Próximos Eventos Programados:
Por que a pintura está ficando empoeirada?!
Moderador: Moderadores Tecnicas
-
- Novato
- Nome: Diego Guimarães
- Agradeceu: 0
- Curtiram: 0
Por que a pintura está ficando empoeirada?!
É gente, estou pintando com o aerografo, com pressao de 10, 12 e ate no maximo 15 psi... utilizando tinta Tamiya...
uma distancia de uns 10, talvez 15 cms do kit. E logo após pintar, passo o dedo e sai literalmente uma camada de poeira! Acredito que seja a diluicao/pressao... mas nao sei mais o q fazer! Ja tentei varias coisas e continua acontecendo! Estou diluindo com alcool absoluto... diluindo ate parecer "leite". E assim, diminuo a pressao... talvez eu esteja aplicando varias camadas de uma vez sem esperar secar direito... mas nao sei... o que pode ser?!?!
Me ajudem, aconselhem... ja to cansado disso!
Diego
uma distancia de uns 10, talvez 15 cms do kit. E logo após pintar, passo o dedo e sai literalmente uma camada de poeira! Acredito que seja a diluicao/pressao... mas nao sei mais o q fazer! Ja tentei varias coisas e continua acontecendo! Estou diluindo com alcool absoluto... diluindo ate parecer "leite". E assim, diminuo a pressao... talvez eu esteja aplicando varias camadas de uma vez sem esperar secar direito... mas nao sei... o que pode ser?!?!
Diego
- Danieltandrade
- Membro
- Nome: Daniel Torres de Andrade
Re: Por que a pintura está ficando empoeirada?!
Diego não tenho certeza, mas acho que a tinta está secando antes de chegar ai modelo.
Logo logo aparece alguém mais entendido para ajudar.
Logo logo aparece alguém mais entendido para ajudar.
- Dougvoador
- Super Membro
- Nome: Douglas Torres de andrade
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Diego escreveu:É gente, estou pintando com o aerografo, com pressao de 10, 12 e ate no maximo 15 psi... utilizando tinta Tamiya...
Diego
Então, tive o mesmo problema que vc, no
Meu caso foi a tinta muito diluída, neste caso a tinta seca no ar antes de chegar no kit. Diminua a diluição que verá o resultado mudar, qual diluente usou? No meu caso que utilizo tintas Enamel, eu percebi que existem cores que são mais difíceis de lidar, como o cinza 57 da revell( cor lazarenta! E a segunda vez que a uso e também é o segundo kit que tenho que limpar a tinta e começar denovo por causa da diluição dela, ela tem que ser diluída com 1 parte de tinta e no máximo mais 1 parte de diluente.
Outra, experimente outros diluentes como o vidrex, água e o álcool isopropilico.
- Sekiji
- Conselheiro
- Nome: Rúben Sekiji Negrão Doi
- Agradeceu: 53 vezes
- Curtiram: 42 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Exatamente Doug, acredito que seja excesso de diluente, e como ele é volatil, está secando antes de chegar no kit. Tente reduzir um pouco a diluição e aproximar um pouco o aerografo do kit, acho que vai ajudarDougvoador escreveu:Diego escreveu:É gente, estou pintando com o aerografo, com pressao de 10, 12 e ate no maximo 15 psi... utilizando tinta Tamiya...
Diego
Então, tive o mesmo problema que vc, no
Meu caso foi a tinta muito diluída, neste caso a tinta seca no ar antes de chegar no kit. Diminua a diluição que verá o resultado mudar, qual diluente usou? No meu caso que utilizo tintas Enamel, eu percebi que existem cores que são mais difíceis de lidar, como o cinza 57 da revell( cor lazarenta! E a segunda vez que a uso e também é o segundo kit que tenho que limpar a tinta e começar denovo por causa da diluição dela, ela tem que ser diluída com 1 parte de tinta e no máximo mais 1 parte de diluente.
Outra, experimente outros diluentes como o vidrex, água e o álcool isopropilico.

