SemperFi

Próximos Eventos Programados:

[Expositor]  T34/76 - Tamiya 1/48

Fórum dedicado aos modelos de Militaria que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Militaria

PzKpfwlll
Membro
Nome: Guilherme Hillesheim - Pz
Agradeceu: 0
Curtiram: 1 vez

T34/76 - Tamiya 1/48

Mensagem por PzKpfwlll »

Hallo Kamaraden!
Como alguns já sabem, sou novo aqui no forum. Gostaria de postar a minha primeira montagem aqui, se me permitirem hehe.
Apesar da grande maioria dos meu kits serem alemães, desta vez estou com vontade de montar um russo.
Aqui vai, o famoso T34/76, versão de 1941, kit da nossa querida Tamiya em 1/48.

Imagem

Não sei se deveria postar algo a respeito da história dele, pois não me dou tão bem com isso, além do mais que com certeza a maioria de vocês conhecem sobre esse famoso e potente tanque.
Essas aqui são as arvores do kit, basicamente 2 só de rodas e outras duas das outras partes do tanque. O fundo do casco é em diecast, tornando mais seguro o kit para não sofrer muito estrago daquelas pessoas inxeridas que sempre estragam seus kits. :rolando:

Imagem

Eu particularmente adoro os kits da Tamiya. Não faltam detalhes, construção fácil, qualidade do plastico boa, e os incriveis encaixes quase perfeitos. Aqui uma prévia do chassi:

Imagem

Inicialmente tive idéia de fazer o T34 como uma versão capturada alemã. Mas, olhando as imagens na internet, achei a pintura um tanto feia, e acabei deixando de lado, então irei montar uma das versões que vem no kit mesmo.
Ao pessoal que é mais experiente no assunto, gostaria de pedir uma ajudinha. No sheet da tamiya, marca a cor exterior do tanque como XF61 - Dark Green. No meu caso, eu uso tintas duco artesanais que comprei na Mania de Kit, pelo fato de conseguir as cores expecíficas, por ser mais barato, vir em quantidade maior e secagem muito rápida. Como a tinta Dark Green que eu tenho é a mesma que RLM 71 (DunkelGrün), usada nos aviões alemães, gostaria de saber se dava de usar no T34. Caso a cor não seje a mesma, tentarei dar uma misturada para ver se chego mais perto do Dark Green dos tanques russos. Quem puder me responder, fico muito grato ;)

Logo trarei mais fotos do andamento do kit. Até logo! :tchau:
Editado pela última vez por PzKpfwlll em 05 Jan 2015, 11:50, em um total de 4 vezes.
Yamamoto
Super Membro
Nome: Lucas
Curtiram: 0

Re: T34/76 - Tamiya 1/48

Mensagem por Yamamoto »

Como minha área é mais na aviação não sei responder a sua pergunta mas vou acompanhar com muito interesse! :thumbup: :thumbup:
PzKpfwlll
Membro

Mensagem por PzKpfwlll »

Obigado pelo apoio Lucas!
Aqui vai alguns pequenos avanços que fiz. Colado algumas partes no exterior do tanque, e a montagem da torre.

Imagem

Montando uma "caixinha" que fica na traseira do tanque, achei um tanto que estranho. Olhando na sheet, vi que se tratava de... Um tanque externo de combustivel, lol! Achei um tanto estranho. Logico, para missões mais longas sem dúvida se faz necessario. Mas fico pensando o que aconteceria se algum projétil atravessasse esse tanque de combustivel... Bom, apenas um pensamento meu. Acabei que não gostando desse tanque externo, olhando então umas fotos na internet vi que poderia ser opcional, então optei por não colocar.

Imagem

Essa aqui a tal da "caixinha" :lol:

Imagem

E aqui, uma foto clara de um T34/76 sem a "caixinha" hehe.

Amanhã postando mais fotos, até logo!
BVila
Super Membro
Nome: Bruno Vila

Mensagem por BVila »

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Gostei muito do projeto, estarei por aqui acompanhando!!
PzKpfwlll
Membro

Mensagem por PzKpfwlll »

Obrigado pelo interesse Bruno! Tentarei não decepcionar hehe

Bom, vamos lá as atualizações.
Primeiramente, defini a cor para pintar o pequeno. Me veio ontem um Citroen 11cv que tinha comprado, junto o dono da loja me mandou uns folders de propaganda de produtos. Nele constava a diferença do dark green RLM 71 para o dark green dos blindados russos, que são quase iguais, o dark green russo é minima coisa mais clara, então misturarei com um pouquinho de verde claro para acertar na cor.

Pesquisando imagens de T34/76, percebi que no kit veio detalhes na parte frontal inexistentes no tanque real. Em reviews vi que o pessoal tirava fora esses detalhes. Não sei explicar o que é, então aqui vai as fotos

Imagem
Imagem

O mesmo ocorre na traseira

Imagem
Imagem

O acabamento não ficou tão bom, mas não importa, mais tarde ele vai pra cirurgia.
Agora as rodinhas... Varias rodinhas.

Imagem

Uma preview das rodas no tanque:

Imagem

Aqui pintei as rodas de RLM 66 dark grey, para fim de fazer a técnica de sal, no proximo passo. O mesmo irá acontecer mais tarde com o resto do tanque.

