Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

[Bancada]  SOPWITH CAMEL, ACADEMY 1:72

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Eliseu
Membro
Nome: Eliseu da Silva
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

SOPWITH CAMEL, ACADEMY 1:72

Mensagem por Eliseu »

Salve pessoal, após participar do GT Aviação Civil estou agora dando sequência na montagem
que iniciei esta semana, e gostaria de compartilhar com todos neste espaço.
Digo que críticas, dicas serão sempre bem vindas.

Um pouco sobre o avião, em uma pesquisa rápida feita na internet.

O Sopwith Camel foi um avião de caça britânico da Primeira Guerra Mundial projetado por Herbert Smith e fabricado pela Sopwith Aviation Company. Era um avião biplano e monoposto. Ficou famoso por sua manobrabilidade e muitas vitórias em batalha.

Projetado para substituir o Sopwith Pup, o protótipo do Camel (literalmente camelo) voou pela primeira vez em 22 de dezembro de 1916 pilotado por Harry Hawker, impulsionado por um motor Clerget 92, com 110 cavalos. Era armado com duas Metralhadoras Vickers .303 pol (7,7 mm) montadas acima do painel de instrumentos e que atiravam em sincronia com a hélice.

Histórico operacional

O avião entrou em serviço em junho de 1917, com o Esquadrão No 4 do Royal Naval Air Service. Não era um avião fácil de pilotar devido ao torque do motor giratório, mas esse mesmo torque, resultava na habilidade de virar à direita na metade do tempo dos outros caças. Ele era bem armado, com controles leves e sensíveis. Foi um dos mais famosos aviões da Primeira Guerra, rendendo muitas vitórias à muitos ases. Um importante papel desempenhado pelos Camel foi na defesa doméstica do território britânico, o que obrigou o retorno de alguns deles que atuavam na França a partir de julho de 1917. Devido aos ataque noturnos dos Alemães, foi criada a versão de caça noturno, conhecida como "Sopwith Comic".Em março de 1918 os esquadrões de defesa doméstica estavam equipados com Camels, chegando a sete esquadrões equipados com ele em agosto daquele ano.11 As ações dos Camels na frente Oeste contabilizaram a derrubada de 26 aviões alemães em cinco meses de operação.
Uma cobertura de metal sobre as metralhadoras, destinada a protegê-las de congelamento em altitude, criou uma "corcova" que levou ao apelido "Camel" (camelo). Aproximadamente 5.490 Camels foram construídos.

Variantes da Versão?

Sopwith Camel F.1
Caça monoposto.
A principal versão em produção.
Armado com duas metralhadoras Vickers sincronizadas à hélice.

Sopwith Camel 2F.1
Caça embarcado.
Envergadura ligeiramente menor.
Uma das metralhadoras Vickers substituída por uma Lewis sobre a asa.
O motor padrão era um Bentley BR1.

Sopwith Camel "Comic" caça noturno
As duas metralhadoras Vickers foram substituídas por metralhadoras Lewis.
As metralhadoras ficavam sobre a asa superior em um Suporte Foster.
Essa nova disposição evitava que a visão do piloto fosse prejudicada com os disparos à noite.
Para permitir o recarregamento usando o "Suporte Foster" o assento do piloto foi movido 30 cm para trás.
Para compensar, o tanque de combustível foi movido para a frente.13

F.1/1
Versão com asas mais finas.

Caça-bombardeiro (Trench Fighter) T.F.1
Versão experimental apenas (Caça-bombardeiro).
Metralhadoras montadas em ângulo (apontando para baixo).
Blindado para proteção.

De motor
Os Sopwith Camel utilizaram algumas versões de motor giratório:
130 hp Clerget 9B giratório (motor padrão)
140 hp Clerget 9Bf giratório
110 hp Le Rhône 9J giratório
150 hp Bentley BR1 giratório (obteve melhor performance – padrão usado para a R.N.A.S.)
100 hp Gnome Monosoupape 9B-2 giratório
150 hp Gnome Monosoupape 9N giratório

Algumas fotos do avião
réplica do Sopwith Camel pertencente ao Museu da USAF.
Imagem

Imagem

Um Sopwith Camel do Royal Flying Corps, 1914-1916.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora umas fotos do kit que estou montando

Imagem

O famigerado Manual de montagem
Imagem

Assim como o kit a montagem é bem simples
Imagem

A folha de decal
Imagem

O kit embalado
Imagem

Duas árvores compõe todo o kit
Imagem

Bom pessoal por enquanto é isso, mais atualizações postarei aqui, abração a todos.
Eliseu
Membro

Re: SOPWITH CAMEL, ACADEMY 1:72

Mensagem por Eliseu »

Passando para dar uma atualizada no tópico.

