SemperFi

Próximos Eventos Programados:

Lixas e pintura

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

Duke
Novato
Nome: Fernando Freitas
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Lixas e pintura

Mensagem por Duke »

Olá moçada,

Andei lendo bastante coisa do fórum de vocês e simplesmente adorei!

Sou iniciante e já li bastante tópicos por aqui.
Fiquei com umas duvidas bem de principiante mesmo.

Acabei de comprar o kit da ferrari 641
Imagem

Estou com dúvida com relação a lixas. Li pouca coisa sobre esse assunto.

Primeira das questões:
Vi alguns videos das pessoas lixando todas as partes. Por exemplo, a ferrari que comprei tem as peças vermelhas de fabrica, vi o cara lixando e deixando elas praticamente da cor cinza.
É comum isso ? A lixa serve pra isso ou apenas pra lixar os lugares onde destacamos as peças ?

Outra coisa,

Não entendi direito como funciona o primer pra pintura.
Eu passo o primer que serve pra deixar a superficie melhor pra pintura pra depois passar a tinta ?

Valeu!
Kyosanin
Super Membro
Nome: Tanderson Morales
Agradeceu: 15 vezes
Curtiram: 12 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Sherman M4A3 - Dragon - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: F-82G Twin Mustang - Monogram - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: Mirage III EBR - HTC+Heller - 1/72 GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: KA-50 Black Shark - HobbyBoss - 1/72 GT 12 - Navy - Montagem: Mitsubishi A6M5 (ZERO Type 52) - HobbyBoss - 1/72 GT 15 - Peito de Aço, Poder de Fogo - Montagem: Sd.Kfz.182 KING TIGER - Dragon - 1/72 GT 16 - Debaixo D'agua - Montagem: Soviet Class S-51 - AMP - 1/350 GT 69 - Piores Goiabas Possíveis - Montagem: Lockheed F-104 Starfighter - FROG - 1/72

GTs em Andamento:
GT 45 - Blindados na WWII - Montagem: Sd.Kfz. 173 Jagdpanther - Revell - 1/76 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Polikarpov I-16 Type 17 - Hobbycraft - 1/48

Re: Lixas e pintura

Mensagem por Kyosanin »

Primeiramente, seja muito bem vindo Duke.

Sinta-se em casa por aqui e tire todas as dúvidas que precisar. Claro, desde que você esteja disposto a ajudar os futuros iniciantes quando já estiver fera.

Vamos às suas dúvidas.

Eu particularmente só lixo onde precisa. Partes que devem ser coladas e estão desiguais, imperfeições no plástico, etc.. o kit todo.. eu acho exagero.. você pode estragar algo que nem precisava ter mexido.. lembre-se de usar lixas d´água bem finas.. compre 800, 1000, 2000.. e lixe sempre com calma.

Quanto ao primer. Ele seve para você identificar imperfeições na pintura e para preparar o plástico para receber a tinta. Você cola as peças.. lixa o kit.. faz a "funilaria" usando massa putty.. e lixa as sobras de massa... então você passa o primer. Com o primer aplicado você pode acabar encontrando alguma parte que esqueceu de lixar.

Lembre-se sempre de testar as coisas antes de fazer no kit... garrafas PET são ideais para isso..

E mãos à obra! Essa Ferrari tem tudo para ficar show!

Precisando é só chamar.
NightRider
Conselheiro
Nome: Luis
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 51 vezes

Mensagem por NightRider »

Olá, Duke ! Seja bem vindo ao forum e espero que você se divirta bastante por aqui.

Vamos começar a tentar de ajudar. Em regra, os modelistas lixam as peças para tirar imperfeições e marcas de injeção. Eu mesmo costumo fazer isso, usando em regra uma lixa d´água 400 ou algo mais abrasivo se for uma imperfeição ou marca muito grande. Além disso, em se tratando de carro, a superfície deve estar o mais lisa possível pois qualquer imperfeição irá refletir no primer e também na tinta, ficando muito dificil de corrigir depois.

Quando as peças estiverem ser rebarbas, marcas de injeção ou imperfeições outras chega-se ao momento de utilizar o primer. Nem todo modelista o aplica. Eu uso. A função do primer é, no mínimo, duas: ajudar a ressaltar eventuais imperfeições que passaram desapercebidas na primeira passagem de lixa e ajudar na ancoragem da tinta. Disse no mínimo duas pois existe pelo menos mais uma: se você for utilizar tinta automotiva, há o risco de o solvente da tinta reagir com o plástico do kit, então o primer acaba sendo indispensável.

Após aplicar o primer, é preciso lixar novamente para deixá-lo o mais liso possivel e eu uso uma lixa d´água 600. Após isso, retoco eventuais pontos com o primer, novamente lixo e parto para a pintura. Essa sequência estou te falando em relação à carroceria, mas não varia muito em relação às demais peças.

Sobre pintura, podemos conversar depois pois existem muitas opções (acrílicas, esmalte, automotivas) e o post além de ficar gigantesco, iria mais confundir do que ajudar. tenha em mente, que não existe uma "formula mágica" e sim o modo com o o modelista trabalha e você, com o tempo, irá encontrar o seu.

