DepoIs de um bom tempo longe da bancada, vamos começar um projeto novo e, para variar um pouco, não vai ser um carro, mas sim um veículo bem diferente: um hovercraft ou AVC (air cushion vehicle).
Para quem não sabe, é um veículo que se locomove usando abaixo de si um “colchão de ar”, sendo capaz de se deslocar sobre a terra, água, neve e gelo.
A primeira menção ao conceito no qual se baseia o hovercraft consta ser de 1716, pelo sueco Emmanuel Swedenborg. Houve a patente de um navio que se locomoveria sobre uma almofada de ar no século XIX, por John Isaac Thornycroft, mas inexistiam motores potentes o suficiente para tanto, o que somente aconteceu no século XX.
A concepção do hovercraft moderno é atribuída a Christopher Crokerell, engenheiro inglês que desenvolveu uma saia funcional para manter o colchão de ar sob o veículo e o primeiro a demonstrar um veículo com o uso desta tecnologia de forma continua.
Ele fez demonstrações para especialistas do governo e ministros, sendo inicialmente considerado um projeto secreto, mas não houve interesse militar. Ele brincava dizendo que a Marinha não havia se interessado pois entendia que era um avião, a RAF também não estava interessada pois considerava ser um barco e o exercito simplesmente não tinha nenhum interesse.
Com a ausência de interessa militar, o projeto foi desclassificado de secreto e a National Research Development Corporation (NRDC), um órgão do governo inglês a quem competia administrar a transferência de tecnologia da iniciativa pública para a privada foi convencida por Cockerell a financiar um projeto para o desenvolvimento de um hovercraft em escala real e assinou em 1958 um contrato com a empresa Saunders-Roe para tanto.
Em 11/06/1959 o Saunders-Roe Nautical 1 (SR-N1) fez seu primeiro teste com resultados positivos e em 25/07/1959 fez a sua famosa travessia do Canal da Mancha.
Eis uma foto do SRN-1, uma das poucas coloridas:

O SRN-1 era movido por um motor que acionava um ventilador vertical no centro do veículo, que além de produzir o colchão de ar de sustentação, tinha parte do fluxo direcionado para dois canais nas laterais do mesmo, que serviam de impulso à frente, podendo ser direcionado para trás, de forma a dar manobrabilidade ao veículo.
Aqui o SRN-1 em ação no oceano:

Christopher Cockerell foi condecorado como Cavaleiro do Império Britânico pelo seu trabalho e recebeu o titulo de Doutor “Honoris Causa” da Universidade Heriot-Watt em 1971.
Nos anos seguintes, diversas outras empresas se dedicaram ao aperfeiçoamento dos hovercarfts, incluindo empresas de aviação e construção naval.
O primeiro hovercarft para transporte de passageiros foi o Vickers VA-3, operando na costa norte do País de Gales. Em 1965 se iniciaram as operações da Hovertravel, ligando a Ilha de Wight à Inglaterra, em atividade até hoje.
Atualmente os hovercarft são utilizados em missões de resgate e no acesso a áreas inóspitas, em países como Finlândia e Escócia. Exemplo de veículos para tais fins:



Alguns países como os Estados Unidos, Rússia, China e Irã utilizam ainda hoje hovercrafts para situações militares específicas, como por exemplo, veículo de transporte e desembarque em áreas costeiras, como o da foto abaixo, que é um modelo russo:

Se você tiver curiosidade em conhecer melhor o kit, tem um review dele aqui: viewtopic.php?p=452804#p452804
As especificações técnicas básicas eram as seguintes:
Comprimento...................................9,58 metros
Largura..........................................7,62 metros
Altura........................................... 3,31 metros (com o colchão de ar)
Motor.............................................Alvin Leonides de 450 HP
Velocidade de cruzeiro.......................20 nós (aproximadamente 38 Km/h)
Velocidade máxima........................... 35 nós (aproximadamente 65 km/h)
Sistema de direção............................ Dois canais de ar, um de cada lado, com lemes
Abaixo um diagrama com as principais medidas do SRN-1:

Espero que vocês apreciem a montagem.
Um abraço !