Master-Model

Próximos Eventos Programados:

[Bancada]  M113A1 APC Vietnam - ACADEMY - 1/35

Fórum dedicado aos modelos de Militaria que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Militaria

Dolence
Conselheiro
Nome: Willian Dolence Ribeiro
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

M113A1 APC Vietnam - ACADEMY - 1/35

Mensagem por Dolence »

[imgc]http://img824.imageshack.us/img824/3874 ... neergr.jpg[/imgc]

País de origem: EUA
Papel: Veículo Blindado de Transporte de Pessoal (Armored Personnel Carrier)
Data de introdução: 1964
Tripulação: 2 (comandante, motorista) + 11 passageiros
Peso: 11.20 toneladas
Comprimento total: 5.32 metros
Largura total: 2.69 metros
Altura total: 2.5 metros

Motor: Detroit Diesel 6V53: 212 hp (158 kw), 6 cylinder, V-type, 2 cycle diesel
Transmissão: Allison TX-100 series. 3 speed forward, 1 speed reverse
Velocidade: 66 km/h estrada 40km/h terra
Alcance operacional: 483 km

Senta que lá vem história...

O M113 é uma família de veículos blindados de transporte de pessoal de origem norte-americana, em serviço em muitos países.
É um veículo com lagartas, com capacidade anfíbia limitada a pequenos cursos de água, grande capacidade de deslocação todo-o-terreno e alta velocidade em estradas de terra batida. A família M113 engloba uma ampla gama de versões e modificações tanto para combate como para apoio de combate.
Foram produzidas cerca de 80.000 unidades de todos os tipos, tornando-o num dos veículos blindados mais utilizado de todos os tempos.
Construído tudo em alumínio, possui uma blindagem com capacidade limitada de proteção. Durante a Guerra do Vietnã recebeu o apelido de "Táxi de Combate". Porém, suas primeiras versões eram também conhecidas pela fragilidade caso atingisse uma mina terrestre. Por essa razão, muitos soldados preferiam viajar sobre a cobertura do blindado ao invés de ocupar o seu compartimento interior.
Atualmente, no Iraque, o M113 ainda é amplamente utilizado pelo exército norte-americano, principalmente por pelotões de engenheiros e por grupos de patrulha. As versões mais comuns encontradas no Iraque são o M113A2 e M113A3. Nos anos seguintes à invasão do Iraque o M113 recebeu uma blindagem extra. Chamada de "slat armor", é composta por barras metálicas que servem para detonar explosivos propelidos por foguete (RPG) atirados contra o blindado.

História

O M113 foi introduzido inicialmente em 1960, desenvolvido a partir do M59 e do M75, projectados pela Ford e pela Kaiser na década de 1950. O M113 foi inicialmente desenvolvido pela FMC de San José na Califórnia, obedecendo à pré-condição de ser uma "Família de Veículos Blindados Multiusos Aerotransportáveis" estabelecida pelo Exército dos Estados Unidos.

Combate

Blindados M113 modelo ACAV utilizados na Guerra do Vietnã.
Os modelos M113 formaram a maior parte dos esquadrões de blindados dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã, utilizado principalmente para escolta de soldados.

No Brasil

M-113 do Exército Brasileiro.
O Exército Brasileiro recebeu 584 unidades do M113A1. No início dos anos 1980, buscou-se nacionalizar o maior número possível de componentes destes veículos, criando a versão M113BR. Atualizado pela empresa Motopeças, o M113 recebeu, entre outras modificações, um novo motor Mercedez Benz e uma nova transmissão.
O M113 nas versões M113 ACAV e M577 Command Post são também utilizados pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha (CFN). Esses blindados dividem com o EE-9 Cascavel, EE-11 Urutu e o LVTP-7/AAVP-7 entre outros a linha de blindados dos Fuzileiros Navais brasileiros.
No dia 25 de novembro de 2010, blindados M113 foram utilizados pela Marinha em operações na zona norte do Rio de Janeiro, no auxilío a Polícia Militar, com o objetivo de coibir atos de violência organizada registrados em diferentes pontos do Estado. Os blindados foram tripulados por fuzileiros navais e transportaram policiais da tropa de elite da polícia do Rio, o BOPE, até o local do confronto com os bandidos.

M113A1

Versão com motor Detroit a diesel, em substituição do original a gasolina, lançada em 1964. 6 cilindros em "V". Com 4 modelos de viaturas: - TP (Transporte de tropa) com capacidade para 11 militares armados e equipados mais 02 da guarnição; - Morteiro; - Socorro; e - Comando. Carro anfíbio. Atinge a velocidade de 64,3 km/h em terra e 4,7 km/h na água.

Fontes: wikipedia e Gary's Combat Vehicle Reference Guide

Enfim, o kit!

[imgc]http://img193.imageshack.us/img193/7287/dscf5522c.jpg[/imgc]
Este é apenas meu segundo kit, logo não tenho conhecimento para fazer uma análise aprofundada do mesmo. O que eu posso dizer, com o pouquinho que aprendi com a montagem anterior, é que este é um kit muito bacana no que diz respeito ao nível de detalhamento. Não só por ter as peças muito bem feitas e detalhadas, mas pela quantidade destas peças incluídas no kit. Em suas mais de 325 peças encontramos muitos detalhes externos e opções de armamento, torres opcionais (incluindo um flamethower), uma infinidade detalhes internos, tanque de combustível, rádios, motor, direção, transmissão e por aí vai. Fiquei impressionado! Como a vida não é uma piscina de bolinhas coloridas, estão ali também uma porção de marcas de injeção para serem preenchidas/lixadas, mas isso faz parte do trabalho e era de se esperar de um kit de 1993.