Um abraço e se precisar de algo, é só gritar !
Murilo229
Membro
Nome: Murilo Kratsas

Mensagem por Murilo229 »

Beleza? tambem sou marinheiro de primeira viajem e estou fazendo os preparativos para a pintura do meu kit! atraves da enorme ajuda dos companheiros de hobby daqui do forum resolvi fazer o mais basico possivel e ir me aprimorando com o tempo!apos tirar os grandes defeitos com uma lixa mais grossa(400)lixei o meu kit com uma lixa bem fina(1000,1500) apliquei um primer automotivo(skylac primer universal cinza) e apos isso uma lixa (1500) para deixar a superficie o mais lisa possivel,agora so falta o tempo p mandar tinta no kit. espero ter ajudado(se estiver errado me corrijam) abracos
Duke
Novato

Mensagem por Duke »

Valeu pelas dicas, galera!!

Outra coisa que me ajudou bastante foram dois topicos de um user aqui que montou carros perfeitos da f1.
Vou tentar seguir mais ou menos o que ele fez. Sei que vou ficar muuuito longe do resultado dele, mas estou aprendendo aos poucos. :oops:

http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=14&t=1013

http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=14&t=1442
E_Piva
Membro
Nome: Eric Piva

Mensagem por E_Piva »

Duke

Seja bem vindo.

Grande desafio, começar logo de cara com um F1. Mas não tem problema, vamos ajudar e tenho certeza que vai deixar essa Ferrari muito bonita. Já que é seu primeiro kit, não se cobre muito pelo resultado final, prenda-se no seu desenvolvimento enquanto modelista, divirta-se com a montagem, pois isso vai trazer a você vontade de montar outros kits, mais e mais até um dia chegar a resultados tão bons quanto os que você queira ter.

Primeiro seria legal você estabelecer que cada montagem é um projeto, e como tal, é preciso definir logo de cara alguns quesitos, que até podem ser modificados no decorrer da montagem mas que vão nortear seu trabalho.

por exemplo, quais tintas você vai usar ? Calma, se não souber direito por qual começar, e acredito que já tenha lido muito a respeito, não comece de cara pelas automotivas, elas requerem uma experiência maior, e qualquer erro pode ser catastrófico, então vá de acrílicas, é mais fácil de trabalhar e mais fácil de corrigir se der algum problema.

O pessoal já falou bastante de lixas, e primer então gostaria apenas de acrescentar, lixar o kit antes do primer, além de tudo que já falaram acima, tem a questão da aderência. Se você usar seladora para plastico, ok, não é tão necessário, se não, qualquer mascaramento que você fizer depois vai ficar risco de "levantar" tinta, primer e tudo mais.

Como sua Ferrari só tem uma cor, então fica a seu critério. Primer direto do spray, fica grosso, tire do spray e coloque no aerógrafo se for o caso de usar destes.

De resto, qualquer dúvida grite que a gente ouve, ok ?

abraço

Piva
Imagem ImagemImagem
Duke
Novato

Mensagem por Duke »

Valeu galera!!

Dicas muito boas. To acompanhando seu topico da lotus, Piva.

Vou comecar meu projeto semana que vem e qualquer coisa vou gritar sim

Valeu a todos
Duke
Novato

Mensagem por Duke »

Pessoal,

Queria pedir a ajuda de vocês.
Como leigo, ando confuso lendo diversos tópicos quando assunto é primer, thinner e tinta.

Vamos lá.
Não tenho um aerógrafo e vou fazer o meu primeiro carro no pincel. O que eu devo ter e quais os procedimentos ?

O que eu ando bem confuso é a questão da relação do thinner misturado no primer pra eu poder passar no modelo. Vi que o thinner deve ser misturado no primer para ser aplicado no aerógrafo. Minha duvida é: E quando tudo é feito no pincel ? Posso misturar o thinner no primer da mesma forma ? Quais as dicas quando está pintando com o pincel ? Não acho muitos topicos de pessoas que pintaram com pincel tudo, por isso estou perguntando tudo aqui
E_Piva
Membro
Nome: Eric Piva

Mensagem por E_Piva »

Duke

Eu não tinha entendido que iria fazer este modelo no pincel. Se me permitir uma dica, vou te dizer. No pincel não vai ficar legal. Não vai conseguir nem um resultado aceitável. Eu explico porque.
Com aviões, blindados, você consegue com certeza resultados legais com pincel. Eu comecei assim e posso te dizer que tenho modelos que ninguém percebe que foram feitos com pincel, mas no caso de carros não vai ficar legal. Aí vai a dica, use spray. Se não quiser comprar os sprays da Tamyia, compre os da Cologin linha automotiva, que vão te dar a possibilidade de um resultado legal, você vai ter uma experiência divertida e satisfatória com a montagem, que é o que vai impulsionar você nas próximas montagens. Uma experiência ruim, não motiva a continuar.
Vai por mim, meu amigo, vai de spray. Além do mais você encontra o primer pronto no spray e se você tentar usar spray automotivo no pincel, vai dar uma caca sem tamanho.

Qualquer coisa pergunta aí que a gente ajuda, ok ?

Piva
Imagem ImagemImagem
alexandre coiote
Super Membro
Nome: alexandre ribeiro

Mensagem por alexandre coiote »

Imagem

procure por esse .... muito bom ... também sou novato e comecei por aqui ...
outra dica tire todas suas duvidas mas quando começar a montar poste tudo sempre que possível tire fotos para irmos acompanhando e assim sera mais fácil e esclarecer duvidas ... :thumbup:
Responder

Voltar para “Dúvidas”