Master-Model

Próximos Eventos Programados:

[Concluído]  P-47D Thunderbolt 1º GAvC - Academy - 1/48

Moderadores: Della Coletta, cesar2b, Hartmann, Moderadores GT

Cowboy_dgt
Membro
Nome: David Gouvêa Torres
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: P-47D THUNDERBOLT 1º GAvC - ACADEMY - 1:48

Mensagem por Cowboy_dgt »

cesar2b escreveu:Amigo que trabalheira!!
Mais o resultado esta muito 10!!Manda brasa na pintura :twisted:
César,

Opa amigão, valeu ! Trabalheira é pouco viu... :D :D :D :D :D Mas acho q ficou legal ! :thumbup:
Pode deixar que eu vou mandar fogo aqui na pintura !!!!

Um abraço e qualquer dica que tiver, estamos aí !

David Gouvêa Torres.
"Procure ser um homem de valor, ao invés de ser um homem de sucesso" - Albert Einstein
Cowboy_dgt
Membro

Galera, esse final de semana foi meio corrido. Minha casa recebeu mais uma moradora, uma linda filhote de Akita Inú para fazer companhia ao meu Akita....kkkkk.
Então foi só correria até ela acostumar com a casa, a adaptação, enfim, "n" coisas !!!!

Hoje eu retomo o processo e posto as fotos mais tarde.

Um abraço à todos.

David Gouvêa Torres.
"Procure ser um homem de valor, ao invés de ser um homem de sucesso" - Albert Einstein
Cowboy_dgt
Membro

Bom galera, depois de uma bela sumida, volto a postar fotos do andamento da montagem :D :D :D :D :D :D

Aqui foi feito um pequeno melhoramento da cadeira do piloto. Os cintos foram feitos com pequenas tiras de chumbo, o que me permite uma certa mobilidade e ao mesmo tempo fixar as "correias" na posição que eu quiser para dar a impressão de movimento. As fivelas foram feitas com aquele mesmo arame fino dos fios coloridos de telefone. Ainda assim achei q ficou completamente fora de escala, mas não me permito ao "luxo" de PE importados (não no momento :D :D :D :D ), mas valeu a tentativa :D :D :D :D
Imagem

Outra visão, que também pode ser observado a alavanca para controlar a distância do assento do piloto:
Imagem

Mais uma foto:
Imagem

Aqui nesta foto, parte do cockpit já montada. Após seca a tinta do interior, foi feito um Dry-Brush com a cor branca para realçar o painel de instrumentos, um Wash com Betume da Judéia para realçar as linhas e dar uma impressão de sujeira :D :D :D :D E um outro Dry-Brush com a cor Alumínio da Vallejo para dar a impressão de desgaste no piso do cockpit:
Imagem

Outra visão:
Imagem

Mais uma foto:
Imagem

Nesta foto dá para observar o efeito do dry-brush com a cor branca no painel de instrumentos (bem simples por sinal):
Imagem

Aqui o motor do kit. Foi aplicado a cor preta brilhante e após seco, foi aplicado a cor Alumínio da Easy-Collors. Após ter secado, eu apliquei um wash com a tinta à óleo W&N Terra de Siena e Terra de Sombra para dar diferença de tons e para realçar os pequenos detalhes do motor:
Imagem

Aqui o mesmo sistema foi aplicado na entrada de ar do motor:
Imagem

Nesta foto, o cockpit já em seu lugar definitivo, e o "biscoitão" já fechado :D :D :D :D Observem o tamanho da fresta que fica e que terá de ser preenchida com Kombifiller :espantado: :espantado: :shock: :shock: :shock:
Imagem

Outra visão do "biscoitão" já fechado :D :D :D :D :D
Imagem

Aqui a foto da asa já fechada:
Imagem

Aqui uma foto do porão de armas com as metralhadoras cal. 50 já montadas :cry: :cry: :cry: :cry: Pena que mais uma vez não posso me dar ao luxo dos PE's para melhorar esse kit :chorando: :chorando:
Imagem

Aqui uma foto que mostra o porão da roda já pintado e o farol escamoteável da asa :shock: :shock: :shock: Antes que me perguntei porque usei o pigmento prata para dar a impressão no farol, vou explicar. Como este kit já estava parcialmente montado e tive de desmontá-lo, tal peça transparente foi atacada pela cola na primeira vez, ficando completamente opaco, e pela peça ser muito pequena, nem com o polimento teve jeito, assim usei o pigmento prata para simular o "espelho" interno do farol:
Imagem

Aqui as partes que fazem o conjunto do trem de pouso já pintadas:
Imagem

E aqui uma foto que mostra o porão da roda traseira e as aletas laterais (desculpe mas não sei o nome técnico desta parte do P-47D :D :D :D :D )
Imagem

Bom, mais tarde subo as novas fotos do pós "putty", e do "scribing" de algumas linhas do painel :D :D :D :D

Um abraço,

David Gouvêa Torres.
Hartmann
Super Membro
Nome: Alexandre Fontoura
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Hartmann »

Cowboy_dgt escreveu:Bom galera, depois de uma bela sumida, volto a postar fotos do andamento da montagem :D :D :D :D :D :D

Aqui foi feito um pequeno melhoramento da cadeira do piloto. Os cintos foram feitos com pequenas tiras de chumbo, o que me permite uma certa mobilidade e ao mesmo tempo fixar as "correias" na posição que eu quiser para dar a impressão de movimento. As fivelas foram feitas com aquele mesmo arame fino dos fios coloridos de telefone. Ainda assim achei q ficou completamente fora de escala, mas não me permito ao "luxo" de PE importados (não no momento :D :D :D :D ), mas valeu a tentativa :D :D :D :D
Imagem

Outra visão, que também pode ser observado a alavanca para controlar a distância do assento do piloto:
Imagem

Mais uma foto:
Imagem

Aqui nesta foto, parte do cockpit já montada. Após seca a tinta do interior, foi feito um Dry-Brush com a cor branca para realçar o painel de instrumentos, um Wash com Betume da Judéia para realçar as linhas e dar uma impressão de sujeira :D :D :D :D E um outro Dry-Brush com a cor Alumínio da Vallejo para dar a impressão de desgaste no piso do cockpit:
Imagem

Outra visão:
Imagem

Mais uma foto:
Imagem

Nesta foto dá para observar o efeito do dry-brush com a cor branca no painel de instrumentos (bem simples por sinal):
Imagem

Aqui o motor do kit. Foi aplicado a cor preta brilhante e após seco, foi aplicado a cor Alumínio da Easy-Collors. Após ter secado, eu apliquei um wash com a tinta à óleo W&N Terra de Siena e Terra de Sombra para dar diferença de tons e para realçar os pequenos detalhes do motor:
Imagem

Aqui o mesmo sistema foi aplicado na entrada de ar do motor:
Imagem

Nesta foto, o cockpit já em seu lugar definitivo, e o "biscoitão" já fechado :D :D :D :D Observem o tamanho da fresta que fica e que terá de ser preenchida com Kombifiller :espantado: :espantado: :shock: :shock: :shock:
Imagem

Outra visão do "biscoitão" já fechado :D :D :D :D :D
Imagem

Aqui a foto da asa já fechada:
Imagem

Aqui uma foto do porão de armas com as metralhadoras cal. 50 já montadas :cry: :cry: :cry: :cry: Pena que mais uma vez não posso me dar ao luxo dos PE's para melhorar esse kit :chorando: :chorando:
Imagem

Aqui uma foto que mostra o porão da roda já pintado e o farol escamoteável da asa :shock: :shock: :shock: Antes que me perguntei porque usei o pigmento prata para dar a impressão no farol, vou explicar. Como este kit já estava parcialmente montado e tive de desmontá-lo, tal peça transparente foi atacada pela cola na primeira vez, ficando completamente opaco, e pela peça ser muito pequena, nem com o polimento teve jeito, assim usei o pigmento prata para simular o "espelho" interno do farol:
Imagem

Aqui as partes que fazem o conjunto do trem de pouso já pintadas:
Imagem

E aqui uma foto que mostra o porão da roda traseira e as aletas laterais (desculpe mas não sei o nome técnico desta parte do P-47D :D :D :D :D )
Imagem

Bom, mais tarde subo as novas fotos do pós "putty", e do "scribing" de algumas linhas do painel :D :D :D :D

Um abraço,

David Gouvêa Torres.
David,

Seu cockpit ficou muito bom! E essas fivelas, mesmo aparentemente fora de escala, ficaram excelentes. :thumbup:
Lembre-se que o lema aqui é: o próximo será melhor! :D
Sobre as "aletas" laterais a que você se refere, elas são, na verdade, as portas do exaustor de ar quente do turbo-compressor do motor P&W R2800 Double Wasp. O ar frio que entrava pela frente para resfriar os tubos do turbo-compressor saía por aí. Nos meus P-47 eu fiz essas portas no scratch, usando lata-Etched (alumínio de latinha de cerveja). :mrgreen:
É que eu achei que elas eram muito grossas como vieram no kit. As do avião real eram bem mais finas. :roll:
Hartmann
Alexandre Fontoura
Manaus - AM
Andre L B Ferro
Super Membro
Nome: Andre Ferro

Mensagem por Andre L B Ferro »

Dá-lhe Cowboy! Tá bonito esse p-47! :thumbup:
Manda :bala: !
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Cowboy_dgt
Membro

Hartmann (Alexandre)

Valeu pela dica :thumbup: :thumbup: Com certeza da próxima vez vou usar o "latinha etch" :D :D :D :D :D :D :D já que as fotos já não são do estágio atual :cry: :cry: Já tinha colado essas saídas do exaustor :raiva: :raiva: :raiva:
Também concordo que elas são muito grossas, ficaram um pouco acima do nível do corpo do avião, vou dar uma desbastada e posto o resultado depois :D :D :D :D :D :D :D
E como você disse "na próxima vez será melhor" :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: Com certeza os cintos e fivelas ficaram fora de escala, mas fazer o que né, dóllar em alta, sobre taxa na RF e o juros do cartão internacional não estão muito propícios por agora :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito: :rir_muito:

Um grande abraço, e qualquer coisa, pode me dar mais dicas aí, tô precisando :D :D :D :D :D :D

David Gouvêa Torres.
Cowboy_dgt
Membro

Andre L B Ferro escreveu:Dá-lhe Cowboy! Tá bonito esse p-47! :thumbup:
Manda :bala: !
André,

Valeu meu amigo :thumbup: :thumbup: Qualquer dica que você tiver sobre este modelo de avião, fique a vontade para opinar :thumbup: Conto com a ajuda de todos :D :D :D :D :D para terminar, eu passo o que sei e espero também aprender novas técnicas !!!!

Um grande abraço,

David Gouvêa Torres.

PS: Teu F5 ficou fino, queria saber como conseguiu chegar naquele tom de cinza, ficou bem próximo do decal e realmente parece q foi feito no aerógrafo :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Cowboy_dgt
Membro

Bom pessoal, dando continuidade aos trabalhos após uma gripe feladapu :palavrao: :D :D :D :D :D :D :D :D e após insistir muito com Photobucket :palavrao: :palavrao: :palavrao: :palavrao: :palavrao: consegui upar as fotos dos trabalhos que foram extremamente morosos essa semana :cry: :cry:

Aqui uma foto do estágio atual do "bixo" :D :D :D :D :D Após a putty, lixa, re-scribing e um primer, hora de ver as imperfeições e corrigi-las :D :D :D :D
Imagem

Aqui uma parte que so percebi com a ajuda do primer :thumbup: Tive de refazer algumas linhas (e ainda apanhei para tentar melhorar viu) e ainda tive de cuidar da parte próximo a roda trazeira :shock: :shock: :shock:
Imagem

Aqui mais uma parte em que tive de refazer as linhas
Imagem

Mais linhas refeitas
Imagem

Aqui a ferramenta que utilizei para fazer o "scribing". Utilizo uma lâmina de bisturi nº 12 (essa curva) e a coloco em um estilete X-ACTO (no caso esse é da Trumpeter). Após fazer as linhas com uma lâmina fina (X-ACTO ou lâmina de bisturi nº 11) eu pego a lâmina nº 12 e faço o traço no sentido contrário ao do corte da lâmina, pois assim o sulco fica mais evidente e não fica tão largo como se fosse feito com a ferramenta própria da TAMYIA (este o pessoal usa muito inclusive para efetuar cortes em chapas de acrílico) :thumbup:
Imagem

Aqui o que eu disse anteriormente sobre o uso das agulhas hipodérmicas no plastimodelismo, no caso eu utilizei esta para imitar as metralhadoras cal.50 das asas do avião
Imagem

Eis a medida da infeliz :D :D :D :D :D
Imagem

Aqui os pedaços já cortados e prontos para serem encaixados nos buracos das metralhadoras. Como no manual têm descrito o tamanho em MM do comprimento (9mm, 6mm, 3mm e 1mm), foi só utilizar um escalímetro na escala 1:100, marcar a medida com 1mm a mais (ex. para 9mm cortar com 10mm) e cortei com uma lima. Após isso fiz o acerto com a lima reta (retirando as rebarbas) e com uma lima redonda (para o acabamento interno) :thumbup:
Imagem

Para encaixar as "metralhadoras" em seus lugares, utilizei a TAMIYA POLIESTER PUTTY (é uma putty versão poliester, só que esta não ataca o plástico dos kits :espantado: :espantado: :shock: :shock: :thumbup: :thumbup: :thumbup: ) Depois fala, japonês é fod@@@@ :D :D :D :D :D
Imagem

Preparei uma pequena quantidade, suficiente para preencher os buracos das metralhadoras e fixá-las e para a correção de algumas falhas reveladas com o uso do primer
Imagem

Após a putty secar e dar o acabamento, eu tiro as fotos e posto para mostrar o resultado e finalmente "TINTA NO BIXO" :bala: :bala: :bala: :bala: :bala: :bala: :bala: :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Um abraço à todos.

David Gouvêa Torres.
Cowboy_dgt
Membro

Bom, como prometido, segue as fotos das "metralhadoras" devidamente fixadas e das imperfeições corrigidas, pelo menos boa parte delas :D :D :D :D :D :D :D

Asa direita
Imagem

Asa Esquerda
Imagem

Onde foram feitas as correções :shock: :shock: :espantado: :espantado: Por sinal o kit veio com algumas partes empenadas, e um dos suportes para as bombas (asa direita), veio tão empenado que ficou uma folga que deu para ser preenchida com 2 pedaços de poliestireno de 0,5 e depois putty em cima :D :D :D :D
Imagem

Aqui a parte da cauda do "jambock" :D :D :D :D :D :D :D :D
Imagem

Aqui deixo uma pergunta em aberto aos colegas. Tenho algumas cópias de figuras em resina, só que são para serem usadas em maquetes, acho q a escala é 1:50 se não me engano. Bom estive analisando o tamanho delas próximo ao P-47 e vi que se não ficar muito desproporcional poderia fazer algumas modificações e faz o piloto dono deste P-47. Aí vão as 2 fotos, uma com o escalímetro na escala 1:100 e a outra na 1:50 (a mais próxima de 1:48). Sugestões mais que bem vindas :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Imagem
Imagem

Por enquanto é só pessoal :thumbup: :D :D :D :D :D

Um abraço à todos.

David Gouvêa Torres.
Andre L B Ferro
Super Membro
Nome: Andre Ferro

Mensagem por Andre L B Ferro »

Belo trabalho, Davi!
E mete as figuras sim!! 1:50 pra 1:48 a diferença é mínima!
Se no visual não fica desproporcional, toca ficha!! :bala: :bala:
Abçs
André

NA BANCADA

Imagem
Responder

Voltar para “GT 04 - Aviação Militar Brasileira”