Hary escreveu:Sensacional esse mar.

Qual material vc usou? Poderia criar um tutorial pra galera.

Buenas, Hary!
Sim, claro que posso compartilhar. Vim até o fórum para aprender mas se posso auxiliar com algo, fico contente e honrado.
Minha versão de mar foi a mistura de algumas técnicas de dioramas de mar que vi no YouTube. Dentre várias, uma delas é desse vídeo gringo
https://youtu.be/p6uQ5_Aa51c que achei bem interessante pelas diversas texturas, luzes e sombras e a outra desse vídeo brasileiro
https://youtu.be/tijIyMpGwnk que me impressionou pela solução simples e criativa para uma textura tão difícil quanto o mar. Achei que poderia utilizar o melhor das duas técnicas e mais o que vi em outros vídeos e, até o momento, o resultado está bastante do meu agrado.
Tentarei descrever o modo que fiz com os materiais:
Primeiro, fiz uma base de isopor colando duas folhas para ter uma boa espessura.
Com esta base alta e retangular, coloquei o barco ao centro, na diagonal, e desenhei a silhueta do casco para marcar onde ele iria ficar (a ideia é que o barco pareça estar dentro da água, com boa parte do casco dentro do isopor).
Com a área marcada, comecei a esculpir as ondas do mar no bloco de isopor com estilete, mais ou menos como mostra no primeiro vídeo que citei, para dar a ideia das vagas num mar revolto (como o Pérola Negra é um navio pirata preto, mágico e misterioso, achei que tinha de estar num mar agitado e ameaçador então tentei fazer boas depressões na hora de esculpir as ondas do mar). Depois de fazer as ondas com estilete, cortei o local onde o barco iria ficar, marcado anteriormente.
Feita a base de isopor, peguei um papel cartão na cor azul e pincelei bastante uma mistura de cola escolar e água, para hidratar o papel e tornar ele maleável. Quando senti que estava no ponto de flexibilidade que queria, apliquei cola na base de isopor e o papel cartão por cima. Já aproveitei que o papel estava amolecido e fiz o furo onde iria ficar o barco (esta fase até dá pra ver em duas das fotos do início do post). Deixei ele secando de um dia para o outro.
No dia seguinte, com o papel cartão já seco e colado na base, comecei a trabalhar as luzes e sombras na pintura. Nas partes mais fundas pintei com uma mistura de tinta azul com preto (não sei dizer as proporções mas o bastante para ficar bem escuro) e nas partes mais altas pincelei tinta branca como se fossem as espumas do mar. Nesta fase, como era minha primeira experiência e nem sabia se daria certo, poupei minhas tintas Tamiya, Vallejo e Revell e utilizei as tintas acrílicas da Acrilex, que tem um excelente resultado.
Após a secagem das tintas, apliquei generosas porções de silicone em gel (destes que se compram para vedação de box de banheiros). Utilizei quase a bisnaga inteira. Espalhei ela bem, respeitando as depressões das vagas e com um palito largo de picolé comecei a "puxar" as ondas (como mostra no segundo video que citei), sempre tendo em mente que meu barco tem as velas cheias, como se estivesse a todo pano, e que o vento no mar do diorama teria de reproduzir essa mesma ideia e direção. Também fiz o "rastro" do navio na água mais salpicado, como acontece no mar de verdade. Nesta fase tive de ser rápido pois o secamento do gel começa aos 4 minutos então é melhor planejar as atividades antes de aplicar. Para curar bem, deixei descansar de um dia para o outro.
Com o gel silicone seco passei para as novas fases de pintura, seguindo a mesma ideia inicial de tons mais escuros nos fundos das ondas e tons mais claros nas partes onde as ondas "viram". Nesta fase fiz pinturas de tinta azul com preto, o azul natural e o azul com branco, todos pintados no silicone e sem diluição das tintas para auxiliar no volume e textura.
Por fim, utilizei a tinta branca para as espumas da água. Novamente pensei no navio com as velas cheias, com vento em popa na diagonal da minha base, então puxei as pinceladas todas na direção contrária do "vento" para obter a ideia de movimento.
Peço desculpas por não ter fotografado todas estas etapas para poder postar aqui. Realmente, não sabia se daria certo e como era um teste não me preocupei em fazer o registro fotográfico.
Se alguém utilizar esta minha técnica híbrida, adoraria ver o resultado também.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk