Pessoal, post
gigantesco hoje, englobando toda a pintura do kit.
Primeiramente um apanhado geral da pintura básica do modelo, ainda sem detalhamentos.
Como de praxe eu pinto todas as peças que tem a mesma cor de uma vez só para minimizar as limpezas no aerógrafo (que é um trabalho muito chato de fazer como vocês bem sabem).
Depois que pintei todas as peças com uma cor básica parti para um detalhamento delas.
Vou começar com o chassis do carro. A primeira pintura não fica muito boa, então tenho que fazer o polimento (mesmo sem o verniz, para alisar a pintura) e, se necessário pinto novamente.
Chassis do Lotus 97T:
Primeira camada de tinta:
Segunda camada de tinta:
Terceira camada de tinta:
Depois de um primeiro polimento abrasivo:
Depois do polimento fino.
Ambos os polimentos foram feitos com o Polish Compound da Tamyia. O abrasivo é o Coarse e o fino é o Fine. Consegui encontrar no Mercado Livre.
Tampa do motor:
Sempre faço um procedimento na tampa do motor para ressaltar o nome da montadora. Vou explicar o processo abaixo.
Primeiro a peça limpa, ainda no primer, para fator de comparação com o resultado final:
Como eu vou pintar a tampa do motor com a tinta Tamyia XF-1 (preto fosco, tinta acrílica) eu passei um prata da Revell (tinta esmalte) no nome da Renault:
Depois da tinta esmalte seca eu passo o aerógrafo na peça inteira com a tinta acrílica:
Por fim, com um cotonete umedecido no solvente da tinta acrílica eu passo de leve em cima do nome. Como o solvente da tinta acrílica não dissolve tinta esmalte eu consigo deixar o nome aparecer, como na foto abaixo:
Fica um resultado bem interessante.
Rodas:
O miolo das rodas é dourado, então hora de aplicar nessas peças o detalhamento necessário. Originalmente elas estavam todas prateadas, como na imagem abaixo.
Com a tinta Tamyia X-12 (eu tinha pensado em usar tintas enamel, mas tem um cheiro forte então fiquei com as acrílicas) eu pintei o miolo e também todas as porcas das rodas.
Como a peça pareceu muito "nova" eu pensei em fazer um teste que eu acho que deu bastante certo. Peguei a tinta X-19 Smoke, que já é uma tinta semi transparente, dei uma diluída e apliquei em cada uma das porcas das rodas. Achei o resultado final bem interessante, deu uma ressaltada na peça que quem olhar de perto vai perceber.
Conjunto de freios:
Já que eu estava mexendo nas rodas resolvi passar para o conjunto de freios e fazer o detalhamento também dessas peças a fim de conseguir um pouco mais de realismo, mesmo sabendo que as peças vão ficar um pouco escondidas no modelo.
Primeira foto é das peças pintadas na sua cor base:
Na pinça do disco de freio eu resolvi pintar de uma cor mais realista ao invés de deixar tudo dourado.
Depois, já feliz com a experiência anterior, também apliquei a tinta X-19 Smoke diluída para ressaltar os detalhes das peças.
Depois numa peça que também faz parte do conjunto traseiro de freios eu pintei a parte central com tinta alumínio e passei a X-19 para ressaltar as porcas.
Por fim os próprios discos de freio. Pintei os discos com a mesma cor que tinha pintado as pinças e passei a X-19 para ressaltar os pequenos buracos que tem nela e as porcas pintadas de dourado.
Gostei do resultado final.
Motor (a parte mais desafiadora do modelo):
O motor foi onde eu gastei mais energia para deixar o mais realista possível.
Primeiro ele estava todo pintado com a tinta Semi Gloss Black por conta dos amortecedores que haviam sido colados primeiro.
Essa peça vai levar duas cores: Steel e Flat Aluminum. Sendo assim eu mascarei a peça para pintar a primeira cor, a Steel.
O resultado depois da peça pintada de Steel. Como podem ver ainda está muito claro, mas vou dar um jeito nisso posteriormente.
Preparação para a pintura do Flat Aluminum:
Peça devidamente pintada:
Como eu achei o steel muito claro eu resolvi aplicar a solução com a tinta X-19 Smoke bem diluída para dar uma cor mais realista para a peça. O resultado, que me agradou bastante, foi esse aqui:
Diluí a X-19 Smoke um pouco mais e passei na parte correspondente ao Flat Aluminum. O resultado ficou muito bom, apenas ressaltando os detalhes da peça:
Tendo feito o básico parti para o detalhamento do motor, com a pintura das correias, porcas, e outros itens para dar vida ao motor:
Nessa última foto eu já anexei a tampa do motor com o nome Renault para ter uma visão completa de como o motor ficará e gostei bastante do resultado. Ficou muito interessante com a aplicação da tinta X-19 Smoke diluída.
Fiquei satisfeito com o motor por hora.
Monocoque:
Havia um pequeno trabalho de detalhamento do monocoque a ser feito que foi tranquilo de fazer, o resultado segue abaixo.
Volante e painel:
Resolvi também colocar um pouco de vida ao volante e ao painel. Pintei as porcas e botões do volante e do painel. O resultado ficou bem interessante.
Apanhado geral:
Por fim, depois de ter feito o detalhamento de todas as peças, inclusive algumas que não achei que valia a pena colocar aqui porque é mais trabalho de cobertura de superfície, o resultado final ficou muito bom podendo partir para a próxima etapa: a montagem.
Sendo assim, como última foto, o esquema final de pintura:
Com isso eu considero essa etapa concluída, muito feliz pelo resultado atingido.
Para as próximas temos:
- 1. Montagem
2. Verniz
3. Decais
4. Verniz
5. Polimento
Grande abraço, pessoal. Qualquer dúvida é só falar.