Master-Model

Próximos Eventos Programados:

Real ou aceitável?

Fórum para Assuntos Aleatórios, típicos de um Boteco

Moderador: Moderadores Boteco

shepard
Super Membro
Nome: shepard
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 0

Real ou aceitável?

Mensagem por shepard »

Prezados, ultimamente tenho vivido na pele, alguns questionamentos sobre meus resultados,acabamento etc...
Meu maior crítico sou eu mesmo.....e todos assim somos....
E como sempre, nesses mais de 30 anos de modelismo, compartilhar e aprender pra mim foi e será a cereja do bolo...
Aos amigos que estão começando uma palavra: perseverar
Aos mestres de ontem e de hoje: obrigado
Hipocrisia minha, dizer que não me incomodo, que não me atinge as críticas mais severas sabendo que quanto maior a vidraça mais pedras virão...claro se a crítica for construtiva e vier de pessoa abalizada,muito que bem e muito bem vinda pois o tempo nos permite, selecionar e discernir, quem simplesmente ouvir ou dar ouvidos....
Tudo isso me leva a crer que, em sociedade, nunca agradaremos a todos.... mas por isso, por que não começar agradando a nos mesmos?
Ser humilde tem que ser bem diferente de ser hipócrita...
"rasing the bars" só nos trará uma falsa esperança e frustração renovada, alimentada por uma ansiedade insana em cobranças descabidas numa tonalidade errada... cor mal diluida.... canopy manchado ( na segunda guerra isso existe?? :rir_muito: ) aqui tem mais detalhe....ou não.... :roll:
Hoje com a internet aproximando os extremos... vemos gente querendo atingir resultados intangíveis ao meu ver na primeira montagem.... de resultados absurdos de mestres do modelismo, ao montarem o mesmo modelo....
"poxa, comprei e usei o mesmo material, como não consegui??"

simples meu amigo: sal e açúcar tem aparência igual , diferentes somente na finalidade e no detalhe... que apesar de sutil, estraga qualquer resultado...

Entenderam? não? então vamos lá:

listras do "D day " retas e perfeitas ou tortas e mal pintadas??... o que está certo ou errado? e pra quem??

aa... eu vou num concurso.. então tem que ser perfeito...... deixa a realidade pra lá e vamos agradar os juízes pra ver se ganho uma medalhinha!... pelo menos assim seria mais "real" a possibilidade de ganhá-la, apesar de irreal ante a história...
Mas e as referências? contrárias.....e categóricas?

um apache de um amigo, aos meus olhos perfeito, não ganhar prêmio e pior, ouvir-se coisas descabidas como " é está muito bem feito, mas está muito fosco...sumariamente "
tudo bem que a tinta e pintura dessa aeronave tem que ser fosca e não poderia ser outra , por finalidade militar e dissimuladora.. "stealth" por natureza...
o que é isso? pesquisem meus amigos... e verão que isso existe em diversas aeronaves....

aviões da segunda guerra, imaculadamente brilhosos e ofuscantes.. não o "foscantes" em fotos e lugares mais altos nos pódios por ai afora.... spitfire digno de museu ser preterido em mais de um concurso, ficando atrás de potes iluminados de glitter de tanto brilho ...

o que houve com os desgastes.... os riscos, os descascados? ... a fumaça, o óleo, as pinturas feitas as pressas, uma encima da outra.... os patchs.. remendos simples e simplificados?.... todos lá, na história recente que, queremos sim, mais não podemos retratar....

Sejam felizes meus amigos, não sigam dogmas,, sejam menos engenheiros e mais artistas.... e pesquisem bastante....

as fotos estão ai , isso é fato..... só não as usa quem não quer....

se segunda guerra e modelismo é isso.... seu motorista, abre a porta que eu quero descer....não vai parar? eu pulo assim mesmo.... :rir_muito:

já dizia a tida "poeta contemporânea" conterrânea de um grande amigo: beijo no ombro!!

não se esqueçam: o melhor será sempre o próximo......

se virar obrigação, perdeu a graça.....hobby é hobby....

aos meus amigos um abraço e aos demais chute na canela.... :thumbup:

shep
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
Marcos Kamiya
Super Membro
Nome: Marcos Kamiya
Agradeceu: 0
Curtiram: 44 vezes

Re: Real ou aceitável?

Mensagem por Marcos Kamiya »

:thumbup:
Estou contigo Shep!!
paulo_prado
Super Membro
Nome: Paulo Prado
Curtiram: 25 vezes

Mensagem por paulo_prado »

Shep concordo contigo. Só não entendi está de "abrir a porta que eu quero descer". Cara um modelista do teu nível não pode simplesmente descer. Fica calmo aí cara, alguns criticam nas muitos gostam muito de teu trabalho, eu sou um dos que gostam. Cara a palavra é resiliência. Vai fundo Shep e bola pra frente.
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Esse é o Shep em seus 2 dedos de "limbo"!
Depois de toda obra de arte tem um desabafo desses! :saudacao:

Manda mais que estamos aqui para aprender Shep!
Mas no seu caso não há aviões de segunda gerra fosco nem canopy manchados.

