 AS-90 do Exército britânico a uma canhão calibre 52 para empurrar o intervalo sem assistência a 30 km e com longo alcance ERA de 60-80 km. No entanto, devido à incapacidade de o sistema de carga selecionada bi-modular de Somchem da África do Sul para atender a exigência de munições insensíveis este projeto foi encerrado.
Desenvolvimento
AS-90 começou em meados dos anos 1980 como um empreendimento privado sobre a "aposta" que o tri-nacional SP70 falharia. Quando isso ocorreu, devidamente, o Ministério da Defesa (MoD) emitiu uma especificação ponto cardeal em uma página para um novo SPG 155 mm. Quatro propostas foram apresentadas, e o AS-90 foi a única oferta que não era "brochureware '. O Ministério da Defesa também foi obrigado a considerar os "Paladin", canhão americano que era uma atualização do obuseiro M109 .
O Ministério da Defesa realizou estudos em 2006-09 com "arma" de armamento da Marinha Real principal arma a bordo, o 4,5 polegadas Mark 8 arma naval, a aceitar a 155 mm e cano da arma culatra da AS-90.
Esta seria introduzir uma arma calibre comum para o exército britânico e da Royal Navy, ajudando com a logística de munições, e incentivar o desenvolvimento da marinha do exército conjunto do alcance e conchas guiadas com precisão.
Projeto
Em 1963, algumas nações da OTAN, incluindo o Reino Unido, assinou um memorando de entendimento para balística um 155 munições de calibre 39 mm e uma linha de base projétil com a forma utilizada para o M549 EUA foguete assistida shell. O AS-90 utiliza um tambor de calibre 39, que dispara conforme o projétil L15 não assistido para fora de um intervalo de 24,7 km. No entanto, este foi um novo desenho de munições e usa um bloco de divisão deslizando culatra com Crossley obturação, em vez de o parafuso mais usual culatra, para permitir cargas ensacadas (nenhum caso de cartuchos de metal). O mecanismo da culatra tem uma magazine primário que comporta 18 "primers".
É equipado com uma unidade de energia auxiliar para eliminar a necessidade de executar o principal motor para manter as baterias carregadas enquanto estacionária; elétricos servos conduzir a elevação automática, transversal, revista, concha-braço de transferência e carregador, bem como poder de eletrônica e comunicações.
O veículo é equipado com uma navegação autônoma e de pontaria unidade de referência dinâmico (DRU) montado no munhão. Todas as funções principais da torre são controlados por um computador de controle Turret (TCC) com controle e exibição de unidades para o n º 1 (comandante do destacamento), No 2 (carregador) e n º 3 (camada). A combinação da DRU, TCC e movidos controles poedeiras fornecem autolaying. Cada arma é equipado com um radar Muzzle Velocity Measuring Device. Colocação modo reversível usa deflexão postura através da visão fogo direto.
A pistola pode ser posta em acção totalmente fechada, o barril pode ser apertado e desapertada a partir de dentro do veículo. Tempos de ação dentro e fora de são menos de 1 minuto.
Características
AS-90 na planície de Salisbury
Tripulação: 5, a bordo quando em movimento (motorista mais 4 homens), descolamento arma completa 10 incluindo motorista, quatro membros do destacamento da torre.
Comprimento: 9,07 m
Largura: 3,3 m
Altura: 3,0 m
Armadura: 17 mm (máximo, aço)
Peso: 45 toneladas
Calibre: 155 mm
Faixa: 24,9 km (39 cal), 30 km (52 ​​cal) cargas padrão
Taxa de fogo: 3 tiros em 10 segundos, 6 tiros por minuto, durante 3 minutos, 2 voltas por minuto para 60 minutos
Armamento secundário: 7,62 milímetros L7 GPMG
Munição transportada: 48 projéteis e cargas (31 na torre e 17 no casco), 1000 tiros de metralhadora
Motor principal: Cummins VTA903T cv 660 de 90 graus, v8, refrigerado à água, turbo diesel,
Velocidade máxima: 55 km / h (Road)
Alcance: 370 km ou 231 milhas (Estrada)
Altura livre do solo: 0,41 m; Gradiente: 60 °; obstáculo Vertical: 0,75 m; cruzamento Trench: 110 centímetros de profundidade Fording: 1,5 m
Variantes
AS-90D - Modificado para uso no deserto. Proteção térmica para a tripulação e resfriamento extra para o motor e máquinas. Faixas adaptado para redução do desgaste em condições arenosas.
AS-90 "Coração Valente" - Basicamente, a AS-90, mas equipado com a arma calibre 52. Este projeto foi encerrado devido a encargos não-conformes propulsão.
Haubicoarmata " Siri " - (eng Howitzer canhão Crab ) licenciado "Coração Valente" torre em um chassi UPG polonês, com moderna "Azalia" BMS. Concebidas e integradas na Polônia, pelo Huta Stalowa Wola e Eletrônica WB.
A partir de 2007, dois Siri ("caranguejo") protótipos foram construídos, e concluído com êxito todas as avaliações necessárias e testes de aceitação do estado.
A produção em série inicial começou em 2008, 24 unidades são planejadas antes de 2015 de 72 previsto para forças terrestres polonesas com 8 em fase de testes a partir de 2012.



---------------------------------------------------------------------------
Esta é minha primeira participação em um Grupo de Trabalho.
Espero não decepcioná-los tanto.

A apresentação básica
A caixa e seu conteúdo:







Ao abrir a caixa encontrei o par de lagartas (esteira) dobrado, enrolado, desalinhado, torcido e com comprimentos diferentes entre si.

Coloquei as duas uma ao lado da outra sobre uma ripa de madeira, preguei as pontas mantendo-as paralelas e com o mesmo comprimento.
Deixei por mais de um mês à sombra e protegidas da chuvas mas, pegando calor indireto dos dias que se seguiram.
Aqui elas ja aparecem bem diferentes do como vieram.






Iniciando a montagem pelos roletes de apoio.
Ja vi, de cara, que em pouco espaço vai muita peça!!


Roletes de apoio instados no casco

Suportes do eixo traseiro

Suportes do eixo traseiro, parede traseira com suas laterais, tudo em seus lugares.


Até aqui ja foram consumidas 31 peças.


To adorando.