Após dar uma lavada no kit, iniciei a montagem fazendo algumas correções nas marcas de injeção,
após isso, apliquei o primer no final de semana segue as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui fiz uma pequena correção em relação ao eixo das rodas. Não que eu sou entendedor do assunto, mas ao meu ver estava muito estranho, se montasse com a peça inteira
iria ficar muito aberta. Eu reparei nas referências que o alinhamento das rodas ficam praticamente na raiz das asas.
Por este motivo resolvi passar o estilete e depois colar e passar putty.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Feito isso deixei adiantado para no final de semana aplicar o primer.
Primer já aplicado
Imagem

Imagem

Precisou de mais umas lixadas.
Imagem

Bom pessoal por enquanto é isso, mais tarde postarei mais progresso.
Eliseu
Membro

Mensagem por Eliseu »

Comparando com a referência percebi que os decais veio com as ordens das cores diferente. :thumbdown:

Comparem
Imagem

Imagem

Assim, a alternativa foi pintar. Inicio do mascaramento
Imagem

Imagem

Vermelho e Azul aplicados. Gostei do resultado final :thumbup: :thumbup:
Imagem

mascarando para a pintura da cor da aeronave
Imagem

Arrisquei um pré shading. Confesso que pode melhorar.
Imagem

Imagem

Vou substituir o decal por pintura, deduzindo que esses decals irão me dar trabalho. :chorando:
Imagem

Após aplicar o branco, só lembrando que estou utilizando tintas acrílicas da Vallejo.
Imagem

Imagem

Aproveitando o dia de folga, parti para a pintura, não consegui a cor da referência que era a que gostaria, como no kit não especifica nada :thumbdown:
usei a que tinha aqui que acredito ser a mais próxima. Caso esteja falando besteira por favor me corrigam. Usei a Olive Grey
Não consegui muitas referências colorida, ou procurei no lugar errado, mas a maioria das fotos são em P&B.

Imagem

Imagem

Imagem

Para ver como ficará
Imagem

Imagem

Imagem

Bom Galera, desculpe se o post está muito longo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , mas aproveitei a folga :thumbup: :thumbup: para deixar agilizado,
em vista que não terei muito tempo pelo restante da semana.
Espero que tenha gostado, críticas sempre bem vindas, se conseguir alguma coisa de progresso volto a atualizar.
Abração a todos!!! :saudacao: :saudacao: :saudacao:
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

Show! :thumbup:
Ele deve ficar parecendo um inseto, na 1/72, né? Qual o tamanho final? :pensando:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Eliseu
Membro

Mensagem por Eliseu »

Hartmann escreveu:Show! :thumbup:
Ele deve ficar parecendo um inseto, na 1/72, né? Qual o tamanho final? :pensando:
:rir_muito: :rir_muito: é Hartamnn é bem pequeno mesmo, quase que umas 2 gotas de tinta
pintava tudo :rir_muito: :rir_muito:

Vai a medida incríveis 7cm comprimento e 11cm de envergadura kkkk
Obrigado por acompanhar mestre.
Eliseu
Membro

Mensagem por Eliseu »

Bom pessoal, passando para mais uma atualização.
Fiz a pintura da hélice, vou postar como consegui um efeito de madeira, sei que tem tuto melhores
e com efeitos mais reais, mas tentei fazer um.

segue as fotos
tintas utilizadas
Imagem

Imagem

As sequências são assim:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Segue o resultado final, após aplicar verniz brilhante da Acrilex
Imagem
Hary
Super Membro
Nome: Hary Herbert
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Curtiss R3C-2 Racer - Hawk - 1/72 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ford F100 1956 - Mira - 1/18 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang "Red Baron" - Unimax - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang - Revell - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40E - Academy - 1/72 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Albatros DIII (OAW) - Roden - 1/32 (2014) Concluído GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Junkers Ju88P-1 Tankbuster  Dragon  1/48 (2013) Concluído GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: YAK-7B - ICM - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F4F-4 Wildcat - Tamiya - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Chance Vought F4U-1 Corsair - Heller - 1/72 GT 21 - Capturados - Montagem: Luftwaffe P-47D Thunderbolt Razorback - Academy - 1/72 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Jordan 191 - Tamiya - 1/20 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: PZL-37-LÓS - Plastik - 1/72 GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Aichi E13A1 Type-Zero " JAKE " - Hasegawa - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87B Stuka - Revell - 1/32 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.III  - Eduard -1:48 (Hans Fischer) GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: SE.5a Hisso - Wingnut Wings - 1/32 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Cutty Sark - Academy - 1/350 CONCLUÍDO GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Hawker Typhoon( GULF Porsche) -Academy - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Fokker DR.1 (Red Baron) - Revell - 1/28 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V "Blitz" von Hippel Jasta 5  - Eduard - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Eagle 1 transporter - Space 1999 - MPC - 1/72 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: 1950 Pick up Chevrolet 3100 - AMT - 1/25 GT 58 - Aces High - Montagem: Fokker D.VII ( Carl Degelow ) - Roden - 1/48 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - Revell - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Tom's 84C - Tamiya - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 88C-V - Tamiya - 1/24