Concordo plenamente com você, e quando me perguntam sobre cores e tintas (não sei por que perguntam, pois sou engenheiro) digo que elas se formam no contraste entre as outras ao redor. O que enxerga não é a realidade e sim uma imagem construída pelo cérebro, ou seja, se fez a tinta, colocou no modelo e lhe agradou essa é a correta! :thumbup:

Sou adepto aos desgastes e vejo muitos modelos na mesa perfeitos e brilhantes como acabado de sair de uma restauração e talvez essa seja a chave, criar categorias que representam modelos em ação e outros restaurados.

O meu Spitfire vai continuar fosco!

Forte abraço.
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Esqueci do mais importante... qual será o próximo? :agitado:
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

galttar escreveu:Esse é o Shep em seus 2 dedos de "limbo"!
olha na boa como o shep mesmo me falou o modelo tem que agradar aos seus olhos,sendo assim os meus modelos militares vão continuar sendo foscos :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: e quanto a medalhas é só consequencia do trabalho na bancada se ganhar bem se não ganhar o que importa e se divertir :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
paulo_prado
Super Membro
Nome: Paulo Prado
Curtiram: 25 vezes

Mensagem por paulo_prado »

magnetorj escreveu:
olha na boa como o shep mesmo me falou o modelo tem que agradar aos seus olhos,sendo assim os meus modelos militares vão continuar sendo foscos :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: e quanto a medalhas é só consequencia do trabalho na bancada se ganhar bem se não ganhar o que importa e se divertir :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Concordo em gênero, numero e grau.
Motta
Conselheiro
Nome: José C. N. Motta Jr.
Agradeceu: 47 vezes
Curtiram: 29 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: EE Lightning - Airfix - 1/48 GT 19 - Israeli Air Force - IAF - Montagem: F-16I SUFA - Kinetic 1/48

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Comparação: MiG-21MF - Academy X MiG-21MT - Eduard - 1/48

Mensagem por Motta »

Shepard,

Sei de todo ocorrido, inclusive em uma ocasião conversamos sobre o "elemento" pelo Skype.
Eu acredito que o reconhecimento do seu trabalho por juízes em eventos nacionais, e em fóruns internacionais pelos "gringos", incluindo-se aí um que participou da restauração da mesma aeronave na escala 1/1 (se o meu inglês de Tarzan não me traiu...) É O MAIOR CALA-BOCA QUE VC PODERIA TER DADO NESSA(S) PESSOAS(S)!
Relaxa aí... e me convida pra beber esses dois dedos de "limbo", pq eu já bebi dois dedos de Jack, cachaça, whisky, rum, vodka, tequila, campari... Mas de limbo eu nunca provei!
É bom? :mrgreen:
Abraços e boa montagem,
Zeca Motta

Imagem

www.youtube.com/@HomemConservador
Andre L B Ferro
Super Membro
Nome: Andre Ferro

Mensagem por Andre L B Ferro »

Falou pouco, mas falou bonito! :clap: :clap: :clap:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

Manda mais que estamos aqui para aprender Shep!
Mas no seu caso não há aviões de segunda gerra fosco nem canopy manchados.

Concordo plenamente com você, e quando me perguntam sobre cores e tintas (não sei por que perguntam, pois sou engenheiro) digo que elas se formam no contraste entre as outras ao redor. O que enxerga não é a realidade e sim uma imagem construída pelo cérebro, ou seja, se fez a tinta, colocou no modelo e lhe agradou essa é a correta! :thumbup:

Sou adepto aos desgastes e vejo muitos modelos na mesa perfeitos e brilhantes como acabado de sair de uma restauração e talvez essa seja a chave, criar categorias que representam modelos em ação e outros restaurados.

O meu Spitfire vai continuar fosco!

Forte abraço.
Pois os meus kits de Warbirds também continuarão foscos! :lol:
Ao contrário dos 30 anos de modelismo do Shep, eu tenho 30 anos de não-modelismo que quero recuperar.
Não tô nem aí se não consigo os mesmos resultados do Shep, do Alexandre (o Rezende), do Galttar, do AJCMAC e de outros mestres daqui e de acolá... Só sei que eles irão continuar me inspirando... :thumbup:
Ano que vem pretendo diminuir mais o ritmo. Buscar mais qualidade em vez de velocidade... Mas continuar produzindo sempre e buscando inspiração nos trabalhos dos melhores. E, IMHO, o Shep é um dos melhores. Ponto final! :thumbup:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Responder

Voltar para “Conversa Fiada”