Perdi a parte boa da discussão mas...chegando atrasado e querendo ficar na janela

A idéia de montar canhões em veículos sobre rodas (portee) para uso no deserto teve origem com os franceses quando eles combatiam as tribos do deserto e muitas vezes a presença de uma arma de maior calibre impunha muito respeito. Os italianos foram os que mais usaram esta alternativa, seguido pelos ingleses e bem menos freqüente pelos alemães. Até os norte-americanos fizeram a sua versão embarcada do canhão AC de 37mm (há um kit da Italeri, inclusive).
Buenas, mas evidências fotográficas são bastante raras (até onde sei) uma vez que a maioria destas conversões eram feitas pelas próprias oficinas de campo e não se tratavam de versões regulamentadas.
No meu caso, comecei a converter o caminhão a partir do livro do Shep Paine, que mostrava um 15 CWT sem cobertura da cabine e com uma Flak 30 montada. Depois descobri que uma Flak 30 não cabia na carroçaria do caminhão e daí fiz a opção pelo Breda italiano (que era muito apreciada pelos ingleses tb).
Este rodado que monta no Breda não é adequado para transporte por reboque em veículos motorizados. Isto é engenharia simples, ou lógica simples: o reparo não tem nenhum tipo de suspensão e qualquer velocidade acima dos 20 km/h o fariam pular mais do que cabrito enfezado!?
No grupo onde prestei meu serviço militar tínhamos dois tipos de equipamentos que, apesar de serem equipados com rodas e pneumáticos não era possível rebocá-los em velocidades condizentes com as necessidades. Apenas para pequenos deslocamentos isto acontecia e com uma velocidade absolutamente baixa.
Gustavo, espero que esta minha intromissão não atrapalhe os teus planos. Acho que vc deve seguir com a tua pesquisa e fazer a tua própria opção. Eu só fiz estas colocações à guiza de esclarecimentos. Espero que ajudemde alguma forma.
Abraços e bom trabalho,
Gelson