Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

[Bancada]  Restauração Histórica - EET1-Osório ENGESA 1:35

Fórum dedicado aos modelos de Militaria que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Militaria

Carlos Ferreira
Acabei de Chegar
Nome: CARLOS ALBERTO FELICIANO FERREIRA
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Restauração Histórica - EET1-Osório ENGESA 1:35

Mensagem por Carlos Ferreira »

Aquí vai uma empreitada interessante... A restauração de uma maquete original da ENGESA do tempo em que ainda se tentava promover o OSORIO no Brasil e no exterior....

Imagem
Kyosanin
Super Membro
Nome: Tanderson Morales
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Re: Restauração Histórica - EET1-Osório ENGESA 1:35

Mensagem por Kyosanin »

:espantado:

Isso eu não perco..

E seja muito bem vindo ao fórum Carlos.. a casa é sua.
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

Kyosanin escreveu:Imagem

Isso eu não perco..

E seja muito bem vindo ao fórum Carlos.. a casa é sua.
opa tb to junto com meu amigo kyo não perco essa tb por nada
e seja bem vindo ao hospicio plastibrasil :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Carlos Ferreira
Acabei de Chegar

Uma breve história...

Essa maquete caiu nas minhas mãos há uns dois anos atrás, quando eu estava jogando conversa fora na loja do meu amigo Ricardo Mattua. Entrou um maluco com uma caixa cheia de kits meio montados e meio destruídos perguntando quem gostaria de ficar com eles...

A maioria do pessoal não se importou muito... era tudo Revell Kikoler e estava tudo amontoado. Eu resolví fuçar e descobrí essa verdadeira jóia !!!

Já tinha vista a foto dessas maquetes em sites que contavam a história do “velho” Osório e é uma prática muito comum dos fabricantes presentearem altas patentes das forças armadas para que dêem uma “forcinha” na hora de uma concorrência.

De cara percebí o potencial daquilo que eu tinha em mãos. Levei um bom tempo pesquisando e decidindo o que eu faria. Quando descobrí este fórum decidí que chegara o momento de levar adiante a empreitada.

Será uma tentativa de restauração, mantendo ao máximo possível, as peças originais.
Eu acredito que essa maquete acaba fazendo parte da história da indústria bélica nacional e, além de tudo, é o ÚNICO KIT do Osório que está correto ... kkkkkkkkkk ... Quem saiu errado foi o tanque que contruíram à partir dele...

Em breve postarei as fotos do estado atual da maquete e irei documentando todo o processo... Estou aberto à participação de todos e as sugestões que quiserem me dar.

Abraços à todos...
Carlos Ferreira
Acabei de Chegar

Como eu havia prometido aquí vão as fotos da maquete em seu estado atual. Percebam que não é um kit comercial, pois é de resina sólida e provávelmente de tiragem limitada. Realmente acredito que é uma peça promocional criada pelo Depto. de Engenharia da ENGESA (ou do Marketing) para "adoçar" a boca de altas patentes que poderiam comprar o Osório para suas forças armadas.

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem
Editado pela última vez por Carlos Ferreira em 08 Mai 2013, 20:22, em um total de 2 vezes.
Carlos Ferreira
Acabei de Chegar

Mais algumas imagens.... E uma comparação com o Kit da Trumpeter:

Imagem Imagem

Imagem Imagem

Imagem Imagem
Editado pela última vez por Carlos Ferreira em 08 Mai 2013, 20:24, em um total de 1 vez.
andersonpaxeco
Super Membro
Nome: Anderson Pacheco

Mensagem por andersonpaxeco »

Legal Carlos...manda ver....
Pergunta, não sobrou nem sombra das lagartas??? De que material eram feitas???
:pensando:
Bandit's!!! 12 O'Clock High!!!
Carlos Ferreira
Acabei de Chegar

andersonpaxeco escreveu:Legal Carlos...manda ver....
Pergunta, não sobrou nem sombra das lagartas??? De que material eram feitas???
:pensando:
Imagem

Nada das esteiras... mas pela foto inicial da ENGESA deve ser uma de vinil.... Naquele tempo nem existia "link by link" ...

Legal também é o esquema de pintura Verde Oliva e a insígnia antiga do EB....
Sekiji
Conselheiro
Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
Agradeceu: 53 vezes
Curtiram: 42 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: A-4M Skyhawk MB Hasegawa 1/48 GT 02 - F4 Phantom - Montagem: F4-E Phantom Fujimi 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage 2000 C Especial Edition - Eduard - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Texan T-6 Ocidental 1/48 GT 05 - Modelos Famosos - Montagem: SR-71 Blackbird - Testors - 1/48 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Sabre F-86 "The Huff" - Academy - 1/48 (2012) GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: MiG 23 ML - Trumpeter - 1/48 (2014) GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Илью́шин Ил-2 - IL-2 Sturmovik - Accurate Miniatures - 1/48 GT 23 - Aviões de Combate Noturno WWII - Montagem: Junkers Ju88 C-6 Zerstorer - Dragon -  1/48 GT 35 - Stealth (Modo Furtivo) - Montagem: F-22 - Hasegawa - 1/48 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Fockewulf fw 190A3 - Tamiya - 1/48 GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: English Electric Lightning F.2A - Airfix - 1/48 GT 46 - Guerra ao Terror - Montagem: US Navy E2C Hawkeye 2000 - Kinetic - 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14 D - Grim Reapers - Hasegawa 1/48 GT 73 - F-16 Viper - Montagem: F-16 C "Barak" - Tamiya - 1/48 GT 80 - Forças Aéreas Desconhecidas - Montagem: MiG 29 Ukranian Digital Camouflage -  Great Wall Hobby - 1/48 GT 89 - Países Nórdicos - Montagem: Saab J-35 "Draken" 1/48 - Eduard GT 94 - Plasti*Brasil 10 Anos - Montagem: Grumman Prowler EA-6B 1/48

GTs em Andamento:
GT 28 - Kriegsmarine - Montagem: U-Boat Type VII C/41 - Revell - 1/350 GT 93 - Pendurados no Pincel 2 - A revanche da Acrilex - Montagem: Aragorn 1/8 Gambody (Impressão 3D)

Mensagem por Sekiji »

Carlos, que restauração!
Uma pena o que foi feito com o Osorio e com a ENGESA, mas esse seu modelo é realmente especial, to aqui de olho :thumbup:
Imagem
“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
Nerum
Super Membro
Nome: Nerum Mortagua
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Nerum »

Acompanhando ....
Imagem
Responder

Voltar para “Militaria”