“Wisdom is the right use of knowledge. To know is not to be wise. Many men know a great deal, and are all the greater fools for it. There is no fool so great a fool as a knowing fool. But to know how to use knowledge is to have wisdom. " Charles Spurgeon
- fleite
- Super Membro
- Nome: Fernando Leite
Se mesmo assim continuar empoeirando, uma dica e dar uma pequena "lixada" com papel higiênco bem de leve.
Você vai perceber que a pintura vai ficar mais lisa e homogênea.
E não esqueça de nos contar como ficou. Uma foto do antes e depois seria show!
Você vai perceber que a pintura vai ficar mais lisa e homogênea.
E não esqueça de nos contar como ficou. Uma foto do antes e depois seria show!
Fernando Leite
Na Bancada: Clique na Imagem
Nada
Na Bancada: Clique na Imagem
Nada
-
- Novato
Valeu pessoal, vou tentar diminuir a diluicao... Estou diluindo com alcool absoluto. E a pressao? Alguem sabe mais ou menos quanto usar? Ouvi dizer que se vc diluir mais, diminui-se a pressao e quanto menos diluido, maior pressao... a distancia que vou usar é de uns 10 cm do kit... ta bom, ou ta perto?
Depois vou tirar uma foto do modelo pronto sim!!!
To doido pra acabar... de saco cheio mesmo hehehe!!!
- Dougvoador
- Super Membro
- Nome: Douglas Torres de andrade
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Diego escreveu:Valeu pessoal, vou tentar diminuir a diluicao... Estou diluindo com alcool absoluto. E a pressao? Alguem sabe mais ou menos quanto usar? Ouvi dizer que se vc diluir mais, diminui-se a pressao e quanto menos diluido, maior pressao... a distancia que vou usar é de uns 10 cm do kit... ta bom, ou ta perto?
Eu uso 10psi e a diluição depois de muita raiva descobri e faço no olhometro, mas sempre tem uma tinta que faz raiva na gente.
- Galttar
- Conselheiro
- Nome: Artur Barbosa
- Agradeceu: 22 vezes
- Curtiram: 18 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Olá Diego.Diego escreveu:É gente, estou pintando com o aerografo, com pressao de 10, 12 e ate no maximo 15 psi... utilizando tinta Tamiya...
Diego
Use Thinner Tamiya, de uma olhada nas vantagens: http://www.plastibrasil.com/viewtopic.php?f=105&t=5093
Pode tentar usar um Paint Retarder da Tamiya, ou mesmo uma gota de água.
Cuidado, mesmo que não apareça a poeira, pode ser que depois de retirado a máscara pode ficar marca.
Abraço.
Em Andamento:
F-14A - Hasegawa 1/48
Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48
Finalizados:
HV-22A Osprey - ESCI - 1/72
UH-1C Huey Hog - Revell 1/48
Supermarine Spitfire Mk.I - Tamiya 1:48
Alquimia: Programa para mistura de tintas
Lista de Kits: ScaleMates
F-14A - Hasegawa 1/48
Finalizados:
-
- Novato
Humm Galttar, entao o segredo e utilizar o diluente proprio da tinta! No caso, para tamiya acrilica, nao eh thinner nao ne?! É um outro produto que nao lembro o nome...Olá Diego.
Use Thinner Tamiya, de uma olhada nas vantagens: viewtopic.php?f=105&t=5093
Pode tentar usar um Paint Retarder da Tamiya, ou mesmo uma gota de água.
Cuidado, mesmo que não apareça a poeira, pode ser que depois de retirado a máscara pode ficar marca.
Abraço.
O problema e encontrar esses diluentes, pois essas lojas nunca vendem isso, pelo menos aqui na minha cidade nao!
Valeu!!!
- Galttar
- Conselheiro
- Nome: Artur Barbosa
- Agradeceu: 22 vezes
- Curtiram: 18 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
O da Tamiya é Thinner também e comprei la fora na Hobby Ease.

É lógico, tem muita gente que tem ótimos resultados sem o Thinner, mas eu não consegui.
Acho que o pessoal usa Álcool Isopropílico, já testou esse?
Pinte bem de perto ou tente colocar uma gota de água.
Abraço.
Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps

É lógico, tem muita gente que tem ótimos resultados sem o Thinner, mas eu não consegui.
Acho que o pessoal usa Álcool Isopropílico, já testou esse?
Pinte bem de perto ou tente colocar uma gota de água.
Abraço.
Enviado do meu Atari via RS232 a 9600bps
Em Andamento:
F-14A - Hasegawa 1/48
Finalizados:
F-14A - Hasegawa 1/48