Meu maior crítico sou eu mesmo.....e todos assim somos....
E como sempre, nesses mais de 30 anos de modelismo, compartilhar e aprender pra mim foi e será a cereja do bolo...
Aos amigos que estão começando uma palavra: perseverar
Aos mestres de ontem e de hoje: obrigado
Hipocrisia minha, dizer que não me incomodo, que não me atinge as críticas mais severas sabendo que quanto maior a vidraça mais pedras virão...claro se a crítica for construtiva e vier de pessoa abalizada,muito que bem e muito bem vinda pois o tempo nos permite, selecionar e discernir, quem simplesmente ouvir ou dar ouvidos....
Tudo isso me leva a crer que, em sociedade, nunca agradaremos a todos.... mas por isso, por que não começar agradando a nos mesmos?
Ser humilde tem que ser bem diferente de ser hipócrita...
"rasing the bars" só nos trará uma falsa esperança e frustração renovada, alimentada por uma ansiedade insana em cobranças descabidas numa tonalidade errada... cor mal diluida.... canopy manchado ( na segunda guerra isso existe??

Hoje com a internet aproximando os extremos... vemos gente querendo atingir resultados intangíveis ao meu ver na primeira montagem.... de resultados absurdos de mestres do modelismo, ao montarem o mesmo modelo....
"poxa, comprei e usei o mesmo material, como não consegui??"
simples meu amigo: sal e açúcar tem aparência igual , diferentes somente na finalidade e no detalhe... que apesar de sutil, estraga qualquer resultado...
Entenderam? não? então vamos lá:
listras do "D day " retas e perfeitas ou tortas e mal pintadas??... o que está certo ou errado? e pra quem??
aa... eu vou num concurso.. então tem que ser perfeito...... deixa a realidade pra lá e vamos agradar os juízes pra ver se ganho uma medalhinha!... pelo menos assim seria mais "real" a possibilidade de ganhá-la, apesar de irreal ante a história...
Mas e as referências? contrárias.....e categóricas?
um apache de um amigo, aos meus olhos perfeito, não ganhar prêmio e pior, ouvir-se coisas descabidas como " é está muito bem feito, mas está muito fosco...sumariamente "
tudo bem que a tinta e pintura dessa aeronave tem que ser fosca e não poderia ser outra , por finalidade militar e dissimuladora.. "stealth" por natureza...
o que é isso? pesquisem meus amigos... e verão que isso existe em diversas aeronaves....
aviões da segunda guerra, imaculadamente brilhosos e ofuscantes.. não o "foscantes" em fotos e lugares mais altos nos pódios por ai afora.... spitfire digno de museu ser preterido em mais de um concurso, ficando atrás de potes iluminados de glitter de tanto brilho ...
o que houve com os desgastes.... os riscos, os descascados? ... a fumaça, o óleo, as pinturas feitas as pressas, uma encima da outra.... os patchs.. remendos simples e simplificados?.... todos lá, na história recente que, queremos sim, mais não podemos retratar....
Sejam felizes meus amigos, não sigam dogmas,, sejam menos engenheiros e mais artistas.... e pesquisem bastante....
as fotos estão ai , isso é fato..... só não as usa quem não quer....
se segunda guerra e modelismo é isso.... seu motorista, abre a porta que eu quero descer....não vai parar? eu pulo assim mesmo....

já dizia a tida "poeta contemporânea" conterrânea de um grande amigo: beijo no ombro!!
não se esqueçam: o melhor será sempre o próximo......
se virar obrigação, perdeu a graça.....hobby é hobby....
aos meus amigos um abraço e aos demais chute na canela....

shep