HobbyEasy

Próximos Eventos Programados:

NIEUPORT 17 1/32 - ACADEMY

Fórum dedicado aos modelos de Aviação que se encontram na linha de montagem.

Moderador: Moderadores Aviação

Evandro Ferraz
Novato
Nome: Evandro Ferraz da Silva
Agradeceu: 0
Curtiram: 0

Re: [na bancada} - NIEUPORT 17 1/32 - ACADEMY

Mensagem por Evandro Ferraz »

Boa noite Marcio

Cara parece que nos post anteriores você estava com problema quanto a pintura certo? :roll:, bom não sei se ajuda mais a pintura segue uma ordem tipo, 1º primer, 2º base, 3º pintura, 4º decalques e 5ºveriz, isso até onde eu sei me corrijam se pulei ou atropelei alguma coisa, algumas delimitações como disse o mazzutti pode ser feitas com fita adesiva não muito pegajosas pois pode arrancar a tinta aplicada, estas as vezes inteira, cortadas pra acompanhar desenhos ou em tiras mesmos.

No suporte da asas talvez uma lixadinha de leve pra tirar o aluminio de onde não deveria estar, e retocando novamente com o marrom, detalhe antes de retocar pegue tiras de fita e mascare o aluminio.

Quanto a finalização com weathering ou wash acho que antes você deve procurar mais referencias até porque o modelo em questão era feito de madeira e pano então os efeitos podem se diferentes de um avião feito de aluminio.

Mais sem neuras também sou iniciante apenas dei uma luz pesquise bastante que sai e logico vai fica muito bão :thumbup:

To até vendo quando eu for pintar o meu modelo vou apanhar mais ainda porque e de papel :roll:

Abraço Marcio até a próxima :tchau:
Correia
Super Membro
Nome: Ronaldo Magalhães
Agradeceu: 11 vezes
Curtiram: 52 vezes

Mensagem por Correia »

Evandro Ferraz escreveu:Boa noite Marcio

Cara parece que nos post anteriores você estava com problema quanto a pintura certo? :roll:, bom não sei se ajuda mais a pintura segue uma ordem tipo, 1º primer, 2º base, 3º pintura, 4º decalques e 5ºveriz
Se a pintura for fosca: 4° verniz brilhante, 5° decal, 6° verniz brilhante, 7° verniz fosco.

O decal não deve ser aplicado sobre pintura fosca.

Enviado de meu GT-I9000B usando o Tapatalk 2
Concluído fora de GT: Fokker D VII . Revell 1/72 | A caminho do Cairo | U-Bolt DKM Type IXC | Douglas TBD-1 Devastator
Review: Douglas TBD-1 Devastator Airfix 1:72 | Boeing 737-200 Revel 1:200 | Focke Wulf Fw 56 Stösser - Heller/kiko 1:72
Evandro Ferraz
Novato

Correia escreveu:

Cara parece que nos post anteriores você estava com problema quanto a pintura certo? :roll:, bom não sei se ajuda mais a pintura segue uma ordem tipo, 1º primer, 2º base, 3º pintura, 4º decalques e 5ºveriz
Se a pintura for fosca: 4° verniz brilhante, 5° decal, 6° verniz brilhante, 7° verniz fosco.

.

Vou anotar isso tambem :thumbup:
Marcio Souza
Novato
Nome: Marcio Fabiano de Souza

Mensagem por Marcio Souza »

Mazzutti escreveu:Tenta usar máscaras com fita para delimitar as áreas de pintura Márcio, fica muito mais fácil :thumbup:

Oi Mazzuti, valeu pela dica. Até usei a máscara, uma que parece durex amarela e própria para plastimodelismo. Acho que não "apertei" direito ela e deve ter escorrido. Mas depois eu usei um pincel 00 e dei uma melhoradinha. rsrsr

valeu pela dica.
Marcio Souza
Novato

Cara parece que nos post anteriores você estava com problema quanto a pintura certo? :roll:, bom não sei se ajuda mais a pintura segue uma ordem tipo, 1º primer, 2º base, 3º pintura, 4º decalques e 5ºveriz, isso até onde eu sei me corrijam se pulei ou atropelei alguma coisa, algumas delimitações como disse o mazzutti pode ser feitas com fita adesiva não muito pegajosas pois pode arrancar a tinta aplicada, estas as vezes inteira, cortadas pra acompanhar desenhos ou em tiras mesmos.

No suporte da asas talvez uma lixadinha de leve pra tirar o aluminio de onde não deveria estar, e retocando novamente com o marrom, detalhe antes de retocar pegue tiras de fita e mascare o aluminio.

Quanto a finalização com weathering ou wash acho que antes você deve procurar mais referencias até porque o modelo em questão era feito de madeira e pano então os efeitos podem se diferentes de um avião feito de aluminio.

Mais sem neuras também sou iniciante apenas dei uma luz pesquise bastante que sai e logico vai fica muito bão :thumbup:

To até vendo quando eu for pintar o meu modelo vou apanhar mais ainda porque e de papel :roll:

Abraço Marcio até a próxima :tchau:
Opa Evandro, blz?

Então, eu fiz 1º primer, 2º base (não usei e confesso que não sei como usar ou qual usar). Então minha segunda etapa foi a pintura (que não ficou muito legal, usei um flat aluminium que não ficou legal, depois conversei com o Navarro e comprei o flat aluminium da revell, melhorou bastante, mas ainda não está como queria (mas para a primeira pintura usando aerógrafo kkkkkk até que passa), 3º usei um verniz brilhante da acrilex (me bati muito, muito, muito e mais 1000 muitos ai para usar ela no aerógrafo, desisti e usei o pincel rsrsrsrsr. 4º. estou fazendo, tentando e errando os wash (na verdade ficou horrível kkkk), depois coloco as fotos. daí, como 5º etapa os dacalls, e mais camadas de verniz....

Realmente vou ter que pesquisar mais e testar mais vezes as técnicas. Mas confesso que estou gostando muito do negócio. Em outras situações já teria feito o avião "voar" :rir_muito: :rir_muito: Então está servindo para um dos propósitos do hobby que é relaxar e aumentar a minha paciência!

Valeu pelas dicas
Marcio Souza
Novato

Correia escreveu:

Oi Correia.

é isso que tenho em mente, tipo: 1 primer, 2 pintura, 3 verniz brilhante, 4 (tentar wash kkk) e decalls, 5 verniz brilhante novamente e por fim 6 verniz fosco.

A parte 2 da base que não fiz, fui do primer para pintura direto. Talvez seja isso que tenha faltado e a pintura não ficou como eu queria (além do fato de ser o primeiro kit e primeiro uso de aerógrafo kkk), como falei para o Evandro. rsrs :rir_muito: :rir_muito:

valeu pelas dicas. E a noite tento postar mais algumas fotos, e mais algumas dúvidas.

obrigadão
Hary
Super Membro
Nome: Hary Herbert
Contato:

Troféus:
GT 00 - Viva a Liberdade - Montagem: Curtiss R3C-2 Racer - Hawk - 1/72 GT XX - Inacabados & Restauração - Montagem: Ford F100 1956 - Mira - 1/18 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang - Revell - 1/48 GT 03 - P-51 Mustang - Montagem: P-51D Mustang "Red Baron" - Unimax - 1/72 GT 04 - Aviação Militar Brasileira - Montagem: P-40E - Academy - 1/72 GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Albatros DIII (OAW) - Roden - 1/32 (2014) Concluído GT 07 - Amigo Secreto - Montagem: Junkers Ju88P-1 Tankbuster  Dragon  1/48 (2013) Concluído GT 11 - Maquinas Voadoras Russas - Montagem: YAK-7B - ICM - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Grumman F4F-4 Wildcat - Tamiya - 1/48 GT 12 - Navy - Montagem: Chance Vought F4U-1 Corsair - Heller - 1/72 GT 21 - Capturados - Montagem: Luftwaffe P-47D Thunderbolt Razorback - Academy - 1/72 GT 26 - Carros de Fórmula - Montagem: Jordan 191 - Tamiya - 1/20 GT 29 - Bombardeiros - Montagem: PZL-37-LÓS - Plastik - 1/72 GT 31 - Armas do Sol Nascente - Montagem: Aichi E13A1 Type-Zero " JAKE " - Hasegawa - 1/72 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Ju-87B Stuka - Revell - 1/32 GT 38 - Luftwaffe - Montagem: Albatros D.III  - Eduard -1:48 (Hans Fischer) GT 40 - Royal Air Force (RAF) - Montagem: SE.5a Hisso - Wingnut Wings - 1/32 GT 43 - Navio a Vela - Montagem: Cutty Sark - Academy - 1/350 CONCLUÍDO GT 49 - Pinturas e Camuflagens 'What if?' - Montagem: Hawker Typhoon( GULF Porsche) -Academy - 1/72 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Fokker DR.1 (Red Baron) - Revell - 1/28 GT 51 - Primeira Guerra Mundial - Montagem: Albatros D.V "Blitz" von Hippel Jasta 5  - Eduard - 1/48 GT 52 - Tudo o que sua imaginação permitir - Montagem: Eagle 1 transporter - Space 1999 - MPC - 1/72 GT 56 - Pick up´s e Caminhões - Montagem: 1950 Pick up Chevrolet 3100 - AMT - 1/25 GT 58 - Aces High - Montagem: Fokker D.VII ( Carl Degelow ) - Roden - 1/48 GT 61 - Anos 60 - Montagem: Shelby Cobra 427 S/C - Revell - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Tom's 84C - Tamiya - 1/24 GT 76 - Carros Orientais - Montagem: Toyota Taka-Q 88C-V - Tamiya - 1/24

GTs em Andamento:
GT 71 - Carros alemães - Montagem: Porsche 917k 1970 - 1/24 - Fujimi GT 78 - Corvette - Montagem: Corvette C7.R - Revell - 1/25

Mensagem por Hary »

Opa Márcio, chegando pra acompanhar esse Nieuport. :thumbup: Manda bala :bala:
Na bancada
Imagem
Evandro Ferraz
Novato

O negocio e divertido mais da um trabalho :lol:

As etapas de pintura que eu descrevi e baseada na repintura automotiva, trabalho em uma casa de tinta aqui em campinas, em termos ate se aplica ao plastimodelismo mais como corrigido pelo amigo correia a pintura fosca no plastimodelismo tem este ritual a ser seguido pois o decalque e brilhante e se voce for fazer uma pintura fosca vai aparecer os mapas do decalque, tinha esquecido disso. :roll:

Quanto ao compressor vou comprar um descente, por enquanto nao vou usar e quando for vou ter que aprender a controlar a pressao e tirar a umidade senao nada feito. :thumbdown:

Marcio continue se divertindo ai esse e o espirito :thumbup:
Marcio Souza
Novato

Boa Noite amigos, tudo em ordem?

Curitiba para variar com o clima maluco e as 4 estações do ano no mesmo dia kkkkk.

Então, dando sequência a montagem. Confesso que depois de ver vários trabalhos aqui, fico até com vergonha de postar a minha montagem.... :rir_muito: :rir_muito:

mas como vergonha é para os "fracos", vamos lá.... :bala: :bala: :bala: pois está divertido mesmo montar, e já aprendi algumas coisas........principalmente algumas do tipo: "não fazer isso da próxima vez!" :rir_muito:

como disse, tentei fazer o efeito madeira (feito pelo Hary) usando o vermelho que tinha aqui (karminrot matt 36136, da Revell e o amarelo Gelb matt, yellow 36115 também da Revell) e usei o hidro betume da corfix, mas não deu muito certo. Não consegui kkk o negócio ficou assim:

Imagem

Bom, daí me obriguei a ir para a cor do manual. No manual diz que as partes de madeira, deviam ser pintadas de wood brown. Não achei referida cor, e a que acabei usando e encontrando foi a NATO BROWN OTAN - HCF-43 da Hoby cores. Até me indicaram um marrom da Humbrol - 118, comprei, mas achei meio claro o marrom, e acabei não usando.

