
É um dos mais avançados aviões de caça do mundo e combina uma magnífica agilidade com excepcionais capacidades de pouso e decolagem em pistas curtas para um caça relativamente pequeno.

O JAS 39 Gripen tornou-se o primeiro caça estável do mundo com estabilizadores canard e asa em delta, graças ao uso da instabilidade intrínseca controlada por avançado sistema fly-by-wire.

Está equipado com o radar multimodo Ericsson PS-05/A com funções de busca e rastreamento de alvos múltiplos, navegação, mapeamento do terreno e ataque ao solo. Também possui um moderno computador de bordo para o controle de tiro, telas de cristal líquido coloridas e um head-up display (HUD) de amplo campo visual. Seu motor é o turbo-fan GE F404 americano, produzido sob licença pela Volvo, que aumentou seu empuxo em 10%. O JAS 39 Gripen alcança até 2.126 km/h.

A Saab fez estudos sobre uma versão naval baseada em porta-aviões na década de 1990. Em 2009, lançou o projeto Sea Gripen em resposta ao pedido da Ãndia para obter informações sobre um avião naval. O Brasil tem uma potencial necessidade para desenvolver esta aeronave.

O Gripen NG concorre na licitação da Força Aérea Brasileira. Em 5 de Janeiro de 2010, foi noticiado na imprensa que o relatório final de avaliação pela Força Aérea Brasileira colocou o JAS-39 Gripen à frente dos outros dois candidatos. O fator decisivo foi, aparentemente, o custo global dos novos caças, tanto em termos de custo unitário, e custos de operação e manutenção. Ele concorre com o F/A-18E/F Super Hornet, e o Rafale, no Projeto FX-2 da FAB.

O novo Gripen NG (Nova Geração) terá muitas peças novas e será propulsionado pelo turbofan Volvo Aero RM12, a versão sueca do motor GE F414-400 do F/A-18E/F. O novo motor irá produzir 20% de empuxo a mais que o turbofan anterior - 98 kN (22.000 lbf) de empuxo - permitindo uma velocidade de super cruzeiro de Mach 1,2 com mísseis ar-ar e ar-terra. Comparado com o Gripen D, o peso máximo de decolagem do Gripen NG aumentou de 14.000 para 16.000 kg (lb 30,900-35,300) com um aumento do peso vazio de 200 kg (lb 440). Devido ao trem de pouso principal terem sido realocados, a capacidade interna de combustível aumentou 40%, o que aumentará o alcance para 4,070 km (2.200 milhas náuticas). A nova configuração de chassi também permite a adição de dois cabides de armas na fuselagem. Seu radar AESA Ericsson PS-05/A acrescentou uma antena nova para testes de voo com início em meados de 2009.

Países que utilizam o Gripen na sua força aérea:
África do Sul; Hungria; Reino Unido; República Checa; Suécia; Suíça; e Tailândia

O kit da Italeri

decais para duas versões suecas e uma da republica checa








montagem do cockpit


tanque de combustível


fuselagem









por enquanto é só
