Master-Model

Próximos Eventos Programados:

XV Open de Plastimodelismo Superkits : 01/06/2024 a 02/06/2024          27º Open GPC : 17/08/2024 a 18/08/2024          V Xtreme Modeling Latin America : 26/10/2024 a 27/10/2024          XX Convenção Nacional de Plastimodelismo do GPBH – IPMS/MG : 09/11/2024 a 10/11/2024          Open GPPSD : 30/11/2024 a 01/12/2024          

[Expositor]  ENTERPRISE 1701-C - AMT 1:1400 ILUMINADA - CONCLUÍDA

Fórum dedicado aos modelos de Ficção Científica e Espaço que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Ficção Científica

Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

ENTERPRISE 1701-C - AMT 1:1400 ILUMINADA - CONCLUÍDA

Mensagem por LRFOGA »

Já que o fórum de lá está fechando, estou transferindo pra cá minhas mais importantes montagens. A primeira delas, como não podeira deixar de ser é uma espaçonave da série Star Trek

Vamos à reedição do tópico :mrgreen:

Essa nave ainda não está concluída, mas em aos poucos está sendo montada. Quem me conhece sabe da minha preferência por modelos de ficção científica, especialmente Star Trek e Star Wars. Devo ser um dos maiores colecionadores desses kits, pois dificilmente deixei de comprar algum kit que saiu tanto aqui no Brasil como no exterior, e posso afirmar, tenho itens raríssimos, alguns dos quais nem saíram no Brasil

Para manter a originalidade do post anterior vou reeditar tudo o que estava lá (apenas no que se refere à montagem), depois faço uma atualização com novas informações, e depois vou publicando a continuação da montagem


POST DO FÓRUM PLASTIMODELISMO.ORG em 24-01-2010

Amigos plastimodelistas, saudações!
Após mais de um ano da montagem da USS RELIANT resolvi tomar coragem e iniciar a construção de mais naves com sistema próprio de iluminação com fibras óticas. Depois da Klingon Battle Cruiser já concluída e da interrupção da montagem da Ponte de Comando da Enterprise Clássica (resolvi dar uma parada por enquanto, por questões técnicas envolvendo a integração dos circuitos de luzes e sons - sim ela vai ter os sons da série original e vou colocar o vídeo aqui!) decidi iniciar os antigos projetos envolvendo fibras óticas para não acabarem "apenas no sonho". Afinal, todas essas naves são testes para a fantástica Enterprise D e a fabulosa Deep Space Nine, que ainda não foram montadas pois encontram-se no aguardo de vários testes com luzes para aperfeiçoamento de uma técnica que venha a satisfazer minhas idéias com vistas a deixar o modelo exatamente como vistos na televisão.

Isto porque, embora a USS RELIANT tenha saído melhor que o previsto, percebi que não será possível colocar tanto volume de fibra ótica dentro do casco da Deep Space Nine, e somente através da montagem da Klingon Cruiser é que percebi um novo sistema de iluminação com fibras, sem que se faça feixes de fibras óticas, que acabam por entupir o interior do casco dos modelos e os tornam um pouco pesados, às vezes, podendo comprometer a estrutura do kit, que não foi desenvolvido tecnicamente para suportar um certo peso interno.

Quanto à Enterprise D, o problema encontrado até hoje é o formato das janelas, que são retangulares-ovalados, o que dificulta (e muito) a adaptação das fibras óticas, que são puramente circulares. E justamente por não ter encontrado nenhum tipo de adaptação até agora, não tive coragem de montá-la, pois, só vou fazê-la quando desenvolver a técnica ideal.

Desta forma, resolvi implementar o sistema de iluminação com fibra ótica, mostrando-o passo-a-passo, no kit da Ertl/AMT da USS ENTERPRISE 1701-C, que possui o mesmo sistema de janelas retangulares-ovaladas as quais servirão de testes para a Enterprise D. Vai ser um trabalho difícil, cansativo, mas espero valer a pena no final. Se ficar como a USS RELIANT já está de bom tamanho.

Bem, vamos à história da nave:
A USS Enterprise (NCC-1701-C), também conhecida como Enterprise-C, é uma nave estelar classe Ambassador da Frota Estelar, no universo ficcional de Star Trek. É a quarta nave incorporada desde a fundação da Federação dos Planetas Unidos a ostentar o nome "Enterprise"
Imagem

A Enterprise-C aparece somente no episódio Yesterday´s Enterprise da telessérie Star Trek: The Next Generation. Naquele episódio, a nave, comandada pela Capitão Rachel Garrett, é destruída ao defender o posto avançado klingon de Narendra III contra um ataque romulano em 2344. A Enterprise C possui aproximadamente 528 metros e seu modelo (classe ambassador) foi utilizado para produzir outras naves da frota estelar até 2359 (por exemplo, a USS YAMAGUCHI), com tempo de vida útil de 80 anos
Imagem

O kit: Esse kit deve ter sido produzido pela Erlt/AMT na década de 1990, época da série Star Trek The Next Generations
Imagem

A sua pintura deverá ser o maior desafio
Imagem

pois se observa que ela possui muitas cores diferentes no casco
Imagem

para desespero de quem pinta com aerógrafo, pois em alguns lugares, o pincel será inevitável
Imagem

os decais
Imagem

o manual de montagem e de pintura
Imagem

Imagem

e as peças
Imagem

é um modelo robusto, de tamanho grande
Imagem

por enquanto é só, pois ainda não comecei a montagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: USS ENTERPRISE 1701-C Iluminada

Mensagem por LRFOGA »

25-01-2010

PRIMEIRO PASSO: pintura interior para reflexão da luz
Nos modelos anteriores eu pintava de preto, para impedir que a luz dos leds ultrapassasse o casco. Nesse modelo, como a técnica será diferente, utilizei tinta cromo, que deixou o casco interior da nave tal como um espelho e por ser espelho, também impede a passagem da luz interior.

As fotografias falam por si mesmas
Imagem
veja agora como reflete a luminosidade
Imagem
será imprescindível para garantir que a luz dos leds cheguem às fibras óticas sem necessidade de contato direto
quando a luz incide diretamente nessa tinta cromo, o casco parece um espelho
Imagem
espero que minhas idéias estejam no caminho certo
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: USS ENTERPRISE 1701-C Iluminada

Mensagem por LRFOGA »

04-02-2010
A tinta cromo é de uso geral, da Colorgin, lançada no mercado recentemente e destina-se especialmente para acabamento em peças que não sofram ações do tempo (chuva, sol direto, calor, etc). Para o interior do casco das naves é excelente :recomendo:
Imagem
Já adesivos de papel laminado podem descolar com o tempo. Eu não usaria.

27-04-2010
DEPOIS DE ALGUNS MESES COM A USS ENTEPRISE 1701-C, PARADA NO ESTALEIRO DE UTOPIA PLANTIA (MARTE), VAMOS RECOMEÇAR A CONSTRUÇÃO DO CASCO

utilizei a masking tape da tamya (nunca tinha usado, gostei da facilidade em trabalhar com essa fita)
Imagem

para começar a fazer o "aztec" do casco (parte inferior)
Imagem

está na hora de colocar o aerógrafo para funcionar (parte superior)
Imagem

depois de pintado todo o casco e a estrutura da nave, vou colocar o circuito de iluminação, que está sendo retomado nesta semana, com aquisição dos materiais (encontrei os LEDS DIFUSOS, com 180º de abertura, os quais, se derem certo, resultarão em iluminação sem necessidade de conectar fisicamente as fibras óticas). Foi difícil mas acabei encontrando
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: USS ENTERPRISE 1701-C Iluminada

Mensagem por LRFOGA »

25-06-2010
a difícil e complicada pintura do casco
Imagem

As janelas serão retocadas, para fazer desaparecer eventuais borrões da tinta preta (não é facil pintar essas janelas)
Imagem

Onde as janelas estão pintadas de preto, não será iluminado, nas demais, iremos furar para colocar as fibras óticas
Imagem

Parte inferior do casco, da mesma forma
Imagem

Por enquanto é só. Aguardem novas atualizações, já que estaremos dando continuidade neste kit
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: USS ENTERPRISE 1701-C Iluminada

Mensagem por LRFOGA »

30-06-2010
O próximo passo é o mais chato: furar todas as janelas de 0,5mm
Exatamente por isso é que comprei aquela furadeira da Tamiya
Imagem

Ao todo serão aproximadamente 250 furos, e da última vez que me arrisquei a fazer isso, fiquei com dores nas mãos por alguns dias

Exatamente depois disso é que fixarei as fibras e o circuito. Vamos ver se consigo fazer alguma coisa neste final de semana, pois preciso acelerar essa nave para montar pelo menos mais outras 5 iluminadas (Enterprises A; D; Klingon Bird of Prey; Deep Space Nine (essa com 800 furos) entre outras

28-12-2010
Aos amigos interessados: em 2011 estarei retomando essa montagem para ver a USS ENTERPRISE C funcionando
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: USS ENTERPRISE 1701-C Iluminada

Mensagem por LRFOGA »

16-01-2011
é um trabalho que fica muito bonito depois de montado
Imagem

dá trabalho toda a iluminação é desenvolvida "fora do kit", tem que se fazer um verdadeiro "projeto" de inclusão desses materiais dentro do kit e de forma que ele funcione (considerando funcionalidade, luminosidade, acondicionamento, temperatura (não pode subir muito), e refletividade)
Imagem

mas compensa no resultado final
Imagem

até hoje, quando vejo esses trabalhos fico maravilhado, é lindo
Imagem

concluído mesmo só a USS RELIANT e o KLINGON BATTLE CRUISER
Imagem

Imagem

embora eu pretenda concluir essa Enterprise C (fotos de referência abaixo)
Imagem