[imgc]http://img59.imageshack.us/img59/1607/dscf5527q.jpg[/imgc]
Achei bacana que além da lagarta flexível veio a opção de fazer link-by-link, que estou bem afim de experimentar, embora a esteira flexível seja de qualidade muito superior a da vinílica que veio com o Pz. I da Italeri. :?

[imgc]http://img403.imageshack.us/img403/1679/dscf5525v.jpg[/imgc]
O manual é bem prático e cumpre com a função. Claro, poderia ser melhor, mas comparado com o manual do kit anterior este é :thumbup:
Ah, os decalques... :roll:
Tive um pequeno problema com eles, a folha veio dobrada ao meio, provavelmente danificando alguns. Mas isso é problema para depois!
As opções de montagem cobrem 4 veículos:
- M113A1 "The Big Stuff", U.S. Army Armoured Cavalry.
- M113A1, Republic of Korea Army.
- M113A1, Royal Australian Army.
- M132A1 Flamethrower "Burn Baby Burn".
Decidi montar o "The Big Stuff" porquê minha esposa gostou do decal do Snoopy na casinha :shh: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Acho que é isso, agora é só :bala: :bala: :bala: :bala:
Amanhã terei novidades ;)
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█░░░░░░░░▀█▄▀▄▀██████░▀█▄▀▄▀██████
░░░░ ░░░░░░░▀█▄█▄███▀░░░ ▀█▄█▄███
Kadu Queiroz
Super Membro
Nome: Carlos Eduardo dos Santos Queiroz

Re: M113A1 APC Vietnam - ACADEMY - 1/35

Mensagem por Kadu Queiroz »

Oba, 1º da fila! :thumbup:
Imagem
Thiago
Super Membro
Nome: Thiago Vergani
Contato:

Mensagem por Thiago »

Opa, acompanhando... :D

Manda :bala: :bala: :bala: :bala:
Thiago Vergani

"You take the Blue Pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the Red Pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes." - Morpheus
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

kadu e thiago se apertem por ai que ainda tem vaga na primeira fila :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:
Imagem
Della Coletta
Membro
Nome: Gustavo Coletta

Mensagem por Della Coletta »

Na fila da pipoca... quero acompanhar tb!

Abraços,
Gustavo COLETTA
INICIANTE antigo no hobby!!! :rolando:
NightRider
Conselheiro
Nome: Luis
Agradeceu: 1 vez
Curtiram: 52 vezes

Mensagem por NightRider »

Mais um no acompanhamento ! Agora, o fator decisivo para a escolha da versão é realmente muito sensata e prestigia a paz no lar ! :rolando: :rolando: :rolando:
BVila
Super Membro
Nome: Bruno Vila

Mensagem por BVila »

:thumbup: :thumbup:

Também estou por aqui!!!
Dolence
Conselheiro

Mensagem por Dolence »

Obrigado pela audiência galera! Vamos atualizar um pouco...

Lavei somente as duas árvores que compõem parte do interior, motor e transmissão, depois deixei secar bem. Antes de começar a trabalhar é assim, depois o caos toma conta de tudo!
Imagem

Tirei algumas peças das árvores, dei uma pré lixada nas rebarbas mais aparentes e colei parte do motor.
Imagem

Dei uma pausa no trabalho e resolvi continuar somente no dia seguinte. Guardei as pecinhas em um pote de... paçoquinha :rolando: :rolando: :rolando:
Acho que contei que meus gatos também são plastimodelistas, né? Eles vão roubando uma pecinha de cada kit para montar sabe deus o que.
Imagem

Como os bancos eram bem sem graça, lisos, lembrei que vi uma montagem em que o cara usou papel alumínio para dar um pouco de textura. Resolvi copiar a idéia e aqui está o resultado:
Imagem

Colei as duas paredes do interior, passei uma camada de primer, bem de leve.... e na frestinha q ficou na junção, usei um pouco de BVilla putty, que funciona muito bem para preencher pequenos espaços como neste caso.
Imagem

Usei aquela massinha reutilizável Pritt Tak para fazer um dry-fit do sistema de exaustão no motor. Montei e colei as peças em separado porquê vou usar uma cor diferente.
Imagem

Mandei ver no primer no restante das peças que fazem parte do interior e compartimento do motor. Deixei o tanque de fora, quero fazer umas alterações nele.
Imagem

Aqui dá pra ver como ficou a parte do interior que vai ser pintada de interior light. Colei o pedal, suporte dos bancos e mais algumas pecinhas que vão ser da mesma cor. Acho que agora a parte que menos gosto já passou, pelo menos desta etapa. Hoje quero ver se consigo pintar o interior!
Imagem

Isso é o que rendeu no final de semana, galera! Muito obrigado.
:bala: :bala: :bala:
Della Coletta
Membro
Nome: Gustavo Coletta

Mensagem por Della Coletta »

Ainda não consegui "enxergar" qual vai ser do papel alumínio...
Mas, acompanhando!

Abraços,
Gustavo COLETTA
INICIANTE antigo no hobby!!! :rolando:
Dolence
Conselheiro

Mensagem por Dolence »

Della Coletta escreveu:Ainda não consegui "enxergar" qual vai ser do papel alumínio...
Mas, acompanhando!

Abraços,
É que os bancos do kit são lisos, sem nenhuma rugosidade. Os bancos do M113 são almofadados, e não é pedaço de metal ou madeira totalmente plano.
Como uma imagem vale por mil palavras, dá uma olhadinha Della Coletta:
Imagem
Responder

Voltar para “Militaria”