Próximos Eventos Programados:
[Expositor] Bell UH-1B - Monogram - 1/48 (FINALIZADO)
Moderador: Moderadores Aviação
- shepard
- Super Membro
- Nome: shepard
- Agradeceu: 1 vez
- Curtiram: 0
Re: Bell UH-1B - Monogram - 1/48
Um pitaco se o mestre me permite... O Oliver ainda não finalizou o seu huey na 1/35 e ainda está meio longe disso...
Agora falar do Alexandre seria estar sendo " prolixo com o óbvio "...
Um grande abraço do seu aluno aplicado
Shep
Shep
”..Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”
"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
"AMS: Advanced Modeller's Syndrom. Between 'hobby' and 'mental illness'....or some place like it
- ALEXANDRE REZENDE
- Super Membro
- Nome: Alexandre Almeida Rezende
- Curtiram: 7 vezes
Shepard,shepard escreveu:Um pitaco se o mestre me permite... O Oliver ainda não finalizou o seu huey na 1/35 e ainda está meio longe disso...
Shep
O Oliver optou por um padrão de montagem... O meu padrão segue outro rumo.
Acredito que ambos são bons padrões, mas as vezes o kit impõem limitações ou mesmo o objetivo final da montagem (no caso do Oliver: para um diorama), fazem com que certos itens de detalhamento sejam omitidos ou simplesmente suplantados por outros detalhes mais "chamativos".
Meu modelo tende a ter tudo que um Huey de verdade tem... Até o motor eu já fiz! Acabei criando também um .50 em scrath para incorporar na porta... O trabalho segue! Não sei se posso me comparar ao Oliver, porque o trabalho dele é realmente muito bom, mas todos nós tentamos apresentar algo novo, diferente ou mesmo "inovador"!
Você é um cara diferenciado aqui! Uma prova viva de que este Hobby pode ser "inovador".

[]s

Alexandre Rezende
Compartilhe o Conhecimento!

Mais Montagens? Veja aqui:
Bell UH-1B - Monogram - 1/48
Mercedes Benz 540K - Revell - 1/48
Mil Mi-24 “Hind” – Revell – 1:48
Hughes OH6-A “CAYUSE” – Academy – 1/48

- Motta
- Conselheiro
- Nome: José C. N. Motta Jr.
- Agradeceu: 47 vezes
- Curtiram: 29 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
Não sei qual projeto do Oliver vcs estão falando, mas se for o que eu tenho acompanhado no BM, ele optou por fazer uma plataforma de manutenção e uma carreta para o motor...
É esse?
Realmente ele está investindo no diorama e não nos micro detalhes internos da aeronave. Bom, pelo menos por enquanto...
É esse?
Realmente ele está investindo no diorama e não nos micro detalhes internos da aeronave. Bom, pelo menos por enquanto...
- Blackhawk
- Super Membro
- Nome: Roberto Marcos Luciano
- Agradeceu: 0
Tava pensando aqui comigo:
" Varginha = Minas Gerais!
Minas= BH.
Varginha,ai teremos o caso mais famoso,da ufologia e segundo alguns ufologos,que aqueles Ets teriam vindo resgatar,um outro que tinha caido!
Diante disto começo a achar que este Et era o resende!"
Todas a peças do quebra cabeça se encaixa ,e como diz o seriado arquivo x:
A verdade esta la fora!"
Caramba bebi de mais agora, definitivamente chá,não e uma boa bebida!

" Varginha = Minas Gerais!
Minas= BH.
Varginha,ai teremos o caso mais famoso,da ufologia e segundo alguns ufologos,que aqueles Ets teriam vindo resgatar,um outro que tinha caido!
Diante disto começo a achar que este Et era o resende!"
Todas a peças do quebra cabeça se encaixa ,e como diz o seriado arquivo x:
A verdade esta la fora!"
Caramba bebi de mais agora, definitivamente chá,não e uma boa bebida!
- ALEXANDRE REZENDE
- Super Membro
- Nome: Alexandre Almeida Rezende
- Curtiram: 7 vezes
Senhores,
Após uma prolongada ausência por motivos de saúde, retorno com mais uma atualização.
Agradeço a paciência e prestígio ao tópico.
Muito obrigado a todos!
TANQUES DE COMBUSTÃVEL (PARTE 01):
Um ponto que eu não conhecia nos Huey era a distribuição dos tanques de combustível...

Não achei muitas referências da família 204, por isso levei em conta o esquema acima, acreditando haver mudanças somente nas versões “C†que possuíam um tanque maior no lado esquerdo (com consequente ponto de abastecimento mais alto e do lado esquerdo). Para a versão “Bâ€, creio que o esquema acima é semelhante...
Desenhei um esquema para retratar os tanques de forma semelhante ao real...

Uma vez recortado em papel e montado para testes, me pareceu razoável...

Os testes de encaixe na fuselagem também foram satisfatórios...

Por fim, corto a peça na chapa de alumínio...

Para o ponto entre os tanques (conhecido como “poço de comandosâ€) usei a foto abaixo como base para detalhamento...

O local dos taques também é preparado com alguns detalhes...

Neste ponto tive que atacar outros detalhes externos, antes de fixar os tanques, pois ainda havia o gancho de carga para detalhar.
É o momento de fixar o esqui de pouso. Na “barriga†do helicóptero, temos alguns detalhes a enriquecer no modelo. Baseado em fotos do aparelho real, consegui desenhar alguns destes detalhes e incorporar no modelo...

Testes em papel são feitos para checar alguns ajustes...

Referências são consultadas...

Depois são cortados na chapa de alumínio...