GTs em Andamento:
GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917k 1970 - 1/24 - Fujimi GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette C7.R - Revell - 1/25

Mensagem por Hary »

Ta ficando muito bom esse Camel!!! :thumbup:
Na bancada
Imagem
Eliseu
Membro

Mensagem por Eliseu »

Opa Hary, obrigado por acompanhar que bom que gostou camarada!!! :thumbup:

O que é bem simples mas é legalzinho de montar, segue uma pequena atualização

Pintei o intradorso das duas asas e profundor (desse esqueci de registrar)
Imagem

Fiz as faixas vermelhas, mas não ficaram legais :thumbdown: :thumbdown: , sei não mas :pensando: bem, talvez eu refaça-a
Imagem

A metralhadora que fica acima do motor
Imagem

Pintei os pneus, depois pintarei de branco as rodas
Imagem

Bom pessoal por enquanto é isso, assim que fizer mais progresso voltarei para postar.
Agradeço a todos dicas, críticas são sempre bem vindas :saudacao: :saudacao: :saudacao:
Hary
Super Membro
Nome: Hary Herbert
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Curtiss R3C-2 Racer - Hawk - 1/72 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ford F100 1956 - Mira - 1/18 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang "Red Baron" - Unimax - 1/72 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang - Revell - 1/48 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40E - Academy - 1/72 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Albatros DIII (OAW) - Roden - 1/32 (2014) Concluído GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Junkers Ju88P-1 Tankbuster  Dragon  1/48 (2013) Concluído GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: YAK-7B - ICM - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F4F-4 Wildcat - Tamiya - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Chance Vought F4U-1 Corsair - Heller - 1/72 GT 21 - Capturados - Montagem: Luftwaffe P-47D Thunderbolt Razorback - Academy - 1/72 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Jordan 191 - Tamiya - 1/20 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: PZL-37-LÓS - Plastik - 1/72 GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Aichi E13A1 Type-Zero " JAKE " - Hasegawa - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87B Stuka - Revell - 1/32 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.III  - Eduard -1:48 (Hans Fischer) GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: SE.5a Hisso - Wingnut Wings - 1/32 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Cutty Sark - Academy - 1/350 CONCLUÍDO GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Hawker Typhoon( GULF Porsche) -Academy - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Fokker DR.1 (Red Baron) - Revell - 1/28 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V "Blitz" von Hippel Jasta 5  - Eduard - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Eagle 1 transporter - Space 1999 - MPC - 1/72 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: 1950 Pick up Chevrolet 3100 - AMT - 1/25 GT 58 - Aces High - Montagem: Fokker D.VII ( Carl Degelow ) - Roden - 1/48 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - Revell - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Tom's 84C - Tamiya - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 88C-V - Tamiya - 1/24

GTs em Andamento:
GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917k 1970 - 1/24 - Fujimi GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette C7.R - Revell - 1/25

Mensagem por Hary »

Ficou muito boa a pintura do intradorso das asas. :clap: Quanto as faixas...nossa...nessa escala deve ser muito divicil pinta-las.Mas acho que da pra dar uma retocada, sem precisar refaze-las.
Cheguei a comprar um Camel igual a esse, mas quando vi o tamanho.... :D desisti. Fui pra uma escala maior... :lol:
Na bancada
Imagem
Eliseu
Membro

Mensagem por Eliseu »

Hary escreveu:Ficou muito boa a pintura do intradorso das asas. :clap: Quanto as faixas...nossa...nessa escala deve ser muito divicil pinta-las.Mas acho que da pra dar uma retocada, sem precisar refaze-las.
Cheguei a comprar um Camel igual a esse, mas quando vi o tamanho.... :D desisti. Fui pra uma escala maior... :lol:

Então, é bem limitado de se trabalhar, mas parece que tenho ímã para esses kits :rir_muito: . Mas eu tenho um problema crônico de falta de espaço
ai nem adianta querer partir para outras escalas, até tenho alguns aqui mas está tudo "entocado".
Mas não posso falar muito não paguei 15 Dilmas para ir treinando acho que tá num bom valor :rir_muito: Mas que dá vontade espirrar quando começa dá zica isso é fato.
Responder

Voltar para “Aviação”