Daí pintei as partes de madeira com a cor da Hoby cores mesmo. E fiz uns testes passando depois o betume. Bom, acho que deu uma certa escurecida e lembra, ainda que em uma vaga, distante, mas muito distante, uma madeira! :rir_muito:

Aqui está a hélice, onde também usei o CHROME SILVER - 211 da Mr. Hobby. (confesso que foi a cor mais fácil para usar no aerógrafo, pelo menos para mim). Dai passei o verniz brilhante da acrilex, que como dito antes foi no pincel mesmo, pois não teve acordo com o verniz para usar no arógrafo :discusao: . Daí, usei tinta óleo da gato preto, na cor preta bem diluída e "fiz", ou melhor, tentei fazer o wash... o resultado foi este aqui:

Imagem

Em seguida, fiz a mesma coisa no banco, e aproveitei e fiz uns furos também rsrsrs

Imagem

Continuando, pintei o interior do avião. Novamente me bati com a cor. No manual pede a cor DESERT YELOLOW, mas não achei, e o mais próximo que encontrei e por indicação, comprei e pintei com a cor SAND MATT - 36116 da Revell. Pintei quase até o final (ainda que não apareça depois, mas para testar oq ainda viria na parte que fica escondida dos fundos do avião) e o resultado foi este:

Imagem

Em seguida foi a vez do motor "sofrer" nas minhas mãos. Usei as cores indicadas no manual em quase tudo, pois uma das pares (que não sei o nome) usei a cor COBRE 95 da Revell. Aqui no motor tomei um "baile" já na hora de colar, pois uma hastezinha da parte traseira do motor, por ser muito fina, quebrou e acabei colando ela novamente, acho que resolvi isso. :D Depois que pintei, passei verniz e colei, novamente fiz uma tentativa de wash com a tinta óleo preta e o resultado ficou assim:

Imagem

e parte atrás do motor, onde tem a hastezinha que quebrou e colei.

Imagem

Aproveitei também e tentei dar uma arrumada naqueles suportes das asas que tinha pintado e borrou a tinta e que comentei e postei antes. Acho que deu uma disfarçada, usei o pincel 00 mesmo. Pintei, usei o betume e passei o verniz, e ficou assim:

Imagem

Bom meus amigos, se vocês pensam que as 'cenas de terror" acabaram, se enganaram, pois o pior está por vir :rolando:

Como estava com as duas partes interiores do avião pintadas, passadas verniz, e o cockpit quase tudo pronto (peça a peça), resolvi fazer o wash e colar o cockpit. E para a minha "surpresa", adivinhem? acho que não ficou legal, mas agora já foi e aprendi oq não fazer ou que fiz errado, e devo buscar outra alternativa e treinar mais. Bom, o resultado tenebroso foi esse:

Imagem

Esta peça em alumínio que é colada na lateral, deu um trabalho e não sei se usei muita cola e acabou soltando a tinta ao redor, onde tive que dar uma enganada com o pincel. Aliás, este foi um problema recorrente. Todas as peças que colei, a tinta soltou. Usei pouca cola, média cola e mesmo assim soltava a tinta. Tal fato me leva a fazer a pergunta e sanar minha dúvida: 1) ISSO É SEMPRE ASSIM, SOLTA A TINTA QUANDO SE COLA? 2) MELHOR COLAR ANTES DE PINTAR? ps. usei a cola da TESTORS. Vejam:

Imagem

Aqui da mesma forma que antes, pinte até o fundo do interior do avião, para ir testando na parte que ficará escondida após a colagem da duas partes.

Bom, por hora é isso amigos. Estou curioso para saber como serão as próximas etapas, pois segundo o manual antes de colar as duas partes do avião terei que passar as linhas (o fio veio no kit) pelos buraquinhos laterais do avião, e fazer aquele cruzamento de linhas e tal..Ai acho que vou me lascar todo kkkkkkkkkkkkk

Isso sem falar nas tentativas de fazer wash na asas do avião e no lado externo do avião. O interior de certa forma, depois de montado ficará "meio" escondido, mas o exterior não, e ai que "porca vai torcer o rabo" .

Mas, como disse antes. Apesar de não estar como eu quero (o resultado), pelo menos está como eu to curtindo (a montagem com os erros e acertos), então está valendo a pena.

fico no aguardo de orientações, ajudas e dicas.

abraços a todos.
Evandro Ferraz
Novato

Marcio achei bem legal a pintura do motor, quanto ao restante fico confuso em dizer pois nunca tentei algo assim nem sei se conseguiria :mrgreen: , no caso imitar madeira em pintura no plastico pra mim e algo muito distante ainda :?

A cola não sei mais pode ter havido alguma reação química, a que eu uso aqui tive que por até mascara porque solta um vapor forte queima quando a gente respira e se aproximar de alguma coisa ela deixa tudo branco.
Responder

Voltar para “Aviação”