Se você é “das antigas†(como eu sou) e já viajou em carro de duas portas sentado atrás do banco do motorista (que normalmente ficava com o vidro aberto) sabe quanto incomoda o vento na cara do passageiro. Os carros ditos “luxuosos†da época dispunham do equipamento chamado “quebra-vento†que uma vez aberto pelo motorista, proporcionava a “quebra†do vento na cara do passageiro do banco de trás.
No Helicóptero Huey, com a porta traseira aberta e o “Door Gunner†tentando mirar no inimigo localizado lá embaixo, ainda por cima com um baita vento na cara, tinha muita dificuldade em cumprir seu papel (o capacete com viseira abaixada diminuía o campo visual e era muito quente para uso no Vietnam)...

Uma criativa solução proposta pelos artilheiros foi parafusar placas metálicas perfuradas nas laterais do aparelho, funcionando como “quebra-ventoâ€, possibilitando assim operar as metralhadoras de porta sem tomar vento na cara (a perfuração feita nas placas era para não afetar a aerodinâmica do aparelho em vôo)...

Não havia padronização para essas placas, seja pelo tamanho, cor ou disposição das perfurações...

Optei por um padrão visto em fotos da época e confeccionei tal peça em alumínio para enriquecer o modelo...

Colado e ainda sem pintura, já melhorou o aspecto do modelo...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...
Após uma prolongada ausência por motivos de saúde, retorno com mais uma atualização.
Agradeço a paciência e prestígio ao tópico.
Muito obrigado a todos!

TANQUES DE COMBUSTÃVEL (PARTE 01):
Um ponto que eu não conhecia nos Huey era a distribuição dos tanques de combustível...

Não achei muitas referências da família 204, por isso levei em conta o esquema acima, acreditando haver mudanças somente nas versões “C†que possuíam um tanque maior no lado esquerdo (com consequente ponto de abastecimento mais alto e do lado esquerdo). Para a versão “Bâ€, creio que o esquema acima é semelhante...
Desenhei um esquema para retratar os tanques de forma semelhante ao real...

Uma vez recortado em papel e montado para testes, me pareceu razoável...

Os testes de encaixe na fuselagem também foram satisfatórios...

Por fim, corto a peça na chapa de alumínio...

Para o ponto entre os tanques (conhecido como “poço de comandosâ€) usei a foto abaixo como base para detalhamento...

O local dos taques também é preparado com alguns detalhes...

Neste ponto tive que atacar outros detalhes externos, antes de fixar os tanques, pois ainda havia o gancho de carga para detalhar.
É o momento de fixar o esqui de pouso. Na “barriga†do helicóptero, temos alguns detalhes a enriquecer no modelo. Baseado em fotos do aparelho real, consegui desenhar alguns destes detalhes e incorporar no modelo...

Testes em papel são feitos para checar alguns ajustes...

Referências são consultadas...

Depois são cortados na chapa de alumínio...

Se você é “das antigas†(como eu sou) e já viajou em carro de duas portas sentado atrás do banco do motorista (que normalmente ficava com o vidro aberto) sabe quanto incomoda o vento na cara do passageiro. Os carros ditos “luxuosos†da época dispunham do equipamento chamado “quebra-vento†que uma vez aberto pelo motorista, proporcionava a “quebra†do vento na cara do passageiro do banco de trás.
No Helicóptero Huey, com a porta traseira aberta e o “Door Gunner†tentando mirar no inimigo localizado lá embaixo, ainda por cima com um baita vento na cara, tinha muita dificuldade em cumprir seu papel (o capacete com viseira abaixada diminuía o campo visual e era muito quente para uso no Vietnam)...

Uma criativa solução proposta pelos artilheiros foi parafusar placas metálicas perfuradas nas laterais do aparelho, funcionando como “quebra-ventoâ€, possibilitando assim operar as metralhadoras de porta sem tomar vento na cara (a perfuração feita nas placas era para não afetar a aerodinâmica do aparelho em vôo)...

Não havia padronização para essas placas, seja pelo tamanho, cor ou disposição das perfurações...

Optei por um padrão visto em fotos da época e confeccionei tal peça em alumínio para enriquecer o modelo...

Colado e ainda sem pintura, já melhorou o aspecto do modelo...

CONTINUA NA PRÓXIMA ETAPA...

Editado pela última vez por ALEXANDRE REZENDE em 09 Ago 2017, 17:45, em um total de 1 vez.
Alexandre Rezende

- mvleonardo
- Super Membro
- Nome: Leo
- Agradeceu: 13 vezes
- Curtiram: 31 vezes
-
Contato:
- Troféus:
- GTs em Andamento:
- Thiago
- Super Membro
- Nome: Thiago Vergani
- Contato:
Esse tipo de montagem me deixa inspirado para voltar a Bancada Correndo...

Thiago Vergani
"You take the Blue Pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the Red Pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes." - Morpheus
"You take the Blue Pill – the story ends, you wake up in your bed and believe whatever you want to believe. You take the Red Pill – you stay in Wonderland and I show you how deep the rabbit-hole goes." - Morpheus
- hviana
- Membro
- Nome: Henrique Silviano Almeida Viana
Esse tipo de montagem me deixa inspirado a doar meus kits, tintas e ferramentas pro colega Alexandre montar em meu lugar...Thiago escreveu:Esse tipo de montagem me deixa inspirado para voltar a Bancada Correndo...
![]()
![]()
![]()
![]()

Henrique Viana.
- Motta
- Conselheiro
- Nome: José C. N. Motta Jr.
- Agradeceu: 47 vezes
- Curtiram: 29 vezes
-
Contato: