SR da guerra escreveu:saudação a todos amigos do plasti!
amigos ,tenho um kit (goiabinha) aqui na bancada que é o próximo da fila, e gostaria de criar esse mesmo efeito de desgaste desse sd.kfz ai da foto. que peguei na net. que alias tá show! parabéns ao modelista!
esse efeito nas quinas do veiculo, que simula algo meio que enferrujado. então gostaria de saber:
1- como é feito? antes,ou depois da pintura?
2- e com qual cor?(me refiro aos desgastes)
confesso que é algo bem realista! e como nunca usei essa técnica, se algum modelista mais veterano puder me ensinar eu agradeço muito! e vou emprega-la na minha próxima montagem, que nesse momento encontra-se na faze das pesquisas.
fico no aguardo!
obrigado a todos!

SR da guerra
Conheço três maneiras de atingir o que pretende.
1ª - Depois da pintura pronta e com um pincel aplicar cor de ferrugem nos locais pretendidos. No entanto, não uso esta técnica porque acho que não dá um aspecto real. Ficam os rebordos muito redondinhos. Mas há quem a utilize e bem.
2ª - Começar com um primário de cor de ferrugem, aplicar maskol nos locais pretendidos, pintar da cor pretendida. No final retirar o maskol com uma borracha.
3ª - Esta, para mim, a que dá menos trabalho. Depois de pintar utilizar cor de ferrugem com uma esponja. No final pode passar mina de lápis (convém o nº2 ou HB) esfregando com um pincel ou directo com um lápis para lhe dar um tom metálico. Este é o meu preferido porque obtenho os mesmos resultados e com menos trabalho.
Ferrugem (utilizo um tom castanho avermelhado e junto um pouco de preto) aplicado directo com uma esponja.
Aqui não tem ferrugem mas o princípio é o mesmo. Depois de ter pintado com prata, apliquei o maskol e depois a cor definitiva. É só trocar o prata pela cor da ferrugem.
Espero ter ajudado.
Um abraço
ajcmac