SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Chipping com alclad?

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Darth_Tyranus
Membro
Nome: André Marcuzzo
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Chipping com alclad?

Mensagem por Darth_Tyranus »

Eu já várias sobre várias técnicas de "chipping" que procurar criar o desgaste da pintura, estou perguntando pq plastimodelismo é um hobby meio caro, é melhor compartilhar as experiência do que gastar um pote de tinta importado em testes. Vamos lá:

-Máscara líquida: Nessa técnica se usa uma máscara líquida como a maskol da Humbrol ou a mask liquid da Microscale, no caso da segunda, a fabricante declara que por ser a base d'água só pode ser usada com tintas enamel, nunca testei com acrílicas. A técnica consiste em pintar a cobertura inferior, alclad ou um pintura de ferrugem, passar a mácara nos lugares onde se quer descascar a tinta, pintar com a cor superior e depois arrancar as máscaras:

Dúvida: depois de passar a primeira camada de tinta, seria preciso passar verniz antes de aplicar máscara de pintura?

-Técnica do sal: Para chipping, passa a primeira camada de tinta, então molha-se alguns pontos do kit, coloca-se sal grosso nesses pontos, espera evaporar bem a água. Depois pinta-se a camada superior, e se retira o sal.

Dúvida: é preciso passar verniz na primeira camada antes de aplicar o sal? Pode-se passar verniz antes de arrancar os cristais de sal? Depois de passar verniz, é possível tirar o sal com água? O verniz teoricamente protegeria a pintura da água e portando o sal...

-Técnica do Hair Spray: Se aplica a primeira camada de tinta, espera secar bem e se aplica spray pra cabelo, espera-se secar e se passa a outra camada de tinta, então, com água quente e um pincel (de preferência velho), força o pincel na superfície molhada (água quente) para tirar pedaços de tinta da camada superior.

Dúvida: O tal de Laquê é o hairspray? Funciona somente com tintas acrílicas?

-Esponja e Dry Brush eu já fiz, não tenho dúvidas em relação as técnicas.

Dúvida universal: Existe alguma outra técnica de chipping, por exemplo, para usar com alclad que não precise definir os pontos de desgaste antes da segunda camada de pintura, como a técnica do sal ou máscara de pintura? Que seja possível descascar a pintura somente depois de passar a segunda camada. Depois de descascar, pode passar verniz? Várias partes do alclad estarão expostas, o verniz iria prejudicar ou selar a pintura impedindo descascamentos indesejados da tinta?
Pausa para melhorar bancada.
Motta
Conselheiro
Nome: José C. N. Motta Jr.
Agradeceu: 47 vezes
Curtiram: 29 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48

Re: Chipping com alclad?

Mensagem por Motta »

Excelente tópico! :thumbup:
Suas dúvidas também são as minhas!
A única coisa que tenho ceerteza que não vou fazer é usar ALCLAD! Pois a mesma além de ser cara, tem certos macetes para se conseguir o melhor resultado e ela é bonita para se exposta e não para aparecer em um ou em outro descascado.
Bom essa é minha opinião, mas vamos ver o que os feras falam.
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta

Imagem

www.youtube.com/@HomemConservador
Responder

Voltar para “Dúvidas”