Imagem

e a Ponte de Comando este ano
Imagem

além de montar a Enterpise A na 1:350
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: USS ENTERPRISE 1701-C Iluminada

Mensagem por LRFOGA »

08-09-2011
Estou comprometido com a faculdade, os modelos do GM12 e meu escritório, mas a caixa dessa belíssima nave estelar 1701-C está na minha bancada. Como quebrei as duas últimas brocas de 0.5 mm estou à procura das mesmas para retomar os trabalhos. Quem sabe no próximo mês começo a furar e abrir buracos no casco da nave

19-05-2012
Início da minha participação neste fórum novo, sendo esta montagem o primeiro post da área de ficção científica
No fórum anterior foi contabilizado 4596 visitas. Espero que as visitas continuem:icon_mrgreen:

Antes de voltar à essa montagem, resolvi concluir meu F-15, portanto, neste final de semana não foi possível trabalhar na Enterprise C. Como hoje terminarei de colocar todos os decais no F-15 e celar com cera future, é bem provável que durante a semana estarei voltando aos trabalhos.

Pra quem ainda não conhece meu trabalho, eu costumo desenvolver um circuito de superleds (alguns com sequenciais, outros não) e inserir dentro do kit. Não é nada absurdo, já que os sequenciais eu costumo comprar na internet e a soldagem é tranquila. Também tenho um amigo que conserta televisores e faz alguns trabalhos mais difíceis pra mim.

O destaque mesmo fica para as fibras óticas, que garantem a luminosidade em todas as direções, dando às janelas um aspecto mais verídico do que se fossem apenas orifícios com iluminação interna.

Os furos, são feitos com brocas de 0,4 ou 0,5 mm, conforme o caso, e utilizo furadeira da Tamiya, pois com fine pinvise dá muito trabalho.

Analisando o que foi feito até agora decidi retocar alguns pontos da pintura da superestrutura, com o fim de alterar a cor dos scape pods, os quais no início do trabalho eram branco, mas decidi deixá-los na cor bege, seguindo a cor padrão dos scape pods de outras naves da Federação.

E por falar em cores e referência, vou apresentar algumas imagens para demonstrar que não há exatamente uma cor certa para essa nave, pois, embora exista a recomendação no manual do fabricante, as tonalidades de cores variam muito. Vejam

Imagem
Imagem da caixa de relançamento do kit

Imagem
Imagem ilustrativa encontrada na internet

Imagem
Imagem criada por algum trekker, onde se observa que as naceles dos motores são as utilizadas na Enterprise B

Imagem
Imagem ilustrativa encontrada na internet

Imagem
modelo montado por autor desconhecido

Imagem
modelo montado por autor desconhecido

Imagem
modelo montado por autor desconhecido que está mais próximo do que estou montando

Imagem

Imagem
outras referências

por enquanto é só
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: USS ENTERPRISE 1701-C Iluminada

Mensagem por LRFOGA »

Hoje chegaram as primeiras compras para a retomada dessa bela espaçonave.
Imagem

Enquanto as demais tintas não vêem, iniciei a abertura das janelas no casco principal
Imagem

Como o sistema de iluminação será diferente daquele usado na USS RELIANT (que na RELIANT eu chamo de iluminação direta e na ENTERPRISE C eu chamo de iluminação por dispersão), as fibras óticas tem de passar bem justo nas janelas. A solução é usar um paquímetro, que acusou o limite máximo das janelas: 0,6mm
Imagem

Essa medição torna possível usar fibras óticas de 0,5mm, fazendo-se os furos com fudareira da Tamiya, porque são mais de 300 furos só no disco, pois como as janelas reais são retangulares arredondadas e não existe fibras dessa forma, tive de fazer dois furos próximos em cada janela :crazy:
Imagem

Imagem

demorei mais de 2 horas para concluir essas janelas, e isso porque usei furadeira! Se fosse no passado, quando fiz à mão (com fine pin vise, no caso da Reliant) acho que teria desistido :crazy:
Imagem

quebrei uma broca de 0,4mm mas eis o resultado parcial
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

por enquanto é só
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: USS ENTERPRISE 1701-C Iluminada

Mensagem por LRFOGA »

Novas fotografias

Seguindo orientação das fotos de referência e manual
Imagem

não foi fácil fazer esse mascaramento :crazy:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Essa é a Enterprise mais difícil de pintar
Imagem

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
LRFOGA
Super Membro
Mensagens: 5561
Registrado em: 14 Jun 2012, 22:50
Nome: Luiz Renato Fogagnolo
Agradeceu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: USS ENTERPRISE 1701-C Iluminada

Mensagem por LRFOGA »

ATUALIZANDO A MONTAGEM
Pintura de parte do aztec dessa Enterprise
Imagem

Essa cor (azul claro) será utilizada no aztec das naceles de dobra
Imagem
Imagem
Responder

Voltar para “Ficção Científica e Espaço”