blackbird escreveu:Achei muito bacana a camuflagem, não te estressa que nem os de verdade eram perfeitos! abraços e Parabéns até aqui...
Valeu
Hartmann escreveu:
Os decalques nunca acompanham a curvatura do modelo. Esse é o nosso maior drama com os decalques.

Corte os decais o mais rente possível e coloque-os em água morna por alguns segundos, até que se soltem do papel-base. Aí, deslize-os para a posição com o maior cuidado usando a ponta do dedo. Use um cotonete embebido em água para ir retirando as bolhas de ar de baixo dele, enquanto vai amoldando o decal ao local.
É bom você ter algum amaciante de decais, como o Decal Soft, da Revell, ou os da MicroScale, que são os que eu uso (o azul, que é mais soft, e o vermelho, que é para os locais mais irregulares).
valeu pela dica
Estou fazendo o melhor possivel, mas estah dificil me entender com esses decais. Originalmente o modelo era para parecer ago como isso aqui:
Felizmente achei um outro modelo (Spitfire Mk XIVe) parecido com o meu (Spitfire Mk XIVc):
Estas linhas brancas e pretas eram usadas pelos avioes aliados da invasao da costa da normandia em junho de '44. consistiam em 3 linhas brancas e duas pretas. Isso de acordo com a breve pesquisa que fiz.
Soh que, eu nao consegui aplicar os decais e resolvi cortah-los. Eu o coloquei de volta ao papel, esperei secar e recortei:
Eu nao tinha tirado nenhuma foto do cockpit. Detalhe dos instrumentos no painel. Feitos com dry brush. Nunca tinha usado essa tecnica. Virei fã instantaneo!
O decalque nas helices ficou bom:
Soh para esclarecer, tirei umas fotos do aerografo:

O bico mais externo do aerografo imede de usar o dedo para retrolagvagem. Normal. Mas tb eh fino demais para enfiar o cotonete. Tenho apertado (lateralmente) um guardanapo e tem funcionado.
Sem o bico externo:

Soh no bico intermediario, a ponta da agulha sai, de modo que tb nao dah para enfiar o dedo aih.