Plastic Kits

Próximos Eventos Programados:

Problema - Pré-shading com tinta "respingando" - Duco

Fórum dedicado a resolução de dúvidas relacionadas ao Plastimodelismo

Moderador: Moderadores Tecnicas

PzKpfwlll
Membro
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

Problema - Pré-shading com tinta "respingando" - Duco

Mensagem por PzKpfwlll »

Fala pessoal!

A tempos eu vinha tentando fazer um pré-shading decente, com um traço fino e bonitinho, contudo meu aerógrafo velho não dava conta.
No começo do ano, então, comprei um novo com agulha de 0,2mm, e da primeira vez que usei consegui um traço bem fino, do jeito que queria.

Contudo nos últimos kits, estou tendo um problema com a tinta "respingando" assim por dizer, quando quero fazer um traço fino.
Isso já vem me incomodando faz algum tempo, e sempre digo que no próximo kit irei resolver, mas até agora nada.

Vamos aos fatos:

O que está acontecendo é que uma parte da tinta que sai aparentemente está "grudando" na ponta da agulha (puxo bem de leve o gatilho para sair um traço fino), e depois de formar uma certa camada, ela se solta da agulha com o ar e assim respinga no kit.

Trouxe aqui uma imagem do problema, notem certos pontos mais escuros que se formam fora da linha da tinta:

Imagem

Pode não parecer, mas esses pontos são relativamente grossos.

Uso para pintar as tintas duco da Mania de Kit.

Já tentei de tudo:

Vários tipos de diluição, variando com pouco thinner a muito thinner;
Pressão do compressor variando de 10 a 40 psi;
Limpar o aerógrafo;
Tentei com tinta poliéster, com o mesmo resultado...

Se alguem puder me ser uma luz no fim do túnel, eu ficaria muito grato :mrgreen:

Abraços.

Pz.
Kakadu
Super Membro
Nome: Flávio Pedroza
Agradeceu: 139 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: Problema - Pré-shading com tinta "respingando" - Duco

Mensagem por Kakadu »

Olá colega, pra resolver isso VC tem que limpar a ponta da agulha de vez em quando com um pincel e thiner, enquanto pinta. P.s. qual aero VC está usando?

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
PzKpfwlll
Membro

Re: Problema - Pré-shading com tinta

Mensagem por PzKpfwlll »

Kakadu escreveu:Olá colega, pra resolver isso VC tem que limpar a ponta da agulha de vez em quando com um pincel e thiner, enquanto pinta. P.s. qual aero VC está usando?

Olá Kakadu,

eu já faço isso direto, o problema é que em 4 segundos de tinta saindo (mesmo com a ponteira limpa) a tinta já gruda novamente e depois respinga...

O aerógrafo eu uso o Wester AER-3, com copo fixo, com regulagem do ar na parte frontal e regulagem do gatilho na traseira, agulha de 0,2mm:

Imagem

P.s: A regulagem do ar no aerórafo deixo sempre toda aberta, e regulo diretamente na saída do compressor.

Abraços.

Pz.
Kakadu
Super Membro
Nome: Flávio Pedroza
Agradeceu: 139 vezes
Curtiram: 69 vezes

Mensagem por Kakadu »

Realmente, aí fica complicado para trabalhar... Comigo acontece isso, mas leva um tempo maior (+- um minuto e meio) entre cada limpada. Uso as mesmas tintas. A única coisa que posso sugerir Ä— trocar o diluente por um que tenha secagem retardada. Outra coisa e tentar pintar sem a capa protetora da agulha, pois ela facilita a acumulação de tinta no bico.

PzKpfwlll
Membro

Mensagem por PzKpfwlll »

Valeu pelas dicas Kakadu,
Também tinha pensado a mesma coisa em achar um diluente com secagem retardada, mas encontrar por aqui está difícil. Testei também retirar a capa protetora da agulha, mas daí o preblema é que o "leque" de pintura abre bastante....

Mas enfim, ontem depois de um dia inteiro fazendo 1001 testes consegui dar uma certa melhorada no problema.

Fiz uma super mega limpeza no aerógrafo, e também tive uma ideia não sei daonde de passar desengripante na agulha e depois secar o excesso com papel toalha. O problema reduziu bastante, mas ainda fazia alguns respingos, então abri um pouco mais a regulagem do gatilho, resultou num "leque" um pouco maior mas daí o problema quase sumiu, o que foi o suficiente para dar continuidade nos meus projetos.

Ainda vou testar mais tarde novas opções para ver se consigo um resultado melhor, mas por enquanto vou me focar na montagem que está em andamento. :thumbup:

Se conseguir novos progressos posto por aqui.

Abraços.

Pz.
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

PzK, já tentou tirar a proteção do bico e deixar a agulha exposta?
Pode ser que ajude.

Abraço.
Galttar
Conselheiro
Nome: Artur Barbosa
Agradeceu: 22 vezes
Curtiram: 18 vezes
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: UH-1C Huey Hog - Revell 1/48 GT 36 - Marines - Montagem: HV-22A Osprey - ESCI - 1/72

GTs em Andamento:
GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: Libyan MiG-23MF Flogger-B - Trumpeter 1/48 GT 65 - F-14 Tomcat - Montagem: F-14A - Hasegawa 1/48

Mensagem por Galttar »

Li que já tentou com diluição maior, mas aqui quando vou fazer post shading uso diluição 3 a 4 vezes maior do que estou acostumado.
Por exemplo, Tamiya eu uso 1:2 ou 1:3 para pintar e para fazer shading uso 1:5 até 1:10 com pressão de 10 a 15psi.
Tire a agulha e passe e corra a ponta do dedo nela e veja se não tem nenhum amaçadinho nela, bem na ponta.
Passar em um papel higiênico também ajuda a detectar isso, o papel vai rasgar... tem que passar a atulha paralela ao papel e não perpendicular... lógico.. kkk

Forte abraço e boa sorte.
Gercino
Novato
Nome: Gercino Sátiro
Agradeceu: 4 vezes
Curtiram: 2 vezes
Contato:

Mensagem por Gercino »

Penso igual ao alterar. Complemento: avalie a granulação da tinta, várias tintas artesanais são "coadas", em alguns casos partículas maiores vão se acomodando na ponta do aerografo e dai vem o problema... gosto da MDK mas atualmente uso DRYCOLOR.

Enviado de meu GT-I9060C usando Tapatalk
PzKpfwlll
Membro

Mensagem por PzKpfwlll »

galttar escreveu:Li que já tentou com diluição maior, mas aqui quando vou fazer post shading uso diluição 3 a 4 vezes maior do que estou acostumado.
Por exemplo, Tamiya eu uso 1:2 ou 1:3 para pintar e para fazer shading uso 1:5 até 1:10 com pressão de 10 a 15psi.
Tire a agulha e passe e corra a ponta do dedo nela e veja se não tem nenhum amaçadinho nela, bem na ponta.
Passar em um papel higiênico também ajuda a detectar isso, o papel vai rasgar... tem que passar a atulha paralela ao papel e não perpendicular... lógico.. kkk

Forte abraço e boa sorte.
Fala galttar!

Não sei dizer até que proporção fiz a diluição, mas chegou a um ponto que quando aplicado sobre uma superfície, parecia que se conseguia "ver" o thinner se separando da tinta, se espalhando para fora da área que estava sendo pintada. (não sei se consegui ser claro) :lol:

Sobre a agulha, aparentemente ela está ok, sem nenhum amassado. Na verdade, a tinta que grudava na agulha começava a grudar mais perto da saída de tinta/ar do que na ponta da agulha...

Porém, hoje estranhamente fui tentar gravar um vídeo sobre o problema, e o problema simplesmente não aconteceu :?
Isso me lembrou de certa situação constrangedora no meu trabalho, em que acontecia um problema, e quando chamei o responsável para dar uma olhada o problema simplesmente não aconteceu, no final a gente se passa por burro ou mentiroso :problem: :lol:

Bom, sei lá... Se acontecer dos gnomos "sujarem" a tinta quando não estou olhando denovo e o problema acontecer, aí sim gravo o vídeo e posto aqui :?

Abraço!

Pz.
Responder

Voltar para “Dúvidas”