Imagem

A idéia é fazer mais ou menos o que fiz a um ano atrás no meu Tiger:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Por enquanto é só. Atualizações em breve.
Ah, só gostaria de agradecer ao senhor Heitor Antunes por ter me vendido o kit do T34 ;)

Abraços.
BVila
Super Membro
Nome: Bruno Vila

Mensagem por BVila »

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

Essa montagem está prometendo!!
magnetorj
Super Membro
Nome: romilson

Mensagem por magnetorj »

BVila escreveu::thumbup: :thumbup: :thumbup:

Essa montagem está prometendo!!
concrdo com o vila manda bala que esse promete :bala: :bala: :bala: :bala: :bala: :bala: :bala:
Imagem
PzKpfwlll
Membro

Mensagem por PzKpfwlll »

o7 Pessoal
Novos progressos:

Apliquei a técnica de sal nas rodas, vamos lá.
Abaixo o que eu usei: pessas do kit a serem aplicadas na técnica, sal de cozinha, água morna com um pingo de detergente em um borrifador e um secador de cabelo.
Imagem

Depois de ter pintato as peças com as cores para desgaste e secarem, dou uma borrifada de água morna na peça
Imagem

Logo em seguida, vem o sal
Imagem

Com o sal já na peça, passo no secador de cabelo até que toda a água seque. Já ouvi falar de que secador numa potencia alta poderia danificar a peça, mas comigo nunca aconteceu.
Imagem

Umas rodinhas meio salgadas...
Imagem

Depois disso é só pintar com a cor desejada, e com uma escova retirar o sal.
Um pequeno plus... Fiquei pensando em como fazer o desgaste de batidas e arranhões na parte inferior do tanque, no caso a peça em diecast. Pensei em fazer os cortes com uma serrinha ou uma faca, mas quem disse que deu certo... No final das contas acabei usando uma broca de aço, o que teve um bom resultado.
Imagem

A minha sorte é que tenho uma furadeira de bancada, de outro modo seria bem mais complicado com uma furadeira normal... e mais perigoso.
Imagem

Como o metal ficou exposto, passei uma camada pequena de primer para proteger um pouco mais, então apliquei a mesma técnica de sal e pintei.
Imagem
Imagem
Imagem

Rodas coladas no tanque, depois irei retirar o sal:
Imagem
Imagem

No momento é só pessoal, próximo passo retirada do sal e colocação das esteiras. Um abraço :tchau:
PzKpfwlll
Membro

Mensagem por PzKpfwlll »

Boas pessoal,
Fiz então a retirada do sal, não ficou lá como eu pensava, dei bobeira que usei cinza escuro ao invés de preto para a cor do descasque, o que acredito que teria ficado melhor...MAS, nada que eu não possa resolver, afinal o modelo ainda não está pronto :P

Imagem
Imagem

E também coloquei a esteira... Rapaz, que sofrido. Como não tinha uma referencia exata de onde colar, acabou que não encaixava direito... Tive que descolar umas duas vezes para acertar. Depois que eu sabia a posição +/-, o outro lado ficou mais facil e foi de primeira.

Imagem

Depois, terminei de colocar as peças restantes no tanque, e ele foi para a cirurgia, ou melhor... Foi fazer umas deformações :dance:
Como trabalho com eletrônica, usei esse cara aqui, meu estanhador (ou ferro de solda).

Imagem

O meu é um de 60W, pois é o que eu preciso para trabalhar com eletrônica, mas se alguem ficar interessado em fazer a mesma técnica eu aconselho um de 50W ou 40W. Não aconselho comprar um do camelô ou do 1,99, a qualidade é péssima, não dura muito e não esquenta o quanto deveria.
Então, vamos às deformações! :D
Passei para derreter mais nos cantos e bordas, onde é comum ter mais amassado, e no resto do tanque fiz em menor quantidade e amassados mais pequenos.
Também usei onde apareciam os encaixes, para dar o efeito de peça soldada ou fundida,como no topo da torre e no suporte do canhão. Vamos às fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aqui o efeito como se fosse de soldagem do canhão não ficou tão bom, devido ao meu ferro de solda ter a ponta um pouco grossa, porém nada que fuja demais

Imagem

Depois de passar o ferro de solda, usei uma lixa grossa (360) nas partes feitas para suavizar um pouco.
Vale lembrar a quem for fazer a técnica que a mesma é tum tanto perigosa, risco de se queimar com o ferro ou derreter partes indesejadas do modelo.

Próximo passo técnica de sal na parte superior e pintagem, téjá! :tchau:
Fairline360
Acabei de Chegar
Nome: Leandro Jaques

Mensagem por Fairline360 »

Muito bom, achei muito loca a parado com o estanhador, da pra fazer uns efeitos de tanks destruídos muito legais.

sobre o seu 1o post, quando vc falou dos tanques de combustível sobressalentes... os russos costumavam fazer uso extensivo deles na segunda guerra (e posteriormente tmb), é algo que é atualmente bastante empregado. Os russo usavam diesel, por isso era muito menos inflamável e susceptível a explosões. Os alemães tentaram implementar o uso destes tanques, mas como utilizavam gasolina, que é altamente inflamável , tiveram que desistir da ideia.
Responder

Voltar para “Militaria”